Acesso educacional profissional e seu impacto nos negócios

O acesso educacional é bom para a sociedade e para os seus negócios também. Veja como aumentar as vendas e gerar impacto social ao mesmo tempo.

Escolas, infoprodutores e instituições de ensino no geral precisam estar sempre preocupadas em construir um currículo educacional de excelência para oferecer educação de qualidade aos seus estudantes.

Além de ser esse o seu propósito final, essa preocupação é também justificada pela necessidade de se destacar no mercado e atrair cada vez mais alunos – afinal, um negócio precisa de clientes para se manter de pé.

Como acontece em qualquer negócio, para oferecer um serviço de qualidade a empresa precisa investir no desenvolvimento e melhoria contínua de sua oferta. Quando falamos de educação, isso significa investir em plataformas de gestão de conteúdo, em professores capacitados, em pesquisa e produção de conteúdo próprio… e a lista só cresce.

Tudo normal até aqui, certo? Para garantir a sustentabilidade dos negócios as escolas precisam apenas entender todos os custos e investimentos envolvidos no oferecimento de seus cursos, definir um preço condizente com todo esse esforço e partir para a conquista de matrículas e novos estudantes. Quem se interessar e tiver recursos financeiros suficientes para pagar pelo curso vai se matricular e pronto, mas e quem quer estudar e não tem o dinheiro disponível no momento? É aí que entra a discussão do acesso à educação profissional.

A importância social

A relação entre acesso à educação e desenvolvimento profissional já é bem conhecida por qualquer pessoa. Independentemente de estarmos falando sobre ensino básico, fundamental, superior ou mesmo capacitações técnicas e profissionais, cada conhecimento adquirido abre novas oportunidades que podem transformar a vida de quem está se dedicando aos estudos.

Um publicitário formado e atuante na área pode querer investir em um curso de UX Design e mudar de carreira. Uma jovem engenheira pode decidir fazer um curso de Desenvolvimento Web para entrar no mercado de trabalho mais preparada. Um profissional desempregado pode buscar um curso rápido de confeitaria para criar uma nova fonte de renda trabalhando em casa. Dezenas de outros cenários poderiam ser citados, mas imagine quantas oportunidades poderiam ser perdidas se cada uma dessas pessoas deixasse de investir em educação simplesmente por não ter o dinheiro necessário naquele momento.

Infelizmente a barreira financeira ainda é um grande empecilho para milhares de pessoas no Brasil, e facilitar que essas pessoas tenham acesso à educação de qualidade é uma ótima forma de ajudar a mudar esse cenário e transformar as vidas dessas pessoas.

O impacto nos negócios

Obviamente que não podemos esquecer do lado dos negócios, já que as escolas e infoprodutores também precisam se preocupar com a sustentabilidade de suas atividades financeiras. O bom é que facilitar o acesso à educação também pode ser uma grande oportunidade para aumentar o seu lucro.

Digamos que você ofereça um curso por R$1.000,00. Alguém quer seu curso, paga seus mil reais e pronto, ciclo fechado, tudo certo. Isso pode se repetir algumas vezes, mas em algum momento o universo de pessoas que podem pagar esse valor vai acabar, e você ainda tem todo um potencial inexplorado de estudantes que querem seu conteúdo e simplesmente não podem, no momento da compra, pagar esses R$1.000,00. Se você consegue facilitar o pagamento e reduzir essa barreira, seu potencial de vendas cresce – e o seu faturamento também.

Falando assim fica fácil perceber como oferecer formas facilitadas de pagamento é uma ótima estratégia, mas como de fato você pode colocar isso em prática no seu negócio? Existem algumas alternativas, e é sobre isso que você vai ler agora.   

Como promover acesso educacional

Apesar de ser comum vermos cursos oferecendo pagamento por cartão de crédito com opção de parcelamento, o fato é que ainda existe muita gente que não tem o limite de crédito suficiente para bancar investimentos de valores mais elevados assim. Uma boa alternativa para isso é o parcelamento por boletos.

O boleto já é uma opção de pagamento bastante popular e fácil de ser utilizada. Oferecer a opção de parcelamento por boletos para o pagamento do seu curso pode fazer toda a diferença tanto para quem quer comprar um novo curso quanto para aumentar o seu número de matrículas e facilitar o acesso de um novo público aos seus serviços.

Lembre-se de sempre buscar taxas e condições justas quando buscar um parceiro para oferecer essa alternativa, e confira nesse texto como você pode oferecer parcelamento por boletos do jeito certo.

Uma outra opção para facilitar ainda mais o acesso educacional é o ISA: Income Share Agreement. O nome pode até assustar, mas na verdade o conceito é bem simples: o ISA é uma estrutura de acesso à educação na qual o estudante paga apenas uma porcentagem fixa de sua renda depois que ultrapassa um teto combinado anteriormente.

Isso significa que uma pessoa pode fazer um curso completo sem precisar gastar nada enquanto a escola recebe normalmente – da instituição provedora do ISA – o pagamento por aquele curso, e o estudante só vai pagar o investimento quando já tiver conquistado uma renda sólida. Essa é uma ótima maneira de promover acesso educacional sem prejudicar seus negócios, e nesse artigo você também pode saber mais sobre como funciona o processo de ISA.


Deu para ver que promover o acesso à educação é bom não só para os seus negócios como também pode ter um impacto social muito grande. É uma maneira de transformar vidas e gerar cada vez mais oportunidades para profissionais brasileiros – e isso sem impactar negativamente a sua própria empresa.

É claro que para conseguir o melhor dos dois mundos é preciso contar com um parceiro confiável que vai oferecer todas essas soluções financeiras da maneira mais adequada para cada situação – e é exatamente para isso que existe a Provi.

Se você é um infoprodutor ou representa alguma escola ou instituição de ensino profissional, entre em contato com a nossa equipe para saber como promover o acesso à educação no Brasil e aumentar seu número de matrículas ao mesmo tempo descobrir como podemos ajudar sua empresa a se livrar do problema da inadimplência e garantir o bom andamento, e crescimento, dos negócios.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.