A importância de se fazer um curso profissionalizante

De destaque no mercado de trabalho até aquele sentimento de conquista pessoal, veja como um curso profissionalizante pode melhorar sua vida.

Você já deve ter ouvido várias vezes que as coisas mudam cada vez mais rápido no mundo em que vivemos. Principalmente quando falamos de tecnologia, é fato que existem coisas novas surgindo e mudando nossa vida sem parar. Apesar de tanta mudança assim, uma coisa não muda: as contas para pagar no fim do mês.

Por mais que você seja uma pessoa econômica, com as contas em dia, que controla suas finanças pessoais na risca, não dá para se livrar de ter uma ou outra conta para pagar no dia a dia. E como é difícil fugir disso, a gente precisa arrumar um jeito de ganhar dinheiro, né? Assim chega a hora de arrumar um trabalho.

Só que aí surge mais uma coisa que não muda: a competitividade do mercado. Quem dera fosse só resolver arrumar um trabalho que pague suas contas e te faça feliz e pronto, contrato assinado. A realidade é que constantemente vemos notícias de altas taxas de desemprego e até pessoas próximas de nós dando duro para conseguir uma ocupação profissional.

É principalmente nesse cenário de alta competitividade profissional que uma estratégia pode te ajudar bastante: a busca por um curso profissionalizante. Não só para pessoas que estão procurando sair do desemprego, mas também para quem busca novas experiências de carreira, essa é uma alternativa que deve ser muito bem considerada, e separamos alguns motivos para ajudar você a entender a importância de investir nessa ideia.

Benefício do curso profissionalizante

Aumento da empregabilidade

Como já falei, fazer um curso profissionalizante pode ser uma ótima maneira de melhorar seu destaque no mercado de trabalho. É inegável que as empresas têm um olhar diferente no recrutamento quando se deparam com pessoas bem qualificadas, e um curso te ajuda a conquistar isso.

Se você está fora do mercado há algum tempo sem conseguir uma oportunidade na sua área de atuação, buscar um curso é uma maneira de manter seus conhecimentos atualizados ao mesmo tempo em que pode adquirir novas habilidades que se tornem diferenciais no seu perfil profissional.

Mesmo para pessoas já empregadas, cursos profissionalizantes são uma forma de reciclar tudo que você já aprendeu e até que vê no dia a dia durante sua ocupação.

Além de proporcionar especialização em uma área específica do conhecimento, os cursos podem ser de grande ajuda para quem está pensando em mudar o campo de atuação. Você pode explorar um novo ramo profissional que tem interesse ou até conseguir uma certificação para provar seu domínio de um assunto que não é sua área de origem.

Otimização do tempo

Tempo é um recurso precioso, e ninguém quer gastar sem um bom motivo. Pelo fato de contarem com uma estrutura bastante direta e objetiva, cursos profissionalizantes acabam demandando muito menos tempo para capacitar você em um assunto do que um curso de graduação, por exemplo, precisaria.

É possível encontrar cursos com durações variadas, de dias e semanas até meses, mas é fato que dedicar quatro anos ou mais para uma graduação completa é um investimento bem grande de tempo, e não é nada fácil se comprometer dessa forma.

Não só os cursos permitem que você se aprofunde em um tema em um período de tempo consideravelmente reduzido, a maneira com que eles são estruturados também ajudam a encaixar o compromisso na nossa agenda diária. Existem cursos presenciais com encontros apenas alguns dias por semana ou por mês, e até mesmo a opção de cursos a distância, que fazem com que seja muito mais fácil conciliar os estudos com qualquer outra atividade da sua rotina.

Desenvolvimento de network

Esse é um ponto que é comumente ignorado pelas pessoas, mas a importância é extremamente alta. Conhecer pessoas e manter bons relacionamentos é algo imprescindível para um bom profissional.

Seja para ficar sabendo de novas oportunidades no mercado ou mesmo saber para quem pedir ajuda em assuntos específicos, construir um bom network pode trazer muitos benefícios para a sua vida, e cursos, especialmente os presenciais, são uma ótima maneira de entrar em contato com essas pessoas.

Não tenha medo de ser cara de pau e começar a falar com todo mundo ao seu redor. Você pode se surpreender com o que pode surgir de um simples bate papo com alguém desconhecido, sem falar que procurar aumentar sua rede de contatos também ajuda a desenvolver a comunicação interpessoal, algo bastante importante para um profissional nos dias de hoje.

Realização pessoal

Por último, mas não menos importante, não dá para deixar de fora o sentimento de gratificação pessoal em conquistar novos conhecimentos.

Falei bastante sobre como esse tipo de curso é importante na construção do seu perfil profissional, mas a verdade é que desenvolvimento pessoal é uma coisa muito satisfatória de se alcançar, e investir nisso deve estar sempre na sua lista de prioridades.

Adquirir novas habilidades preparam você para encarar novos desafios e viver novas experiências de forma mais rica, aproveitando o máximo de cada situação. Não é porque um curso pode focar bastante em aplicações profissionais do conhecimento abordado que você não vai poder usar toda essa bagagem para melhorar também a sua vida particular.


Bom, agora não faltam motivos para correr atrás de fazer um curso que chame sua atenção, né? Na Provi nós temos diversas parcerias com escolas referência no mercado de educação que oferecem cursos dos mais variados temas, e com certeza você consegue encontrar um assunto que vai te conquistar.

Dá uma olhada aqui no site para saber um pouco mais sobre a nossa rede de escolas parceiras, e não esquece que você pode contar com a gente para dar uma forcinha financiando essa nova aventura.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.