O que é e como fazer uma vitrine online

Aprenda a importância de uma vitrine online e como usar esse recurso para destacar seus produtos digitais da concorrência e aumentar as vendas.

Se você acha que vitrine é uma preocupação apenas para quem tem uma loja física e precisa exibir seus produtos para quem passa por ali, você está muito enganado.

Além de se preocupar com a qualidade do conteúdo e o valor que eles entregam ao público, quem trabalha com cursos e produtos digitais também precisa construir uma boa vitrine online para destacar suas ofertas e chamar a atenção dos clientes em potencial.

O que é vitrine online?

Vitrine online, ou vitrine virtual, é um lugar onde você vai apresentar todos os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio digital.

Assim como nas lojas físicas, as vitrines online também devem estar preocupadas com a apresentação visual de todas as ofertas de uma empresa, criando uma experiência agradável para o consumidor desde o primeiro contato com a sua marca.

Por que ter uma vitrine virtual?

Além de servir como um catálogo de tudo o que você oferece, a vitrine também ajuda a aumentar as suas vendas ao destacar a sua marca a partir da maneira como as suas ofertas são apresentadas ao público.

Quando bem construída, uma vitrine online pode trazer benefícios como:

Aumento da taxa de conversão

Quando um infoprodutor realiza um novo lançamento, ele quer que a landing page desse lançamento esteja perfeita para ser uma grande ferramenta de persuasão e gerar mais vendas, certo? Esse é o mesmo pensamento que deve ser aplicado às vitrines online.

Uma vitrine online que exibe seus produtos digitais de maneira diferenciada e atrativa, com todos os detalhes necessários para conquistar o público, é uma parte essencial da sua estratégia de conversão de clientes.

Fidelização dos clientes

Quando bem elaborada, a vitrine online do seu negócio digital atua como um lugar em que seus clientes podem consultar todas as suas ofertas e novos lançamentos.

Assim, é mais fácil que as pessoas que já conhecem a sua marca voltem a comprar com você por saberem exatamente onde procurar as soluções que elas precisam.

Maior versatilidade

Dependendo do nível de elaboração que você utilizar na sua vitrine online, é possível torná-la cada vez mais refinada para ser organizada e apresentada da melhor maneira ao seu público.

Além de considerar as maneiras como as pessoas podem navegar, ordenar e filtrar o conteúdo da sua vitrine online, a parte visual dessa ferramenta também pode ser trabalhada para oferecer formas diferenciadas de exibir suas ofertas.

Personalização

Um dos benefícios de uma vitrine online em relação às vitrines físicas é que na primeira opção você pode usar o poder da tecnologia para personalizar sua vitrine de acordo com o perfil e os interesses de cada cliente.

Ao coletar dados que permitam identificar qual é o tipo de cliente que está acessando a sua vitrine em cada momento, você pode configurar a vitrine para apresentar apenas as ofertas mais adequadas para cada pessoa, aumentando as chances de vendas.

Vínculo emocional com o consumidor

Um benefício que acaba surgindo como resultado da combinação dos pontos apresentados até aqui, o vínculo do consumidor com a marca surge quando ele se sente satisfeito e bem atendido pelo seu negócio.

A boa experiência de compra e a sensação de confiança transmitida durante o contato do cliente com a sua marca contribui para estreitar o relacionamento entre as partes, o que tende a aumentar o valor daquele cliente ao longo do tempo.

Quais as principais estratégias de vitrine virtual?

Existem diversas estratégias para aumentar a eficácia da sua vitrine online, cada uma com um objetivo ou foco específico. Abaixo você confere algumas das principais alternativas e como podem ser utilizadas.

Vitrine por faixa de preço

Uma maneira bem comum de organizar vitrines online é por faixa de preço, e você pode usar isso ao seu favor.

Se você percebe, por exemplo, que os seus produtos digitais mais vendidos estão na faixa dos R$500, garanta que a sua vitrine apresente logo de cara os produtos que se encaixam nessa categoria.

Vitrine por maior desconto

Todo mundo gosta de desconto – a Black Friday que o diga -, e organizar a sua vitrine para dar destaque aos produtos com maiores descontos também pode ajudar nas vendas.

Permita que os usuários naveguem entre os descontos disponíveis e chame atenção para os produtos oferecidos com desconto para tentar converter mais vendas com a ajuda dessas ofertas.

Vitrine por maior volume de estoque

Uma estratégia útil para quem vende produtos físicos é dar destaque aos produtos que você tem em maior quantidade no estoque.

Além de oferecer descontos nesse tipo de produto, destacá-los na vitrine online pode ajudar a reduzir a quantidade parada desses produtos e melhorar a sua gestão de estoque.

Vitrine por mais abandonados no carrinho

É comum que as pessoas coloquem seus produtos no carrinho e acabem abandonando a compra, inclusive existem estratégias para recuperação de carrinho que podem ajudar com esse problema, mas você também pode usar essa inteligência para organizar a sua vitrine online.

Entenda quais são esses produtos e invista em uma melhoria da sua apresentação e das informações de cada um deles para garantir que eles não sejam mais abandonados pelos próximos clientes.

Vitrine por mais procurados

A lógica aqui é simples: produtos mais procurados costumam ter as maiores chances de serem vendidos.

