9 dicas para fazer o EAD render e estudar na pandemia

Estudar na pandemia não é um desafio fácil, mas aqui você encontra algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar ao máximo o seu EAD.

Se antes da pandemia a opção de estudar a distância era só uma alternativa a mais, agora ela é praticamente a regra em vários lugares.

Desde o ensino básico até cursos superiores ou profissionalizantes, o ensino online permitiu que as pessoas continuassem a estudar mesmo com todas as restrições e o distanciamento social.

Mas não é porque esse formato cresceu tanto que as pessoas automaticamente se adaptaram a ele. Ainda é comum sentirmos dificuldades em fazer um curso inteiro no formato online e achar que todo o esforço não está rendendo o suficiente.

É claro que o EAD oferece vários benefícios, como a flexibilidade e o custo reduzido, mas para que você possa aproveitar ao máximo essa experiência, aqui vão 9 dicas importantes para os seus estudos online.

9 dicas para estudar na pandemia

1 – Respeite os seus limites

Antes de qualquer coisa, não adianta nada sobrecarregar o seu dia a dia com uma cobrança excessiva nos estudos. Trabalhar, cuidar de casa e resolver questões pessoais já demandam bastante de nós mesmos, imagine tudo isso no meio de uma pandemia.

Evite passar horas e horas estudando o máximo possível e tenha um equilíbrio na sua rotina para não acabar se sobrecarregando e perdendo a vontade de continuar o curso.

2 – Monte um calendário de estudos

Se o seu curso já tem horários e datas fixas para encontros ao vivo com os professores, use esse calendário para planejar os dias e horários que você vai estudar por conta própria, revisar o conteúdo ou fazer algum tipo de atividade ou tarefa.

Para os casos em que o curso não tem encontros marcados, aproveite a flexibilidade, mas não deixe de definir um calendário próprio para manter a motivação. Ter dias e horas certas para fazer as atividades vai te ajudar a manter a disciplina e sentir uma evolução mais consistente ao longo do tempo.

3 – Organize o seu espaço

Além de organizar o seu tempo, organizar o espaço onde você vai estudar também é muito importante. Procure um cômodo silencioso onde a internet funcione bem e que você possa se sentar com espaço suficiente para ver as aulas até fazer anotações em papel se quiser.

É muito bom poder estudar no conforto da nossa casa, mas conforto demais pode atrapalhar. Tire o pijama, saia da cama ou do sofá e procure um lugar onde você possa se sentar e estudar como faria normalmente em um curso presencial. 

4 – Evite distrações e perturbações

Nem sempre é possível ter um cômodo inteiro para você trancar a porta e focar nos estudos quando se mora com mais pessoas, mas tente ao menos combinar com essas pessoas que evitem te chamar ou fazer muito barulho durante as suas aulas. Investir em um bom fone de ouvido também pode ajudar nisso.

Fuja também das distrações virtuais. Chegando a hora de estudar é importante colocar o celular no silencioso e deixar ele fora do seu alcance, assim como fechar programas e janelas do seu computador que não tenham importância para não perder o foco.

5 – Entenda a plataforma do curso

Existem milhares de cursos disponíveis hoje em dia, e eles podem ser oferecidos em diversas plataformas diferentes. Para aproveitar ao máximo as facilidades que a tecnologia pode oferecer ao seu estudo EAD, procure entender bem o funcionamento e todos os recursos disponíveis na plataforma em que o seu curso está sendo disponibilizado.

Isso vai te ajudar a potencializar os resultados de todo o seu esforço e dedicação nos estudos, e pode até fazer com que fique mais fácil usar outras plataformas quando você fizer novos cursos online no futuro.

6 – Não se prenda ao conteúdo oficial

Assim como no ensino presencial, ter curiosidade e vontade de aprender mais do que é visto em aula pode tornar o seu curso EAD muito mais valioso.

Muitos cursos disponibilizam, além dos conteúdos obrigatórios, materiais complementares e listas de referências para quem quiser se aprofundar mais nos assuntos apresentados. Se você quer garantir um conhecimento completo do tema que está sendo estudado, não deixe de consumir essas outras fontes de informação também.

7 – Aumente a produtividade com uma rotina definida

Além de planejar seu calendário de estudos ao longo de semanas e meses, tente manter uma rotina diária equilibrada para poder aproveitar bem o EAD.

Ao invés de ficar o dia todo estudando sem parar, faça algumas pausas a cada 30 ou 60 minutos para dar uma respirada, deixar a mente absorver o conteúdo que está sendo estudado e manter a produtividade alta durante o horário de estudos. Técnicas como a Pomodoro podem ajudar você nesse desafio, além de contribuírem também para quem não só estuda de casa mas está trabalhando remotamente.

8 – Aproveite as facilidades do online

Já falei para você fechar qualquer janela ou programa desnecessário durante as aulas online, mas não tenha medo de usar a internet para tirar dúvidas ou se aprofundar nos conteúdos.

É possível encontrar muita coisa online que pode reforçar ainda mais o seu aprendizado e expandir seu conhecimento para além do que é apresentado no curso, então não deixe de aproveitar essa possibilidade do EAD.

9 – Coloque o aprendizado em prática

Muitos cursos oferecem atividades e projetos exatamente com o objetivo de fazer você colocar a mão na massa e aplicar os conhecimentos adquiridos, mas mesmo quando essas possibilidades não forem cobradas pelo próprio curso, busque o aprendizado prático por conta própria.

Colocar o aprendizado em prática ajuda a aumentar o domínio e compreensão do conteúdo, então comece projetos em que você possa aplicar o conteúdo do curso para ver como todo aquele conhecimento se conecta ao mundo real.

Dica bônus – Estude em instituições de qualidade

Estudar na pandemia não é fácil, e para todo o seu esforço e investimento valerem a pena, é importante contar com o apoio de instituições de qualidade reconhecida no mercado em que você possa confiar, independentemente de qual seja a sua área de estudos.

Aqui na Provi, temos parcerias com as melhores instituições de ensino para que você tenha acesso a cursos de alta qualidade com as melhores formas de pagamento para o seu bolso.

Confira as nossas instituições parceiras e conte com a ajuda da Provi para transformar a sua carreira.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.