Networking: os benefícios de cultivar relacionamentos

Aumentar seu conhecimento e gerar oportunidades de trabalho são apenas alguns dos pontos positivos de ter uma boa rede profissional. Descubra os benefícios do networking.

Em busca de crescimento e desenvolvimento profissional pode ser que você passe anos se dedicando a desenvolver ao máximo seu conhecimento ou habilidade em algum assunto. Embora isso seja muito importante, colher os frutos de todo esse esforço sem uma rede de relacionamentos para apoiar sua evolução vai ser um grande desafio.

O ser humano é um animal social que está sempre buscando maneiras de se conectar aos seus semelhantes, algo que se reflete até mesmo no sucesso de redes sociais e aplicativos de mensagem.

Além de ajudar na sobrevivência (como um grupo de homens das cavernas caçando um animal para comer) e proporcionar prazer (como a sua turma de amigos que não perde nenhum happy hour), cultivar relacionamentos é essencial para a criação de oportunidades profissionais.

Networking nada mais é do que do que isso: a construção e manutenção de bons relacionamentos. Você pode até ser um profissional excepcional e ter a formação e as habilidades necessárias para atingir ótimos resultados no seu trabalho, mas a verdade é que sem a ajuda de outras pessoas você pode não ter a chance de atingir e mostrar todo o seu potencial.

Para reforçar a importância de investir nos seus relacionamentos profissionais e incentivar você a prestar mais atenção nas suas relações no dia a dia, aqui vão alguns dos principais benefícios de trabalhar o networking e cultivar boas conexões.

Networking: Geração de oportunidades de emprego

É comum que empresas tenham programas de indicação para vagas internas, onde os funcionários ganham bônus e incentivos financeiros para indicar ou recomendar pessoas quando existem vagas abertas na organização.

Esse tipo de programa ajuda as empresas a otimizar seus processos de recrutamento, já que as pessoas indicadas tendem a ser profissionais que já demonstraram suas capacidades profissionais e conquistaram a confiança dos colaboradores atuais em seus relacionamentos anteriores.

A velha piada da importância do QI (Quem Indica) nos processos seletivos na verdade é bastante relevante. Ter contato próximo com diversos profissionais pode ser muito útil quando você está procurando uma nova oportunidade de trabalho, não só para descobrir vagas abertas pelo mercado mas também ser apresentado com esse ponto positivo de uma indicação.

Acesso a conhecimentos variados

Pensando em programas de indicação fica claro o potencial de bons relacionamentos abrirem novas oportunidades e facilitar a contratação de quem busca emprego, mas o networking não serve apenas para quem quer conquistar uma vaga.

Se relacionar com profissionais de diferentes áreas e especialidades permite que você tenha acesso fácil a conhecimentos e habilidades que você não necessariamente domina, e poder contar com uma ajuda especializada pode ser muito útil em momentos de necessidade.

Ter essa rede de contatos pode ser útil tanto ao enfrentar problemas e desafios do dia a dia quanto ao gerar novas oportunidades de negócio. Até mesmo uma conversa despretensiosa pode ser suficiente para descobrir novos pontos de vista ou práticas que podem ser úteis na sua atividade atual ou que iniciem um negócio totalmente novo.

Aumento do potencial criativo

O duas vezes ganhador do prêmio Nobel, Linus Pauling, diz que seu sucesso criativo é altamente relacionado ao seu conjunto de relacionamentos diferentes. Para ele, “a melhor maneira de ter boas ideias é ter muitas ideias“, e quando você está em contato com pessoas de estilos, formações e interesses diferentes fica mais fácil usar toda essa diversidade para combinar informações de maneiras únicas e criar coisas novas.

Já comentamos aqui no blog da Provi sobre a importância do networking para quem quer desenvolver e explorar melhor o potencial criativo, e se você quiser conferir um pouco mais sobre esse assunto é só dar uma olhada nesse artigo.

Obtenção de informações exclusivas

Você já deve ter cansado de ouvir que informação é poder, e esse poder pode ser acessado por meio dos seus relacionamentos. Existe muita informação disponível por toda parte, mas é claro que nem sempre as pessoas estão dispostas a compartilhar abertamente pra qualquer pessoa tudo o que elas sabem.

Conforme os relacionamentos se desenvolvem e a confiança entre as partes aumenta, você passa a ter acesso a informações que provavelmente não teria de outra forma, e isso pode ajudar você a tomar decisões com mais segurança e domínio de diferentes assuntos.

É claro que isso depene muito do seu nível de confiança com a outra pessoa, já que não dá para simplesmente aceitar tudo o que qualquer um diz sem questionar. Por isso a importância de analisar e julgar toda informação considerando também a sua experiência e ponto de vista particular.

Apoio e orientação 

Obviamente se relacionar com pessoas mais jovens ou menos experientes pode ser benéfico, principalmente considerando os pontos citados anteriormente, mas manter relacionamentos com pessoas que já têm trajetórias profissionais mais longas que a sua também pode ser muito valioso.

Além de ter acesso a conselhos e orientações baseadas em experiências anteriores, esse tipo de relacionamento pode também ajudar você a não cometer os mesmos erros ou evitar dificuldades já vividas por outras pessoas.


Deu para ver que bons relacionamentos podem contribuir de diversas maneiras diferentes para o seu desenvolvimento, então é importante dar ao assunto a atenção que ele merece. Aproveite não apenas eventos e feiras presenciais para conhecer novas pessoas, mas use também as facilidades que a tecnologia trouxe para esse aspecto das nossas vidas.

Marque eventualmente chamadas de vídeo com seus contatos, interaja com as pessoas nas suas redes sociais, procure novas conexões no Linkedin e tenha um cuidado ativo com o seu networking. E se você quiser aproveitar para conhecer novas pessoas ao mesmo tempo em que faz um novo curso profissional, conte com a ajuda da Provi para transformar sua carreira.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.