Mentoria: o que é, como começar e como encontrar um mentor

Entenda como um mentor pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional e impulsionar sua carreira.

Em muitos momentos de nossas vidas temos alguém que nos direciona, pega em nossa mão e nos conduz a um nível de aprendizado. Essa situação é muito comum em nossa infância e tendemos a confiar naqueles que nos mostram possibilidades. 

A mentoria formaliza exatamente esse processo: é o acompanhamento da sua evolução profissional junto a um especialista da área que irá compartilhar suas experiências de sucesso para te ajudar a atingir seus objetivos, lidar com situações complexas e te treinar para uma conquistar o melhor que sua carreira pode proporcionar, através da troca de conhecimentos.

O que é um mentor?

De forma geral, mentor é alguém que já esteve onde você está hoje, enfrentou os desafios e agora está apto a te direcionar de forma transparente e efetiva. Mas não se engane, seu mentor não vai te dar todas as respostas e nem vai apontar o caminho mais seguro, sem riscos e pouco atribulado. A jogada da mentoria é poder contar com uma pessoa que tem um bom preparo técnico e emocional para te auxiliar nos desafios. 

Dessa forma, é importante que haja muita abertura e sinceridade no convívio com seu mentor. Você deve se sentir confortável em expor seus pontos de melhoria e pedir ajuda quando necessário. Poderá ser difícil expor suas “dores” e “fraquezas” para seu mentor – ainda mais se for uma pessoa que você admira muito; mas vale lembrar que o mentor já esteve no seu lugar e é capaz de compreender o que você está sentindo. 

Como encontrar alguém para ser meu mentor?

A área de tecnologia é muito reconhecida pelo senso de comunidade, abertura ao feedback e trocas. Nesse cenário são maiores as oportunidades de encontrar alguém que você admira e que aceite te dar mentoria. Grande parte dos profissionais de tecnologia já estão familiarizados com o termo “mentoring” e sua importância, especialmente no início de carreira, e muito provavelmente também passaram por esse processo durante a formação.

A internet é uma ótima ferramenta para conectar pessoas, e são nas comunidades, nos eventos e no próprio LinkedIn onde os mentores estão. O networking é fundamental no processo de busca por um mentor, pois estendendo sua rede de contatos você poderá conhecer profissionais e ainda aprofundar suas habilidades técnicas, interpessoais e aprender outras práticas complementares.

O autoconhecimento é um grande aliado durante esse processo, afinal, você precisa saber identificar seus pontos fortes e a melhorar para conseguir encontrá-los num provável mentor. Alguns profissionais já fazem parte de grupos de mentoria e isso pode facilitar sua aproximação. Busque por esses grupos nas redes e tente identificar se neles existem profissionais que possam preencher os requisitos que você busca desenvolver em si.

Em que pontos a mentoria pode me ajudar?

Os ganhos e conhecimentos passados nessa relação são muitos: além de contar com uma pessoa tecnicamente capacitada que pode sanar as suas dúvidas sempre que necessário, essa pessoa tem afinidade com suas dores e sabe como lidar com elas da melhor maneira para te motivar

No início de carreira, a mentoria pode ser uma maneira de desenvolver habilidades essenciais de maneira rápida, já que as trocas constantes são direcionadas e muito eficazes. Esse costuma ser um momento de questionamentos sobre suas habilidades técnicas, capacidade de entrega e performance. O mentor pode e deve ser capaz de acalmar os nervos e direcionar o mentorado para o que realmente importa.

Também é papel do mentor te ajudar a extrair o melhor de momentos difíceis e usá-los como força impulsionadora, muitas vezes encontrando respostas para aquilo que já parecia perdido. Desta forma, o mentor poderá te ajudar com:

  • Trocas de informações técnicas;
  • Dúvidas sobre o início de carreira;
  • Conversar sobre as dores do momento;
  • Ajudar no enfrentamento das primeiras dificuldades;
  • Mostrar sobre a importância da autoconfiança e autoconhecimento;
  • Direcionamento sobre o que é importante estudar para compreender determinadas técnicas.

Sendo assim, uma mentoria com alguém que você admira e confia é uma relação de ganhos. Todo esse processo será uma ótima prática para seu desenvolvimento, e certamente abrirá portas para futuras oportunidades.

Lembre-se: desenvolver relacionamentos profissionais é uma maneira de ser lembrado, e seu desenvolvimento depende da sua própria dedicação – especialmente no início da sua carreira. 

Veja mais sobre o autor

Carolina Sime

Analista de Marketing aqui na Provi, me encanto por cultura, entretenimento e inovações que busquem impactar positivamente o mundo (e aspirante a MasterChef nas horas vagas).