3 ações de empregabilidade que a sua escola já devia estar fazendo

Além de melhorar a formação técnica, as escolas de hoje em dia precisam investir na empregabilidade dos estudantes. Confira algumas ações para fazer hoje mesmo.

Você com certeza já reparou que muitas escolas e instituições de ensino profissionalizante costumam divulgar histórias de sucesso em que seus estudantes conquistam oportunidades no mercado de trabalho. Essa é uma técnica para mostrar ao mercado que os cursos dessas instituições trazem resultados de verdade, focando no conceito de empregabilidade.

Quando um estudante procura um bom curso no mercado, essa decisão é levada muito a sério. Afinal, todo o investimento de dinheiro e esforço nos estudos precisa trazer um retorno positivo – retorno esse que muitas vezes significa a aprovação em uma nova vaga de emprego.

Implementar ações de empregabilidade para os estudantes é essencial não apenas para chamar a atenção do mercado e conquistar mais matrículas, mas também para contribuir para uma formação mais rica de todos os alunos.

O que significa empregabilidade

Lembrando o conceito que já apresentamos aqui anteriormente, empregabilidade é basicamente o conjunto de conhecimentos técnicos e comportamentais que o mercado de trabalho busca em um profissional.

A ideia de um profissional com alta empregabilidade é aquela pessoa que não só domina as habilidades técnicas necessárias para realizar as atividades diárias do trabalho, como também apresenta o comportamento adequado para ajudar no crescimento de equipes e organizações.

Porque investir em empregabilidade

O propósito de qualquer instituição de ensino é formar pessoas capazes de atingir seus objetivos pessoais e profissionais, e isso está totalmente alinhado ao desenvolvimento da empregabilidade dos estudantes.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas precisam buscar mais do que apenas o conhecimento técnico necessário para suas funções se quiserem conquistar boas oportunidades de trabalho, e as escolas podem contribuir muito para ajudar a superar esses desafios de manter alta empregabilidade.

Além disso, um benefício para as escolas que focam na empregabilidade é o destaque entre a concorrência. Ser reconhecida como uma instituição preocupada com o futuro profissional dos estudantes é um grande diferencial que pode atrair cada vez mais matrículas para seus cursos.

3 ações de empregabilidade para fazer na sua escola

Embora existam várias formas de contribuir para o aumento da empregabilidade dos seus estudantes, vamos focar aqui em 3 tipos de ações que a sua escola pode começar a fazer agora mesmo: conteúdo complementar, promoção de mentorias e incentivo ao networking.

Conteúdo complementar: indo além das aulas

É claro que um currículo de conteúdo é essencial para qualquer instituição de ensino, mas oferecer conhecimento complementar ao que é disponibilizado durante as aulas pode ser uma ótima forma de trabalhar a empregabilidade dos estudantes.

As escolas podem alinhar essa necessidade com seus professores e incentivar que eles busquem livros, vídeos, notícias e qualquer outro formato adequado que traga conhecimentos não necessariamente abordados nas aulas, mas que serão importantes para a atuação profissional na área do curso.

A ideia é realmente ir além do currículo regular, e compartilhar conteúdo não técnico – como materiais sobre soft skills – vai ser muito importante para contribuir para uma formação profissional completa ao final do curso.

Promoção de mentorias: troca de experiências reais

Outra maneira de promover a empregabilidade é incentivar e facilitar a participação de seus estudantes em mentorias com pessoas que podem servir como referência para suas próprias trajetórias.

Trazer a vivência real de profissionais para dentro da formação dos seus estudantes é uma forma de tangibilizar o que é ensinado nos cursos e aproximar as pessoas do mercado de trabalho. Essas mentorias podem ser oferecidas tanto de maneira recorrente, ao longo das aulas, como também em eventos pontuais.

Um exemplo prático de como incentivar mentorias pontuais é o ProviHack Woman, um evento realizado pela Provi – com mais uma edição acontecendo em breve! – onde as participantes tiveram a oportunidade de experimentar o trabalho em times e desenvolver projetos práticos para apresentar em seus portfólios. Durante o evento, as participantes tiveram mais de 40 horas de mentoria com especialistas do mercado e uma mentoria fixa por equipe do início ao fim do projeto.

Incentivo ao networking: eventos e comunidades

Por fim, um ponto muito importante para quem quer manter a empregabilidade em alta é o cuidado com o networking – e isso pode ser facilmente incentivado pelas escolas com essa preocupação.

Além de ser uma fonte de conhecimentos e experiências, a preocupação em criar e manter conexões com outras pessoas podem também abrir oportunidades de emprego tanto no curto quanto no longo prazo.

Uma forma de incentivar o networking é a criação de grupos ou comunidades de estudantes em plataformas como o Telegram ou o Slack. Esses espaços de discussão agregam pessoas que já passaram pela sua escola e vêm acumulando novas experiências desde então e pessoas que acabaram de chegar e estão iniciando suas carreiras, podendo servir como uma ponte entre essas duas realidades.

Outra alternativa é a realização de eventos que podem ou não ser exclusivos para os estudantes da sua instituição. Um evento recente que teve o networking destacado como um de seus pontos fortes foi o ProviWeek, uma semana de painéis com especialistas, dicas de carreira, simulações de entrevistas, desafios de programação e conexão com oportunidades reais de trabalho.

Não só o networking foi um ponto que chamou a atenção de quem participou, como a conexão direta com vagas de emprego mostrou o foco total do evento na empregabilidade. Ao trazer empresas parceiras com vagas abertas em seus times, a Provi conseguiu facilitar o processo de conexão dos profissionais, ao mesmo tempo em que auxiliava no recrutamento das organizações.


Uma formação profissional completa nos dias de hoje não pode mais deixar de se preocupar com a empregabilidade dos estudantes, mas agora você já sabe como trazer esse foco para o dia a dia da sua escola.

Se você precisar de um parceiro para transformar as carreiras dos seus estudantes e alavancar os resultados do seu negócio ao mesmo tempo, entre em contato com a equipe da Provi para saber como podemos revolucionar a educação juntos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.