Dica da Provi: plantas fáceis de cuidar para ter em casa

Não sabe por onde começar para trazer um pouco mais de verde para dentro de casa? Sem problemas: a Nicole te ajuda.

Pessoas que moram em apartamentos ou até casas um pouco menores podem sentir falta de um contato mais frequente com a natureza – principalmente quem está trabalhando todo dia de casa, em home office. Para ajudar a resolver esse problema, tem gente que resolve trazer um pouco de vida para dentro de casa enchendo todos os cômodos com plantas, mas, apesar de ser uma ótima ideia, cuidar de todas as plantas do jeito certo pode ser um novo desafio.

Bom, ainda bem que sempre tem gente que entende do assunto disposta a ajudar. Por isso a dica de hoje é da Nicole Souza, Designer na Provi e apaixonada por plantas, falando sobre algumas plantas bem fáceis de manter para ajudar quem quer verdejar a casa de um jeito prático e, ao mesmo tempo, muito bonito.

Plantas fáceis para a sua casa

Minha dica é sobre algumas plantas fáceis de cuidar que podem ser cultivadas em apartamentos sem problemas. Todas elas precisam só de uma luz normal de janela no ambiente, nada de sol direto, então se no seu apartamento não bate muito sol ou se você não tem nem varanda nem espaço na janela, essa dica é para você! 

Peperômia Scandens

É uma planta pendente que além de linda cresce super rápido e é de baixa manutenção. Basta ter uma janela perto e regar a cada 3 dias mais ou menos.

Monstera Deliciosa

A famosa costela de adão. Ela pode ser adquirida em diferentes tamanhos de acordo com o seu espaço disponível mas, independentemente de ser grande ou pequena, ela terá folhas lindas e com certeza vai ser o ponto alto da decoração com plantas na sua casa. Ela pode ficar bem distante da janela e a rega é de 4 em 4 dias na média.

Gynura

Também conhecida como Veludo Roxo. Essa é uma planta roxa diferentona que cresce bem rápido e fica pendente. Suas folhas aveludadas são um show à parte, e ela ainda não precisa de muita iluminação e tem uma frequência de rega bem espaçada: mais ou menos de 6 em 6 dias.

Espada de São Jorge

Outra que é famosa! Além de ser considerada uma planta de proteção, vai bem com qualquer iluminação e a manutenção é zero. A rega pode ser feita a cada 10 dias.

Eu tenho mais de 50 plantinhas aqui na minha casa e quebrei bastante a cabeça até entender quais funcionavam ou não para o meu ambiente, e essas aqui são as mais fáceis de cuidar que eu encontrei. Pode ir sem medo <3

Só mais duas dicas adicionais que vale lembrar sempre:

Não esqueça que todas as plantas precisam de nutrientes! Por isso, vale adubar com algum adubo líquido a cada 15 dias ou até produzir o seu próprio adubo com cascas de banana e de ovos trituradas.

Também vale dizer que a frequência de rega varia de acordo com a temperatura e com a umidade de cada ambiente, então uma dica de ouro é colocar o dedo ou um palitinho na terra e ver se ela ainda está úmida antes de regar novamente.


Se você já cansou de andar aí pela sua casa e só ver parede vazia por todo lado, acabaram as suas desculpas. Já pode ir procurando uma loja de plantas aí pelo seu bairro e começar a construir a sua floresta particular com as sugestões da Nicole.

Aqui no blog da Provi estamos sempre compartilhando dicas da nossa equipe que podem ser úteis para as mais diferentes situações. Se você quiser conferir tudo o que já rolou por aqui é só acessar essa página e ver as publicações anteriores – e não esquece que toda semana também tem conteúdo novo para você acompanhar.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.