3 motivos para buscar um curso profissional

Conhecimento nunca é demais, mas essa não é a única razão para você cair de volta nos estudos. Vem saber porque você deve investir em um curso profissional.

Todo mundo sabe que o mercado de trabalho está muito competitivo — e a tendência é que essa competitividade aumente cada vez mais. Entre discussões sobre quais são as profissões do futuro e quais trabalhos serão dominados pelos robôs, qualquer profissional de hoje sabe que conquistar uma oportunidade de trabalho não é tarefa fácil.

A menos que você seja um super especialista com uma enorme bagagem de conhecimento em um assunto específico, a chance é que você teve que se destacar em meio a várias outras pessoas para conseguir seu emprego atual. E se você atualmente não tem um emprego, já viu que tem muita gente concorrendo com você no mercado.

Claro, pode ser que a economia não esteja nos seus melhores dias, ou o setor que você atua esteja passando por um período complicado, mas um bom profissional precisa estar preparado para enfrentar esse tipo de situação sem deixar que isso seja um bloqueio para o desenvolvimento da sua carreira.

Nos últimos tempos vimos um crescimento acentuado no número de instituições de ensino oferecendo cursos profissionalizantes especializados em diversos assuntos diferentes, e essa pode ser um ótima alternativa para profissionais buscando um jeito de alavancar suas carreiras.

Além de essa opção frequentemente oferecer facilidades como ensino a distância, plataformas de mobile learning e cursos com horário flexíveis e de curta duração, selecionamos três outros motivos para você considerar seriamente a opção de um curso profissional.

Atualização de conhecimentos

Em um mundo onde a mudança é a única constante, precisamos nos adaptar constantemente para manter nossa relevância no mercado de trabalho.

Sim, tudo muda muito rápido. Não dá para esperar que aquele livro já meio empoeirado que você usou quando começou a estudar sobre a sua área profissional ainda seja a única fonte do seu conhecimento.

Independentemente do seu ramo de atuação, buscar um curso para reciclar tudo o que você já aprendeu ajuda a manter suas práticas atualizadas com as últimas tendências, algo que contribui diretamente para o seu desempenho profissional.

Além de colocar você a par do que existe de mais novo em relação ao seu trabalho, a volta ao estado de aprendizagem ajuda você a manter sua mente ativa e afiada. Não só você vai conseguir absorver novas informações como também criar conexões com o conhecimento que você já tinha, o que pode te ajudar a encontrar novas soluções para desafios do dia a dia.

Destaque profissional

No geral, pessoas com mais preparo e experiência tendem a ser mais valorizadas no mercado de trabalho. Claro, quanto maior a sua bagagem mais chances você tem de saber como lidar com problemas que podem surgir ao desempenhar sua função.

Esse é um benefício claro para quem decide se dedicar a um curso profissionalizante, já que você pode expandir seus conhecimentos para contribuir de forma mais completa dentro de uma equipe ou empresa, aumentando seu valor dentro da organização.

Não importa se você optou por um curso altamente especializado em um assunto específico ou por um com um currículo mais abrangente e generalista. Vivemos na era da informação, e se você escolheu uma fonte de conteúdo de qualidade, todo o conhecimento será bem vindo.

Ah, outra maneira com que um curso pode contribuir para o seu destaque profissional é melhorar a sua imagem. Alguém que busca se movimentar e estar em constante desenvolvimento chama a atenção de líderes e gestores, e isso também pode ter um impacto bastante positivo na sua carreira.

Rede de contatos

Um benefício que pode ser meio ignorado por quem busca um curso profissional é a construção de uma rede de contatos. Não se engane: no longo prazo pode ser um dos principais pontos positivos de voltar aos estudos.

As turmas formadas dentro de cursos reúnem diversas pessoas com backgrounds e objetivos diferentes ao redor de um único assunto. Mesmo que cada um tenho um objetivo diferente, o importante é que todas estão declaradamente interessadas no mesmo conteúdo que você, e aproveitar o conhecimento de cada uma dessas pessoas é mais uma chance de você aumentar ainda mais sua bagagem.

Não só essas pessoas podem agregar durante o período dos seus estudos como essas conexões também podem se provar valiosas depois da conclusão do curso. Converse com as pessoas, conheça as características de cada um também se deixe conhecer. Uma boa oportunidade profissional pode surgir de onde você menos espera.

Ah, e não pense que esse network só é possível se for feito presencialmente. Um ótimo exemplo é a Rocketseat, uma escola online de programadores que trabalha ativamente para manter sua comunidade de ex-estudantes ativa e conectada, acreditando no valor que isso pode trazer para todos os envolvidos.


Hoje em dia o acesso a informação é cada vez mais fácil, e a importância de identificar conteúdos realmente relevantes e traçar planos claros alinhados com seus objetivos só aumenta.

Se você ficou com vontade de encontrar o curso ideal para transformar sua carreira, não deixe de conferir as opções oferecidas pelas escolas parceiras da Provi. Tem muito conhecimento de alto nível esperando por você, e pode deixar que a gente te ajuda a aproveitar tudo isso sem ter que revirar os bolsos.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.