Como se preparar para uma mudança de carreira

Encarar um novo objetivo profissional pode ser desafiador, mas uma boa preparação é capaz de suavizar o estresse dessa transição na mudança de carreira.

Os trabalhadores brasileiros são alguns dos mais insatisfeitos com o trabalho em todo o mundo. A pesquisa Re:Trabalho 2020 realizada pela Tera e pela Scoop&Co conduziu uma investigação sobre como as formas de trabalhar vêm se transformando e aponta que 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas, 70% dizem querer uma carreira mais alinhada aos seus interesses e propósito de vida.

Vários podem ser os motivos para essa necessidade de mudança: falta de perspectiva de crescimento, remuneração insuficiente, quebra de expectativas, altos níveis de estresse, clima organizacional negativo, falta de reconhecimento ou até cansaço por executar as mesmas atividades por um longo período de tempo. Por qualquer que seja o motivo, decidir mudar de carreira ou de emprego para resolver esse problema pode ser uma decisão difícil de se tomar, apesar da insatisfação atual.

De fato mudar de carreira é uma decisão complexa e deve ser tratada com a devida seriedade, mas é importante saber que essa é uma possibilidade real e que pode ser considerada.

Descubra se você precisa mesmo mudar de carreira

A mudança de carreira pode ser uma saída, mas não necessariamente ela é a resposta certa para todos os profissionais. Antes de tomar essa decisão vale a pena fazer uma intensa reflexão.

Image for post
Fonte: Ümit Bulut | Unsplash

Será que você não está apenas com um cansaço acumulado? Tente tirar um período de férias para descansar o corpo e colocar a cabeça no lugar. Pode ser que isso já ajude você a recarregar as baterias e voltar com um novo ânimo para o trabalho, mas se a sensação de insatisfação persistir mesmo após esse intervalo, avalie sua situação de maneira mais detalhada.

O problema é a empresa em que você trabalha ou são suas atividades rotineiras? Seria possível mudar algo no ambiente atual de trabalho para resolver essa situação, como uma transição de áreas ou algo do tipo? Você sente que seu tempo está sendo mal aproveitado na sua função atual? Existe outra atividade que poderia te proporcionar mais felicidade no trabalho?

Se você considerou todas essas perguntas e acha que a melhor saída é mesmo buscar um novo ramo de atuação, não deixe a incerteza bloquear sua decisão. É hora de começar a investir de verdade em uma mudança profissional.

Desenvolva seus relacionamentos

A transição profissional pode ser um momento de muita instabilidade. Mesmo que você já tenha identificado em qual tipo de negócio deseja trabalhar ou talvez até definido uma empresa ou atividade específica, vale a pena conseguir mais conhecimento com alguém que entenda melhor a situação real desse seu novo objetivo.

É possível que seus contatos profissionais atuais não consigam ajudar muito com seu novo desafio, por isso é importante desenvolver uma rede de contatos alinhada com a sua decisão. Uma forma clássica de fazer esse networking é participando de eventos e convenções, mas você pode também optar por um caminho mais direto e entrar em contato com profissionais via redes como o LinkedIn.

Image for post
Fonte: Joshua Ness | Unsplash

Busque por empresas, cargos e palavras-chave relacionadas com sua decisão e envie convites aos profissionais da rede pedindo a oportunidade de ter uma conversa profissional com essas pessoas. Embora alguém mais tímido possa achar essa uma estratégia muito intrusiva, essa é uma prática comum que pode lhe render boas conexões.

Desenvolva relacionamentos que possam te ajudar a compreender melhor qual a situação atual do mercado de trabalho em que você deseja atuar, assim essas pessoas poderão ajudar você a se preparar melhor para os futuros desafios e fazer uma transição mais tranquila. Vale a pena também buscar pessoas que já enfrentaram situações de mudança de carreira e que podem lhe dar dicas baseadas em suas experiências reais.

Invista na sua capacitação profissional

Pode ser que você já tenha optado por uma nova carreira mais alinhada aos seus pontos fortes e habilidades profissionais, mas você não deve confiar apenas nas capacidades adquiridas ao longo da sua trajetória até aqui.

É claro que sua bagagem pode trazer pontos fortes importantes para o seu novo desafio, mas quanto melhor você se preparar para essa transição, mais chances você tem de conseguir uma mudança de sucesso.

Procure livros, assista a palestras, faça cursos e busque qualquer outra forma de capacitação que seja relevante para a carreira que você deseja. É possível encontrar muita informação gratuita na internet, mas nada vai substituir o aprendizado que você consegue com profissionais especializados em educação.

Uma opção de capacitação que muitas vezes oferece maior flexibilidade de estudos e custos reduzidos são os cursos online. Com instituições de ensino profissionais dedicadas aos mais diversos tipos de conhecimento, iniciar um curso na área que você deseja vai não só aumentar sua capacitação profissional para uma mudança de carreira menos brusca como também servir de experiência introdutória para que você sinta se essa nova atividade é realmente o que vai lhe trazer satisfação.


Mudar de carreira pode não ser nada fácil, mas se você tomar essa decisão de maneira consciente ela pode significar o início de uma jornada rumo à verdadeira realização profissional.

É normal ter medo ou receio ao se deparar com grandes mudanças, mas se você considerar as dicas desse texto pode ter certeza que sua transição tem mais chances de ser realmente positiva. Ah, e não esquece que a Provi está sempre disponível para quem quer transformar a carreira.

Nova call to action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.