Aprenda a contar sua história no LinkedIn para atrair oportunidades

Construir um perfil chamativo e organizado no LinkedIn é importante para se apresentar e ser notado, e a seção “Sobre” é uma das mais importantes para isso. Continue lendo para entender.

Sabemos que o uso da tecnologia facilita e muito nossas vidas. A internet está presente em vários momentos do nosso dia, e você já parou para pensar em como toda essa mudança afeta o mercado de trabalho?

O LinkedIn é uma das redes sociais mais famosas do mundo. Diferente de outras plataformas, o foco é manter relações corporativas e contatos profissionais, e foi assim que o LinkedIn se tornou essencial para quem busca fazer networking, conhecer novos negócios e até para quem está buscando oportunidades de crescimento na carreira. Pensando nisso, a ideia é que o seu perfil no LinkedIn seja como um cartão de visitas.

Cada vez mais pessoas entendem que o LinkedIn é uma ferramenta importante para a carreira, e que mantê-lo atualizado pode trazer diversos resultados positivos. Quem usa o LinkedIn também enxerga potencial para divulgar competências, habilidades, compartilhar trabalhos e projetos e até contribuir com seu segmento de atuação através da publicação de artigos.

Com isso mente, vale reforçar a importância de divulgar suas informações de maneira organizada e atrativa.

A importância da seção “Sobre” do LinkedIn

Uma das seções mais interessantes do LinkedIn é o “Sobre”. Nela, você pode literalmente escrever uma mini-biografia sobre si, contando suas motivações e objetivos, dividindo suas experiências e conhecimentos e até contando algum fato interessante ou curioso sobre sua trajetória.

Um dos pontos positivos sobre a seção “Sobre” é que ela não precisa ter um tom sério. Dependendo da sua área de atuação ou de interesse, você pode deixá-la descontraída ao contar algo inusitado sobre você, por exemplo. Essa é uma maneira de quebrar o gelo e  fazer ser lembrado por quem está lendo seu perfil.

Se você está em transição de carreira, o “Sobre” é uma excelente oportunidade de contar suas motivações para a mudança. Conte quais fatos te levaram a optar pela transição, sobre projetos que você já desenvolveu e o que mais te chama atenção nessa novo desafio. Aproveite para fazer paralelos entra as atividades que desempenha e as que busca exercer.

Confira o exemplo do perfil dessa Front-end Developer que escreveu uma mini-biografia com ajuda dos conteúdos sobre mercado de trabalho que a Provi divulga. Você pode usá-lo como inspiração para escrever a sua:

É importante lembrar, não existe um único formato. Cada um de nós representa uma história diferente, com competências e experiências únicas. A dica é encontrar o equilíbrio e colocar no papel aquilo que quer que as pessoas saibam sobre você.

Nova call to action

Veja mais sobre o autor

Carolina Sime

Analista de Marketing aqui na Provi, me encanto por cultura, entretenimento e inovações que busquem impactar positivamente o mundo.