Vale a pena analisar constantemente quais são os produtos digitais mais buscados pelo seu público e dar destaque a eles na sua vitrine online como forma de impulsionar as vendas.

Vitrine por mais rentáveis

Mais uma análise importante a ser feita para aumentar a lucratividade do seu negócio é entender quais são os produtos mais rentáveis oferecidos por você.

Identificar esse tipo de produto nas suas ofertas vai te ajudar a escolher quais ofertas destacar na sua vitrine e garantir que elas sejam vistas pelo público que navega em sua vitrine online.

Vitrine por mais vendidos

Similar à estratégia dos produtos mais buscados, organizar sua vitrine online de acordo com os produtos mais vendidos também é uma maneira de aproveitar a popularidade de certos produtos e incentivar mais clientes a comprar essas opções.

Como montar uma vitrine online impecável?

Pode parecer um pouco óbvio, mas vale reforçar: a sua vitrine online deve refletir a identidade visual do seu negócio como um todo. Isso significa seguir o mesmo estilo de comunicação e design geral que você já utiliza em outros pontos de contato com o seu público, como publicações em redes sociais e o próprio site da marca.

Partindo desse princípio, aqui vão alguns pontos importantes para criar uma vitrine online impecável:

1. Layout responsivo

É cada vez mais comum que as pessoas usem seus celulares ou smartphones para navegar na internet, por isso é essencial que a sua vitrine online tenha uma boa navegação tanto no desktop quanto no mobile – ou seja, a vitrine precisa ser responsiva.

2. Banners e pop-ups bem organizados

A principal ideia da vitrine online é mostrar seus produtos de forma clara e fácil de navegar, por isso é importante garantir que qualquer tipo de banner ou pop-up utilizado não atrapalhe a navegação do usuário com informações irrelevantes.

3. Cores contrastantes

Uma técnica bastante utilizada em landing pages, usar cores contrastantes é uma forma de chamar a atenção do seu público para as ações que você quer que ele realize. Se a sua vitrine online utiliza cores mais sóbrias como cinza, branco e preto, por exemplo, usar cores bem contrastantes como verde ou azul nos botões de compra é uma forma de incentivar o público a executar essa ação.

4. Imagens e elementos otimizados

Um aspecto importante de qualquer site é a velocidade de carregamento, pois é muito fácil uma pessoa abandonar o seu site se ele é daqueles que demoram muito tempo para carregar. Garantir que a sua vitrine online está tecnicamente otimizada com imagens no tamanho adequado, por exemplo, facilita o carregamento rápido e contribui para uma experiência positiva do seu usuário.

5. Crie vídeos para seus produtos

Além de fotos apresentando seu produto, usar vídeos é uma forma de transmitir muito mais informações e destacar seu produto da concorrência – principalmente quando estamos falando de produtos digitais. Crie vídeos apresentando de forma atrativa cada uma das suas ofertas e disponibilize esse recurso como mais uma opção para quem estiver conferindo a sua estante virtual.

6. Capriche na descrição

Além de contribuir para o SEO e ajudar seu negócio a aparecer mais facilmente nos resultados de busca do Google, criar boas descrições de cada um dos seus produtos é um elemento essencial para aumentar o número de vendas na sua vitrine online.

Como criar uma vitrine virtual no Instagram?

Além de ser uma ótima opção para a divulgação dos seus produtos e comunicação em geral com o público, o Instagram lançou recentemente uma função chamada Collections. Essa ferramenta é especialmente útil para quem vende na internet porque ela é basicamente uma vitrine online dentro da sua própria página na rede.

Confira o que precisa ser feito para utilizar essa ferramenta no seu negócio digital:

Crie um perfil comercial

Além de permitir que você acesse diversos recursos interessantes para quem tem um negócio digital, ter um perfil comercial no Instagram também é um requisito para começar a criar a sua vitrine online na plataforma. 

Tire fotos de qualidade

Toda a plataforma do Instagram gira em torno de fotos e vídeos de qualidade, por isso é essencial investir em belas imagens do seu produto para se destacar da concorrência. Falando de produtos digitais, isso significa montar uma imagem legal com um design chamativo para garantir a atenção e o interesse do público.

Use o Instagram Compras

Para aproveitar todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma, vale também utilizar o recurso do Instagram Compras, ou Instagram Shopping. Essa ferramenta permite que você realize a venda dos seus produtos digitais diretamente no Instagram, e pode ser ativada para servir como mais um canal de vendas para o seu negócio.

Conclusão

Uma vitrine online bem feita ajuda o seu negócio a criar uma boa impressão logo de início, além de ser uma parte importante da sua estratégia de conversão de novos clientes.

Investir em uma boa vitrine online é uma ótima forma de mostrar todos os seus produtos digitais para o mercado, principalmente quando o público está buscando intensamente por boas ofertas como na época da Black Friday.

Com as dicas acima você já sabe os principais pontos a se levar em consideração na criação da sua vitrine online, mas se quiser também pode conferir alguns insights sobre como criar uma campanha de sucesso na Black Friday acessando o material exclusivo criado pela Provi. É só clicar aqui.

Se quiser saber como a Provi pode ainda ajudar o seu negócio digital aumentando as vendas com uma solução de checkout completa, entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos alavancar os seus resultados hoje mesmo.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.