Panorama da inadimplência no Brasil

As empresas precisam acompanhar e saber lidar com a inadimplência no Brasil. Saiba como resolver essa questão e melhorar os seus resultados de negócio.

A questão da inadimplência não é nenhuma novidade para as empresas, mas mesmo uma velha conhecida como essa ainda é um problema que não deve ser esquecido. Enquanto o endividamento é uma prática comum, diversos são os fatores que podem fazer com que devedores deixem de honrar suas dívidas e acabem incorrendo na inadimplência.

Se o ano de 2019 terminou com uma queda -0,2% no número de pessoas inadimplentes no país, as reviravoltas causadas pela pandemia no mundo todo também foram responsáveis por impactar negativamente o bolso das famílias – e aumentar a inadimplência no mesmo movimento.

Em junho de 2020 o percentual de inadimplentes chegou a 25,4%, valor acima do reportado no mês anterior (25,1%) e também elevado em comparação com o de junho de 2019, onde a inadimplência atingiu 23,6%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com várias empresas reduzindo jornadas e salários, bem como as demissões em casos mais extremos, é de se esperar que as pessoas se encontrem em situação de falta de recursos financeiros, e fechando o ciclo econômico é normal que outras empresas sejam impactadas quando seus devedores não conseguem mais pagar suas dívidas.

Os setores mais atingidos pela inadimplência no Brasil

Analisando a forma como a inadimplência impacta a economia, dados da CNC mostram também que o cartão de crédito lidera o ranking ocupando o posto de dívida mais comum entre os brasileiros, chegando a atingir mais de 70% de toda a população do país.

Os dados mostram ainda que carnês, financiamentos de carro e casa, crédito pessoal e crédito consignado são os tipos de dívida que aparecem como os mais comuns após o primeiro colocado, engrossando a lista de causas de endividamento no Brasil.

O principal problema disso é que esse tipo de dívida costuma envolver altas somas de dinheiro, além de taxas de juros que podem fazer com que o montante devido fique cada vez maior. Isso acaba piorando não só a situação da pessoa inadimplente, que pode acabar com sérios problemas financeiros e sujar o nome no mercado, quanto a situação dos negócios que não vão receber pelos serviços prestados.

Como lidar com a inadimplência

Empresas e profissionais que querem garantir a sustentabilidade financeira de seus negócios devem estar sempre de olho em como resolver o problema da inadimplência. Duas abordagens que podem ser de grande utilidade nesse momento são: utilizar análises de crédito confiáveis e contar com instituições que garantam o pagamento em caso de inadimplência.

É claro que uma empresa pode se recusar a fornecer qualquer tipo de crédito e, com isso, garantir que recebe por todo e qualquer produto vendido ou serviço prestado, mas esse tipo de atitude também pode diminuir o número de clientes que podem estar precisando de um crédito apenas momentâneo. Por isso, realizar uma análise robusta de crédito é essencial para atingir o equilíbrio e a segurança necessários para o bom andamento dos negócios.

Além de consultar instituições como o Serasa e analisar o histórico financeiro das pessoas, empresas como a Provi levam em conta também o potencial futuro de crédito de cada pessoa, o que torna a análise de crédito ainda mais completa e contribui para melhorar os resultados dos negócios.

Como empresa fornecedora de crédito educacional, a Provi ainda oferece a suas empresas e parceiros a garantia de pagamento mesmo em casos de inadimplência.

Assim, pessoas que querem investir em um curso profissional para atingir novos objetivos em suas carreiras podem se matricular em instituições de ensino utilizando o crédito fornecido pela Provi – e as escolas têm a certeza de que vão receber todo o dinheiro devido pela prestação de seus serviços.


A preocupação com a saúde financeira é essencial para qualquer negócio que tenha o objetivo de crescer e manter sua competitividade no mercado – e a Provi sabe bem disso.Se você é um infoprodutor ou representa alguma escola ou instituição de ensino profissional, entre em contato com a nossa equipe para descobrir como podemos ajudar sua empresa a se livrar do problema da inadimplência e garantir o bom andamento, e crescimento, dos negócios.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.