Aumentando as matrículas: dicas para seu marketing escolar

Assim como qualquer empresa, sua escola também precisa se preocupar em conquistar novos clientes. Confira algumas dicas para melhorar os negócios com Marketing Escolar.

Cuidar da boa gestão de uma escola não é uma tarefa simples. Além de todas as particularidades desse tipo de negócio — como desenvolvimento de currículo educacional, recrutamento de professores e atualização de conteúdo didático, por exemplo — as instituições de ensino precisam também cuidar de aspectos comuns a diversas outras empresas, e o marketing é um desses pontos.

De nada adianta ter material didático de alto nível, professores de alta capacitação e até alta satisfação entre os estudantes se a escola não consegue atrair novos alunos. É claro que todos esses pontos são importantes e devem ser acompanhados de perto por qualquer instituição de ensino, mas um negócio precisa de dinheiro para se manter de pé, e dificuldades em atrair novos estudantes pode ser um grande problema para a saúde financeira da empresa.

A Provi é parceira de diversas escolas de grande sucesso no mercado, e assim podemos perceber boas práticas e estratégias que fazem parte do trabalho dessas empresas. Por isso, aqui nesse texto vou compartilhar algumas ideias que podem ajudar sua escola a aumentar o número de novas matrículas e atrair a atenção dos estudantes.

Marketing Escolar

Prova social

Oferecer um serviço de qualidade e ter altos índices de satisfação são ótimos para reter e fidelizar estudantes, mas você pode ir além disso e usar essas características para reforçar a prova social da sua escola. Um estudante satisfeito e feliz com a sua empresa pode não só vir a contratar seus serviços novamente um dia como também atuar como um embaixador da sua marca e aumentar sua reputação no mercado.

prova social é um conceito que diz que se as pessoas veem outros indivíduos falando bem de você ou da sua marca, isso eleva a sua autoridade em um assunto e aumenta a sua força de persuasão. Essa característica pode ser usada de diferentes maneiras, como exibindo depoimentos de ex-alunos e elaborando casos de sucesso, mas o melhor cenário é quando você consegue que esses clientes falem ativamente de você para o mercado.

É claro que oferecer uma experiência que encante e conquiste seus atuais clientes é imprescindível para formar promotores da sua marca, mas é importante também cuidar da boa comunicação e manutenção do relacionamento entre a sua escola e essa comunidade de embaixadores.

Diversas escolas prezam por manter comunidades ativas e engajadas de ex-alunos — promovendo a troca entre esses antigos estudantes, compartilhando conteúdos relevantes e estimulando a interação entre os membros — e essa é uma estratégia muito interessante para manter o nome da sua escola sempre em alta no mercado.

Vídeo marketing

Pode parecer trivial, mas a simples adoção de vídeos em sua estratégia de comunicação pode trazer impactos positivos no seu resultado final.

O relatório Content Trends — Educação, da Rock Content, mostra que as instituições de ensino consideram o uso de vídeos uma das ferramentas mais importantes para a aquisição de novos estudantes. Conteúdos em vídeo não exigem muito esforço por parte dos espectadores — é só dar play e esperar o conteúdo se reproduzir na sua frente; por isso as pessoas são mais inclinadas a assistir a um vídeo curto do que a ler um texto com o mesmo conteúdo.

Atualmente existem diversas opções de ferramentas disponíveis para gravar e editar vídeos, as próprias funcionalidades disponíveis no Instagram, por exemplo, ajudam a facilitar bastante essa tarefa. O importante é identificar qual mensagem você deseja comunicar com seus vídeos e qual é o melhor canal para divulgar isso.

Por exemplo: que tal produzir uma série de vídeos sobre os diferentes cursos da sua escola explicados pelos próprios estudantes que já concluíram os estudos ou estão estudando atualmente? Pode ser uma ótima oportunidade para já explorar a prova social.

Vantagens e benefícios

Uma regra de ouro do marketing é que você deve conhecer seu público. Saber de fato quem são seus potenciais clientes permite que você construa uma oferta de valor verdadeiramente focada nas necessidades daquele público específico, aumentando o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, você deve ser capaz de identificar quais são as possíveis dificuldades que as pessoas estão encontrando para contratar seus serviços e trabalhar para eliminá-las.

Se você percebe que muitos potenciais clientes reclamam que seu conteúdo é muito extenso e que os cursos levam muito tempo para serem completados, por exemplo, pode avaliar a possibilidade de dividir um curso maior em unidades mais específicas e de consumo mais rápido.

Oferecer cursos profissionais pode ser complicado quando seus estudantes já estão ativamente exercendo suas profissões no mercado de trabalho. Escolas presenciais poderiam estudar maneiras de oferecer suas aulas a distância de maneira digital, não só proporciona mais flexibilidade aos estudantes como também pode ajudar na redução de custos para a instituição de ensino.

Dinheiro também pode ser um problema. O preço dos seus cursos deve ser capaz de cobrir todos os custos da operação e também remunerar o trabalho de promover os serviços da sua escola, mas mesmo que você já ofereça preços competitivos é possível que o pagamento seja uma barreira para conquistar estudantes.

Nem todo estudante tem, por exemplo, limite disponível no cartão de crédito ou até mesmo a quantia necessária em dinheiro para pagar por um curso profissional. Oferecer maneiras de facilitar o pagamento, como a opção de parcelamento do pagamento em boletos, podem ajudar não só a aumentar o tamanho das suas turmas como também alcançar estudantes de diferentes classes sociais que podem ter interesse em sua instituição.

Escolas parceiras da Provi conseguem resolver esse problema usando nossos serviços financeiros. Com a nossa ajuda, sua escola tem a garantia de receber à vista o pagamento pelo curso vendido e o estudante consegue iniciar os estudos de maneira mais fácil, rápida e condizente com a sua capacidade financeira para pagamento, beneficiando assim os dois lados.


Fato é que sua escola precisa estar constantemente buscando maneiras de se destacar no mercado e conquistar sucesso nos negócios. Não existe fórmula mágica e nem caminho fácil, mas pode ter certeza que as escolas parceiras da Provi contam com uma boa força durante essa jornada.

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Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.