6 razões para usar webinars em sua estratégia de marketing

A produção de conteúdo em vídeo é uma das principais tendências do mundo digital, e os webinars são destaque nesse formato. Continue lendo para entender por quê eles são interessantes para a estratégia de sua escola ou infoproduto.

Existem diversas ferramentas e técnicas disponíveis para compartilhar conteúdos e ideias na internet, e com certeza você já utiliza alguma delas em sua estratégia de marketing e comunicação: seja escrevendo para um blog, marcando presença nas redes sociais, produzindo ebooks e tantas outras.

Com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, os eventos online e as “lives” ganharam força e se tornaram frequentes em diversos nichos, principalmente nos voltados ao entretenimento; mas você já pensou em usar um formato desse tipo para a sua escola ou infoproduto? 

Se você pretende diversificar seus métodos e impactar mais pessoas, os webinars são uma excelente opção para isso, já que permitem enriquecer os relacionamentos e propõem uma experiência interativa com a empresa e seus serviços.

O que são webinars?

A expressão webinar, da língua inglesa, é uma abreviação para web based seminar, ou seja: um seminário baseado na rede. Nele, por meio de uma plataforma de transmissão online, participam pessoas previamente inscritas. Também conhecido como webinário, nada mais é do que uma palestra, conferência, debate, aula ou similares em que se divulgam conteúdos relevantes para atrair mais pessoas, gerar tráfego, dentre outros benefícios.

Os webinars podem ser previamente gravados ou acontecer ao vivo – o melhor modelo fica a seu critério. A intenção aqui é aproveitar um assunto muito relevante para o seu negócio, seja ele comercial, educacional ou informativo, em formato de vídeo.

Mas quais são as vantagens de um webinar?

Como falei no início do texto, o consumo desse tipo de conteúdo está em alta, e muito mais pessoas passaram a consumi-lo devido às atuais circunstâncias em que vivemos. Sendo assim, o primeiro ponto positivo é manter a estratégia do seu negócio alinhada às principais tendências digitais – e em consequência, o segundo ponto é fazer com que a proposta de sua instituição de ensino ou infoproduto chegue a mais pessoas.

Os prós não acabam por aí. Confira mais 4 motivos investir em webinars:
  1. Capture leads com mais facilidade
    Ao divulgar seu webinar, crie uma landing page para inscrições e publique o conteúdo gravado após a realização do evento. Assim, você aumenta a vida útil desse material rico, gera tráfego para as suas páginas e continua a atrair mais pessoas.
  2. Torne-se autoridade
    Ali em cima falei que os webinars são bons para divulgar assuntos relevantes do seu negócio, certo? Fazendo isso, você garante o alcance da sua proposta e consegue se tornar referência nesse tema, demonstrando que realmente o domina.
  3. Engaje as pessoas e gere atenção
    Novamente reforçamos: eventos online e vídeos estão em alta e não é por qualquer motivo – estudos comprovam que boa parte dos brasileiros passam cada vez mais tempo consumindo vídeos.
  4. Venda mais!
    O marketing de conteúdo é importantíssimo para o seu plano de vendas, e os webinars reforçam essa estratégia. Compreendendo o seu funil de vendas adequadamente, você será capaz de propor bons conteúdos para os públicos corretos e, assim, ver a sua taxa de conversão aumentar.

Como produzir um webinar

É bem mais fácil fazer um evento online do que um presencial, porém isso não significa que não seja necessário nenhum planejamento para atingir os resultados esperados.

O passo a passo para realizar um webinar é simples. Primeiro: defina o tema que será abordado e as pessoas que irão apresentar. Atente-se para esses dois pontos, pois eles serão cruciais para o sucesso do seu webinar. Como dissemos, a ideia é trazer um conteúdo interessante que você domine.

Depois, decida a data e hora em que o evento acontecerá para, enfim, decidir como será feita a execução e escolher qual será a ferramenta utilizada para transmitir o conteúdo. Existem centenas de plataformas específicas e bem elaboradas, mas o bom e velho YouTube, por exemplo, serve (e muito bem) para essa função. 

Considere ainda usar o Google Meet, Zoom, Facebook ou Instagram Live; escolha o que for melhor para o seu público acessar e para conquistar a meta desejada.

O restante é quase uma receita de bolo: crie uma landing page para captar as inscrições e divulgue bastante! Os webinars abraçam diversos tipos de formatos e permitem uma grande flexibilidade para criar novas abordagens e aplicar diferentes propostas. Certamente você encontrará um modelo que se encaixa perfeitamente no seu plano de marketing.


Aqui na Provi nós gostamos bastante desse formato – inclusive, estamos com inscrições abertas para dois webinars diferentes:

Se você ainda não enviou sua declaração do Imposto de Renda e tem dúvidas sobre o processo, no dia 11/05 acontecerá o “Domando o Imposto de Renda: não deixe o Leão te pegar!”, onde você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o processo junto com uma especialista no tema. Faça sua inscrição gratuita aqui.

E se você quer estar por dentro das principais tendências sobre financiamento estudantil e conhecer em primeira mão tudo sobre o modelo de sucesso compartilhado, participe do ISA Summit, que acontecerá de 24 a 29 de maio. A agenda será composta por painéis com instituições renomadas e grandes empresas que estão revolucionando a educação no Brasil. Saiba mais clicando aqui.

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Veja mais sobre o autor

Carolina Sime

Analista de Marketing aqui na Provi, me encanto por cultura, entretenimento e inovações que busquem impactar positivamente o mundo (e aspirante a MasterChef nas horas vagas).