A importância das soft skills no profissional de hoje

Hoje em dia já não é suficiente ter apenas um currículo bonitinho. Confira a importância das soft skills e as habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho atualmente.

Conforme nossa sociedade evolui e se transforma ao longo do tempo, novos desafios estão constantemente surgindo ao nosso redor. Essas mudanças e transformações frequentes impactam diretamente nas empresas, que precisam estar preparadas para se adaptar e explorar as novas oportunidades de negócio originadas nesse movimento.

Além de criar novos produtos e serviços, as empresas precisam também se preocupar em construir uma estrutura interna que reflita a maneira com que nossa sociedade está se comportando. Isso significa que a maneira de montar uma equipe de profissionais também está sujeita a constante transformação.

Historicamente, na hora de abrir uma nova vaga de trabalho e até entrevistando uma pessoa para uma posição, o principal critério de seleção era relacionado às habilidades técnicas daquele profissional. Olhava-se a formação da pessoa, os cursos feitos, os conhecimentos adquiridos e isso tudo era tido como suficiente para selecionar o candidato mais adequado.

Bem, hoje em dia isso mudou. Todas essas características (conhecidas como hard skills) têm sua importância, mas agora um novo grupo de habilidades é igualmente — ou até mais — valorizado pelas empresas na hora de selecionar um profissional: as soft skills.

O que são soft skills

Soft skills são as competências e habilidades relacionadas ao comportamento personalidade de um profissional.

Essas habilidades são construídas por toda a vida, de acordo com as experiências vividas por cada um de nós, e apesar de serem independentes das habilidades técnicas (hard skills) elas são igualmente importantes para um bom desempenho profissional.

As soft skills envolvem diferentes características mentais, emocionais e sociais de um indivíduo e, assim como as hard skills, elas também podem ser exercitadas e desenvolvidas por quem tem interesse em potencializar sua performance profissional.

As soft skills mais valorizadas

Um estudo feito pelo LinkedIn Learning mostrou que 57% dos líderes empresariais acreditam que as soft skills são mais importantes que as hard skills atualmente. Isso mostra que desenvolver esse tipo de habilidade não só vai melhorar seu desempenho como também ajudar a valorizar sua imagem profissional.

Investir no aperfeiçoamento das soft skills é muito importante para melhorar suas capacidades tanto pessoal quanto profissionalmente, e uma pesquisa feita em parceria entre a Worth Global Style Network e o LinkedIn elencou as 10 principais características que serão valorizadas e buscadas pelas organizações daqui para a frente. Elas são:

  • Empatia
  • Criatividade
  • Mindfulness
  • Comunidade
  • Colaboração
  • Transparência
  • Compartilhamento
  • Espírito empreendedor
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de experimentação

Como desenvolver soft skills

Já deu para perceber que essas habilidades são bastante importantes para ajudar você a conquistar um lugar de destaque no ambiente profissional, e agora é hora de pensar em como desenvolver essas novas capacidades.

Por serem características bastante subjetivas e de difícil mensuração, o primeiro passo para atuar no seu desenvolvimento é construir autoconhecimento, demanda por aprendizado autoconfiança. Você precisa se colocar em um estado que permita identificar sua situação atual, o que você deseja desenvolver e se dedicar para isso acontecer.

Tendo estabelecido esse estado inicial, uma boa forma de trabalhar na evolução das suas soft skills é começar a administrar suas próprias emoções. Seja consciente de tudo que você sente, aceite e entenda emoções intensas para conseguir compreender melhor como você reage internamente ao que acontece externamente e assim aprender a lidar melhor com novas situações.

Além disso, algo que pode ajudar bastante no aperfeiçoamento de soft skills é estimular uma cultura de feedback. Peça para amigos, colegas de trabalho e até chefes diretos para avaliarem como você está em relação aos pontos que identificou uma necessidade de melhoria. Isso ajuda a criar uma compreensão maior de nós mesmos, enxergar as coisas por uma nova perspectiva e assim conseguir buscar melhorias de maneira mais eficiente.


Se você quiser acompanhar mais conteúdos sobre carreira, desenvolvimento profissional e tendências do mercado, não deixe de acompanhar o blog da Provi. Estamos sempre trazendo informações relevantes para os profissionais do mundo moderno.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.