O que é aprendizagem interativa e como aplicar na sua escola

A aprendizagem interativa promete oferecer um aprendizado não só mais eficaz como também mais rico aos estudantes. Confira como trazer isso para a sua escola!

Diversos profissionais trabalham para desenvolver técnicas e abordagens de ensino cada vez melhores, permitindo uma educação de maior qualidade tanto em níveis mais básicos de ensino quanto na educação profissionalizante.

Nesse contexto de evolução constante, um conceito que tem ganhado espaço nos últimos tempos é o de aprendizagem interativa, uma nova abordagem que procura utilizar novas práticas para melhorar a maneira como oferecemos educação.

Se você trabalha na área da educação e quer saber o que é e como aplicar a aprendizagem interativa na sua escola ou curso, esse texto foi feito para você.

O que é aprendizagem interativa

A aprendizagem interativa diz respeito ao processo de ensino baseado na troca e interação constante entre professores e estudantes, proporcionando uma aprendizagem com níveis mais elevados de motivação e engajamento.

Nessa abordagem, os professores servem como um líder do processo de aprendizagem, atuando não só na transmissão de conhecimentos e informações aos estudantes como também motivando a sua dedicação aos estudos.

Os estudantes, por sua vez, formam a parte que permanece ativa ao longo da jornada do ensino, não apenas consumindo o conteúdo transmitido pelos professores como também participando ativamente ao expor suas ideias, discussões e feedbacks.

O crescimento dessa nova abordagem

A aprendizagem interativa vem ganhando espaço principalmente porque a forma com que as pessoas aprendem mudou, e mudou para um formato muito adequado à proposta dessa nova abordagem.

Se historicamente a educação sempre seguiu o modelo de um professor expondo diversos conteúdos para uma sala cheia de estudantes que, por sua vez, apenas anotavam tudo e liam o que era recomendado, hoje o aprendizado precisa ser muito mais ativo para atingir resultados eficazes.

O estudante moderno gosta de tomar decisões e participar do próprio aprendizado ao decidir quando estudar, o que estudar e de que forma fazer isso. Isso permite não só que os estudantes aprendam o conteúdo teórico apresentado nas aulas como também desenvolvam adicionalmente soft skills, como organização, planejamento e até a comunicação e exposição de ideias para os professores e colegas – o que é mais um dos benefícios da aprendizagem interativa.

Como colocar a aprendizagem interativa em prática

A adoção da aprendizagem interativa é facilitada pela grande oferta de tecnologias que podem ser usadas no meio educacional hoje.

Profissionais responsáveis por elaborar o currículo educacional e plano de ensino podem, por exemplo, buscar por ferramentas digitais e plataformas educacionais que permitam aos estudantes encontrar os conteúdos que mais lhes interessam para desenvolver seus estudos dentro do tema proposto por aquele curso como um todo.

Além disso, contar com a ajuda da internet para permitir maior flexibilidade de espaço e horário aos estudantes é essencial. Disponibilizar o conteúdo educacional de maneira que os estudantes possam acessar tudo de seus celulares ou computadores pessoais na hora e lugar que acharem melhor é uma maneira de dar mais controle do processo de aprendizado aos estudantes, promovendo maior engajamento ao longo do ensino.

Os professores, por sua vez, devem passar a atuar mais como um líder facilitador da aprendizagem do que como aquela velha figura expositora e distante dos estudantes, que só apresenta uma montanha de conteúdo e aparece depois na hora das provas e exames.

Esses profissionais devem ser responsáveis por um acompanhamento próximo de cada estudante, supervisionando e orientando cada um no sentido mais adequado para atingir seus objetivos específicos de aprendizado. Deixando um diálogo aberto constantemente com a turma, o professor acaba indo além do conteúdo teórico, servindo também como um exemplo até mesmo de habilidades como empatia, gestão emocional e resiliência, oferecendo um aprendizado muito mais rico aos estudantes.


Você sabe como manter um currículo educacional de qualidade é trabalhoso, e se preocupar com o processo de pagamento e cobrança dos estudantes para garantir o crescimento do negócio é um trabalho que você não precisa mais gastar o seu tempo. Entre em contato com a Provi para saber como podemos ajudar você a conquistar cada vez mais matrículas enquanto você foca no que realmente importa: educação de alta qualidade.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Provi