Como cuidar de nós mesmos em tempos de isolamento social

Estamos vivendo um cenário único e com o isolamento social, é preciso se adaptar para passar por isso de maneira tranquila, talvez até com alguns bons resultados.

Os acontecimentos das últimas semanas são diferentes de tudo que já vivemos, tanto individualmente quanto como sociedade em geral. O alastramento rápido e intenso da COVID-19 impactou, e segue impactando, vários aspectos de nossas vidas.

Além de desestabilizar a economia global e levantar discussões sobre quais as melhores medidas a serem tomadas para combater essa crise, o momento traz uma grande preocupação em todos nós: nossa saúde física e mental.

O cenário trazido pelo coronavírus fez com que todo mundo precisasse se adaptar rapidamente para garantir que a evolução do número de pessoas infectadas fosse melhor administrada, diminuindo a sobrecarga do sistema de saúde e permitindo maior controle da situação. Enquanto governos decretam situação de emergência, todos nós estamos sendo orientados e praticar o isolamento social e ficar em casa, limitando ao máximo o contato com outras pessoas.

Não se preocupar com trânsito, poder usar roupas mais confortáveis e passar o dia no seu lugar aconchegante. Tudo isso pode parecer ótimo em um primeiro momento, mas é fato que somos animais sociais e também precisamos de uma rotina para nos sentirmos bem. E ficar em casa o dia todo pode trazer desafios.

Corpo são, mente sã

Estudos mostram que por volta de 45% dos nossos comportamentos tendem a se repetirem quase todos os dias, nos mesmos lugares. Nosso corpo é acostumado a seguir rotinas e padrões definidos, e é importante manter uma disciplina para garantir que isso continue acontecendo.

É normal adaptar os nossos horários um pouco agora que não estamos convivendo com deslocamentos para fora de casa, mas precisamos continuar tendo uma rotina diária. Mantenha horários fixos para acordar e ir dormir, para fazer suas refeições, para começar e parar de trabalhar e assim por diante. Fazer uma listinha de tarefas para o dia e seguir isso também pode ajudar a construir sua disciplina.

Tente continuar fazendo regularmente atividades que você normalmente faria fora de casa, como exercícios físicos. É provável que você precise mudar uma coisa ou outra considerando esse novo ambiente, mas manter essa regularidade vai fazer você se sentir com mais disposição ao longo do dia, melhorar seu bem-estar de maneira geral e até garantir o ótimo funcionamento do seu corpo, incluindo seu sistema imunológico.

Mente sã, corpo são

Não basta cuidar só da parte física. É importante se preocupar também com a saúde mental. Apesar de estarmos acostumados a tratar corpo e mente como duas coisas separadas, uma tem influência direta sobre a outra, e é preciso olhar para as duas partes para conquistar uma harmonia completa.

Como já falei, somos animais sociais, e tempos de isolamento social podem ser mais desgastantes do que parecem. Não só começamos a sentir saudade de pessoas queridas que podem não estar por perto, como familiares, amigos e namorados, mas até uma volta no mercado faz falta para se sentir rodeado de gente.

Procure se comunicar com outras pessoas, e tente usar recursos como vídeo chamadas sempre que possível. Faça vídeo conferências com colegas do trabalho ao longo do dia e ligações com vídeo para conversar com pessoas importantes para você. Além de permitir uma maior transmissão de informações por meio da comunicação não-verbal, isso também vai manter fortes suas conexões interpessoais.

Assim como você deve continuar praticando exercícios físicos durante esse período, não deixe de exercitar sua cabeça. Claro que é bom continuar dando aquela relaxada vendo um bom filme ou aquela série que você anda maratonando, mas aproveite que você tem mais tempo livre no seu dia para fazer coisas novas.

Busque uma versão digital do livro que você vem enrolando para ler e até se organize para praticar um hobby que nunca conseguiu tempo para se dedicar. Manter a mente afiada é bom em qualquer situação, então aproveite essa chance para fazer exatamente isso.

Uma ótima opção para tirar um resultado positivo de toda essa situação é buscar estudar algum curso online do seu interesse. Além de manter você ocupado exercitando a mente, existem diversos cursos que podem contribuir para seu crescimento pessoal e profissional, e agora você tem mais tempo para encaixar isso na sua rotina e dar um gás nas suas próprias habilidades e conhecimentos.

A Provi e suas escolas parceiras decidiram oferecer condições especiais para estudantes que desejem começar algum curso online durante esse período, e você pode conferir várias opções de conteúdo a preços muito reduzidos clicando nesse link. Separamos uma lista de todas as nossas instituições parceiras que oferecem cursos online.


Enquanto precisamos nos adaptar a essa nova realidade, não podemos esquecer que uma hora tudo isso vai passar, e precisaremos voltar ao estado normal das coisas. Devemos fazer nossa parte para evitar que toda essa crise se agrave, mas é importante cuidar de nós mesmos enquanto isso.

Assim como em qualquer situação, precisamos nos adaptar aos acontecimentos para seguir em frente. Espero que esse texto ajude você a enfrentar esse período com mais tranquilidade, menos desafios e, quem sabe, ainda colhendo bons resultados.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.