Área de membros: o que é e como usar?

Áreas de membros descomplicam a entrega do conteúdo e facilitam o processo de vendas. Conheça todas as vantagens que a plataforma agrega para os seus resultados!

Uma das principais preocupações das pessoas que produzem conteúdo digital é a entrega destes materiais. As coisas não mudam muito quando comparamos o online com o offline: da mesma forma que um comerciante de produtos deve sempre considerar a melhor maneira de enviar seus pedidos, infoprodutores e experts precisam encontrar caminhos para distribuir o seu trabalho de forma segura e acessível, para que o cliente tenha uma boa experiência.

Existem diversas opções para isso, desde o desenvolvimento de uma plataforma própria até a utilização de um sistema externo — e é sobre o segundo que vamos explicar neste post. Áreas de membros são espaços externos que permitem a hospedagem e o compartilhamento exclusivo de materiais, como videoaulas e ebooks, por exemplo.

Se você já fez um curso online, tentou acessar algum conteúdo em um portal ou fórum e precisou se cadastrar para conseguir visualizá-lo, então você já conhece uma área de membros! Então continue lendo para entender como utilizar esse tipo de plataforma e quais são os benefícios dela para os resultados do seu produto digital.

O que é área de membros

Uma área de membros é um espaço digital e exclusivo em que somente assinantes, com login e senha, podem acessar os conteúdos lá disponíveis. Estes conteúdos podem ser um curso completo, uma série de webinars, materiais de apoio… São muitas funcionalidades distintas, que atendem desde instituições de ensino com cursos presenciais até escolas e experts que conduzem suas aulas exclusivamente à distância.

Em ambos os casos a área de membros automatiza e facilita os processos de entrega dos materiais conforme as turmas e módulos dos seus cursos, melhorando o seu trabalho e também enriquecendo a trilha de aprendizagem do seu aluno.

Como e quando usar uma área de membros

Após gravar uma aula ou produzir um ebook, logo em seguida você vai precisar encontrar um local para salvar o arquivo e então enviá-lo aos seus alunos, certo? Como citamos no início, existem diversos meios para isso; entretanto, alguns podem ser bem trabalhosos, tomando muito do seu tempo sem garantir a segurança necessária e prejudicando a expansão do seu negócio.

Áreas de membros possuem toda a estrutura necessária para eliminar tais preocupações: além da hospedagem dos materiais, você terá controle dos acessos, do desempenho dos cursos e da evolução dos alunos neles, e ainda automatiza boa parte da sua rotina, já que é possível realizar a liberação do aceso para o aluno de forma automática, ao integrar a área de membros com a sua plataforma de vendas.

Quais são as vantagens

É claro que a automatização da entrega por si só já é uma verdadeira mão na roda, mas os benefícios de utilizar uma área de membros não acabam por aqui. Com este espaço exclusivo para os alunos, você também contará com:

Otimização das vendas

Você poderá conectar a sua plataforma de vendas de maneira simples e prática, aprimorando o funil em um todo. Ao invés de ter que ficar checando o status do pagamento para poder enviar um por um dos links de acesso, quando o pagamento é registrado, o acesso é liberado para o aluno de forma automática e, se for o caso, você ainda poderá configurar datas e prazos específicos para o desbloqueio dos módulos ou mesmo a restrição em casos de inadimplência.

Melhora do engajamento

Muitas das áreas de membros trabalham também com automações de email e relatórios de desempenho que garantem a retenção, fazendo com que o aluno realmente conclua o curso e fique satisfeito com o curso. E como você também poderá acompanhar de perto a jornada pelos módulos, poderá tomar decisões data-driven para agir de forma rápida e efetiva se perceber que algo está saindo do proposto.

Funções personalizadas

Fora todos esses recursos, você também poderá ter acesso à scripts customizados, emissão de certificados, sistemas de gamificação, vitrines personalizáveis, programas de afiliados, dentre tantos outros benefícios.


Pensando em todas essas vantagens para os produtores de conteúdo digital, a Provi oferece integração com a MemberKit, área de membros externa onde você pode hospedar seus produtos com diversas funcionalidades para otimizar o seu dia-a-dia.

Conte com uma plataforma de checkout completa para vender seus cursos nos formatos de pagamento tradicionais e em até 24 vezes no boleto, com organização financeira, gestão de risco e cobrança e agora com entrega integrada do conteúdo, sem retrabalhos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Carolina Sime

Analista de Marketing aqui na Provi, me encanto por cultura, entretenimento e inovações que busquem impactar positivamente o mundo.