Dicas para ir bem em uma entrevista de emprego

Buscar oportunidades no mercado de trabalho em um país que atingiu mais de 12,9 milhões de pessoas desempregadas não é uma tarefa nada fácil. Confira dicas para entrevista de emprego.

Apesar de algumas áreas ou posições serem naturalmente mais concorridas que outras, com tanta gente assim buscando uma vaga de trabalho é preciso saber que você vai precisar se destacar da concorrência se quiser conquistar um novo emprego.

A jornada da contratação passa por várias etapas. Tudo começa quando você decide procurar oportunidades, analisar empresas e vagas, fazer as primeiras inscrições em processos seletivos enviando seu currículo ou preenchendo as mesmas informações de novo e de novo em sabe-se lá quantas plataformas de vagas.

Cada etapa dessa jornada traz desafios específicos. Análises de currículo, dinâmicas em grupo, resolução de estudos de caso e por aí vai, até que aqueles profissionais que mais se destacaram acabam chegando naquela que costuma ser a última fase antes da contratação: a entrevista.

Você já passou por tanta coisa até aqui que a ansiedade na hora da entrevista pode ser um grande problema. O medo de dar uma resposta errada, dar alguma bola fora com a pessoa que está te entrevistando, esquecer alguma coisa importante ou simplesmente congelar na hora da conversa; é fácil pensar em um milhão de coisas que podem dar errado.

Apesar de toda essa preocupação, a verdade é que uma entrevista de emprego não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Existem várias formas de você se preparar para controlar a ansiedade e manter a cabeça no lugar para dar o melhor de si nesse momento tão decisivo, e aqui vão algumas dicas que podem te ajudar bastante com isso.

Pesquise e estude com antecedência

Evite deixar para se preocupar com a sua entrevista apenas na véspera. Aproveite alguns dias para pesquisar com calma não apenas sobre a empresa e vaga a que você se candidatou, mas também sobre perguntas comuns em entrevistas e até atualidades relevantes para o contexto da entrevista.

Estude o site da empresa, confira o conteúdo que ela publica em blogs e redes sociais, procure por notícias envolvendo a empresa ou o setor; realmente faça o seu dever de casa para sentir confiança em sua própria preparação.

Sites como o Glassdoor podem ser de bastante ajuda nessa hora, já que eles disponibilizam informações e avaliações sobre as experiências que outros profissionais tiveram ao passarem por entrevistas em diversas empresas.

Liste suas experiências relevantes

É muito importante se preparar para compartilhar informações que deixem claro que você é a pessoa certa paga a vaga que a empresa abriu, por isso invista um tempo em alinhar suas experiências anteriores à descrição do cargo desejado.

Organize todas as funções ou requisitos da vaga e escreva abaixo de cada tópico quais foram as suas experiências mais relevantes em cada um deles. Pode ser que você acabe escrevendo até mais do que vai de fato conseguir falar durante a entrevista, mas fazer isso vai ajudar você a lembrar dos pontos mais importantes e garantir que consegue dar conta de todos os desafios que a vaga oferece.

Anote perguntas sobre a empresa

A entrevista não deve ser apenas uma sessão de perguntas em que você fica falando e falando e falando. Já é comum que entrevistadores questionem se você tem alguma pergunta sobre a vaga ou a empresa, e é importante se preparar para isso.

Se você já pesquisou sobre a empresa, a vaga e o mercado no geral, com certeza você vai conseguir criar uma ou duas perguntas que mostrem não só que você fez esse dever de casa mas que também tem um interesse genuíno na oportunidade em questão.

Seja quem você é na entrevista de emprego

Não preciso nem falar que contar mentiras em uma entrevista de emprego não é uma boa, mas além disso é importante também que você mostre quem você é de verdade.

Demonstrar autenticidade durante a entrevista vai passar maior confiança e segurança aos entrevistadores, o que com certeza ajuda você a ganhar alguns pontos positivos e construir uma imagem ainda mais positiva de você como profissional.

Além disso, se a entrevista der certo e você conseguir a vaga é bem melhor que você já sinta liberdade para agir naturalmente desde o primeiro dia. Isso vai tornar a experiência muito mais positiva tanto para você quanto para as outras pessoas da empresa.

Prepare seu dia da entrevista

Além de preparar seu conhecimento e controlar o psicológico antes da entrevista, tente minimizar os riscos de qualquer acontecimento inesperado nesse dia tão importante.

Separe com antecedência a roupa que você vai usar, faça cópias do seu currículo ou confira seu pendrive, pesquise o melhor trajeto até o local da entrevista e assim por diante. Imagine acabar perdendo essa oportunidade que foi tão difícil de conquistar simplesmente porque você não consegue encontrar as chaves para sair de casa.

Apesar de o povo brasileiro já ter fama de atrasar para compromissos, aqui é bom você garantir a pontualidade britânica e garantir que você vai estar disponível na hora combinada. Se a sua entrevista for presencial, garanta que você vai chegar 15 ou 20 minutos antes do horário marcado, e mesmo se for uma entrevista online é bom fazer testes da sua conexão de internet e fechar programas ou aplicativos desnecessários para a entrevista para garantir que não vai aparecer nenhum problema ou distração indesejada. 


Depois de todas essas dicas ainda tem uma mensagem bastante óbvia mas muito importante: tente manter a calma. Se você chegou até a entrevista é porque chamou a atenção durante as etapas anteriores do processo de contratação, então confie que você é a pessoa certa para a vaga e passe essa confiança durante sua conversa com o time de recrutamento.

Até aqui você causou uma ótima impressão e conquistou seu espaço na entrevista, agora é só mostrar que você é tudo o que parece e ainda por cima é uma ótima pessoa para se trabalhar junto e conviver no dia a dia.

Se você achou a vaga perfeita para seus objetivos profissionais mas sente que ainda precisa investir na sua bagagem de conhecimento com um curso profissional, conte com a ajuda da Provi para garantir o curso que você precisa sem se preocupar em queimar todas as suas economias.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.