7 técnicas para motivar e fidelizar estudantes do seu curso

Escolas de sucesso fazem mais do que ensinar: elas encantam. Veja as técnicas mais importantes para fidelizar estudantes e se destacar no mercado.

Enquanto muitas escolas e instituições de ensino investem todos os seus recursos em captar novos estudantes e aumentar o número de matrículas, essa não deve ser a única preocupação dessas empresas.

É claro que conseguir novas matrículas é importante para o negócio, mas escolas de sucesso também precisam estar de olho no engajamento e fidelização dos estudantes para garantir o sucesso no longo prazo.

Quando a sua escola consegue fidelizar e encantar os estudantes, a chance de que esse cliente volte a comprar seus cursos e ainda o divulgue para outras pessoas interessadas fica maior, trazendo muito mais retorno do que aquelas pessoas que só fizeram um curso sem achar nada de especial.

Por isso, agora você confere algumas técnicas importantes para fidelizar e engajar seus estudantes com os seus cursos.

Como fidelizar estudantes para o seu curso

Plano de estudos claro

Hoje em dia muitas pessoas buscam nos cursos uma forma de melhorar seu preparo profissional e evoluir no mercado de trabalho, e saber claramente como isso vai acontecer é essencial para manter os estudantes engajados no aprendizado.

Ter um plano de estudos bem definido, que mostre todo o caminho que o estudante vai percorrer para adquirir o novo conhecimento ou habilidade desejada, vai motivar as pessoas a se comprometerem com o curso, já que elas conseguirão enxergar como cada nova aula ou atividade contribui em direção ao objetivo final.

É importante que esse plano de estudos seja bem explicado desde a matrícula, assim as expectativas ficam alinhadas logo no início do relacionamento entre escola e estudante, evitando que as pessoas se decepcionem ao longo do curso. 

Comunicação constante

Não é só o plano de estudos que deve ser bem comunicado, a escola deve prezar por estar sempre conversando com seus estudantes ao longo do curso.

Muitas escolas já criaram o hábito de formar grupos de conversa em plataformas como Telegram, Slack ou até WhatsApp para cada nova turma ou mesmo para todos os estudantes da instituição.

Esse tipo de prática possibilita um canal simples de comunicação rápida e direta entre escola e estudante, que pode ser usado tanto para informações mais operacionais, como avisos de aulas começando e mudanças de horário, quanto para incentivar um estudo aprofundado, compartilhando materiais complementares, tirando dúvidas dos estudantes e incentivando o debate informal entre as turmas.

Senso de comunidade

Outra técnica bastante utilizada por escolas de sucesso é a criação de comunidades de estudantes e ex-estudantes, algo feito até por grandes universidades como a USP em seu programa Alumni.

A criação de comunidades é uma forma de incentivar seus estudantes a estarem sempre em contato com a sua escola, fortalecendo a sua marca e aumentando as chances de essas pessoas voltarem a comprar seus cursos.

Outro benefício é que os estudantes podem se beneficiar muito dessa rede para trabalhar em seu próprio networking, o que é um grande atrativo para quem busca novas oportunidades profissionais.

Promoções exclusivas

Uma forma muito conhecida de fidelização de clientes em vários negócios é o oferecimento de promoções exclusivas, e isso também pode ser utilizado em escolas e instituições de ensino.

Incentive seus antigos estudantes a comprarem novos cursos oferecendo descontos ou promoções exclusivas para essas pessoas. Crie pacotes promocionais para clientes antigos, cupons de desconto para a comunidade de ex-estudantes ou mesmo ofereça conteúdo exclusivo para quem já estudou com você antes.

Histórias de sucesso

Importante não apenas para motivar seus estudantes, mas também para atrair novas matrículas, o compartilhamento de histórias de sucesso é algo que deve ser sempre realizado por sua escola.

Muitas instituições de ensino com foco profissionalizante costumam acompanhar seus estudantes e fazer uma boa divulgação quando essas pessoas alcançam seus objetivos, como a conquista de uma nova oportunidade de emprego.

Mantenha um relacionamento constante com seus clientes e peça permissão para compartilhar suas histórias de sucesso em publicações no LinkedIn, por exemplo, para mostrar que seus cursos trazem resultados reais e podem aumentar a empregabilidade dos estudantes.

Qualidade de suporte

Um ponto que muitas escolas esquecem mas que também é essencial para fidelizar estudantes é prezar pela qualidade do suporte antes, durante e depois da assinatura do contrato. Sua escola precisa garantir que cada estudante tenha toda a informação necessária ao longo do relacionamento para manter a satisfação dessas pessoas em alta.

Isso significa não apenas tirar dúvidas ao longo dos estudos e dar suporte técnico para acessar a plataforma ou as aulas online, mas também auxiliar os estudantes em qualquer necessidade operacional como a matrícula no curso e os processos de pagamento.

Qualidade de conteúdo

Por fim, vale lembrar que garantir um conteúdo educacional de qualidade é essencial para qualquer escola que queira fidelizar estudantes e garantir seu bom nome no mercado.

Oferecer conteúdo de alta qualidade, equipe educacional bem preparada e uma jornada de ensino robusta vai fazer com que seus estudantes alcancem seus objetivos profissionais e sintam-se motivados a continuar aprendendo com a sua escola no futuro.


Mais do que apenas ensinar, encantar os estudantes deve ser sempre uma preocupação de escolas que querem se tornar referência em ensino e se destacar da concorrência.

As técnicas acima devem ser sempre levadas em conta por toda a sua equipe, e contar com os parceiros certos para colocar tudo isso em prática vai tornar esses desafios muito mais fáceis de serem encarados.

Na Provi, apoiamos as melhores instituições do mercado com tudo o que elas precisam para conquistar novos estudantes e alcançar o sucesso nos negócios. Se quiser saber como podemos ajudar você também a alavancar os seus resultados, entre em contato com a nossa equipe.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.