Desenvolvimento profissional: 5 motivos para se especializar

Retorno financeiro, promoções e muito mais. Confira alguns dos principais motivos para você investir no seu desenvolvimento profissional.

Em um mercado tão dinâmico como esse em que vivemos, não são apenas as empresas que precisam estar sempre de olho na concorrência para garantir o sucesso. Com cada vez mais profissionais buscando oportunidades de trabalho, as pessoas também têm que encontrar formas de manter uma boa empregabilidade.

Embora essa empregabilidade possa ser reforçada com iniciativas menos tradicionais, como mentorias e melhoria do networking, o investimento em educação e desenvolvimento profissional continua sendo essencial para garantir o seu destaque.

Sabendo da importância que o aprendizado contínuo tem para quem quer conquistar o sucesso na carreira, aqui vão 5 motivos para você pensar em se especializar em sua área de atuação.

O desenvolvimento profissional não pode parar

A competitividade do mercado de trabalho só tende a aumentar, e com mudanças e evoluções acontecendo cada vez mais rapidamente, quem não se mexe acaba ficando para trás.

Profissionais que buscam se destacar hoje em dia precisam adotar uma postura de aprendizado constante – ou lifelong learning – e manter uma jornada de desenvolvimento profissional ininterrupta por toda a vida.

Se você já sabe exatamente em qual área de atuação quer seguir, comece ! Esteja sempre disponível para adquirir novos conhecimentos nessa área e também atualizar informações que você já tem como certas.

Você, especialista

Para algumas pessoas pode parecer meio estranho pensar em si mesmas como especialistas, mas a verdade é que esse título não indica nada mais do que alguém que tem habilidades ou conhecimentos profundos em determinada área de conhecimento.

Ser especialista em um assunto significa que você tem as habilidades necessárias para resolver diversos problemas da área em questão, o que vai fazer você se destacar em meio a outras pessoas com conhecimentos eventualmente mais abrangentes, porém menos profundos.

Assim como empresas possuem uma área, ou nicho, de atuação específica para garantir o foco de seus esforços, você também pode demonstrar esse mesmo foco ao investir na sua especialização.

Valorização do seu passe profissional

Buscar aprofundar seus conhecimentos não é importante apenas se você está procurando uma nova oportunidade de trabalho – ela ajuda também a aumentar o seu valor no cargo atual. Uma análise conduzida pela Produtive mostrou que profissionais que investiram em sua especialização conseguiram um aumento médio de até 17% na remuneração.

Se especializar pode valorizar o seu passe profissional em diversas situações, seja destacando o seu perfil em algum processo de recrutamento, seja chamando atenção dentro da empresa para uma promoção ou até mesmo acabando em um aumento salarial acima do previsto.

Ganhe mais do que novas habilidades

Se você procura um curso ou outro modelo educacional para te ajudar nessa jornada da especialização, é importante saber que você pode ganhar muito mais do que novas habilidades e conhecimentos.

A simples experiência de se colocar em um ambiente de aprendizagem junto a outras pessoas, sejam professores ou colegas de turma, pode ajudar também a desenvolver suas capacidades interpessoais e significar uma boa oportunidade de expandir o seu networking.

Um curso de especialização permite que você esteja em troca constante com pessoas diferentes de lugares diferentes, e essa diversidade é essencial para expandir a sua visão de mundo e ensinar a construir relacionamentos melhores em novos contextos.

Investimento que gera retorno

Entrar em um curso de especialização significa que você vai precisar dedicar algum dinheiro a essa atividade, mas não pense que isso é mais um gasto: é um investimento.

Enquanto muita gente fica perdida buscando boas opções de investimento no mercado financeiro para ter algum tipo de retorno monetário, aplicar o seu dinheiro em educação poderá trazer retornos tanto logo após o fim dos estudos como de forma recorrente a longo prazo.

Salários mais altos, mais oportunidades de trabalho acessíveis, maiores chances de crescimento; tudo isso fica mais alcançável quando você investe no seu desenvolvimento profissional.

E tenha certeza: as empresas também sabem que podem ser beneficiadas com isso. O conceito de upskilling tem chamado a atenção do mercado nos últimos tempos, e ele diz respeito ao aprimoramento profissional em áreas que as pessoas já dominam em algum nível – ou seja, especialização.

Alguns dos benefícios que as empresas já encontraram ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores são a melhora da eficiência com a otimização do tempo gasto nas tarefas desempenhadas, o aumento da qualidade nas entregas realizadas e também o desenvolvimento de uma visão mais analítica nas equipes.


Acho que ficou bem claro como é importante para qualquer profissional investir em seu próprio desenvolvimento para acelerar sua carreira, e isso fica ainda mais fácil quando se tem um parceiro como a Provi para ajudar nessa hora.

A Provi nasceu para revolucionar a educação no Brasil por meio de crédito descomplicado, e você pode contar com o nosso apoio para garantir aquele seu curso de especialização sem ter que se preocupar em esvaziar a conta do banco.

Confira nosso site para saber como podemos tornar a sua especialização mais fácil e transformar a sua carreira.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.