O que é e como funciona o Facebook Ads: como criar campanhas

Veja como funciona o Facebook Ads e como essa ferramenta pode alavancar a sua estratégia de marketing digital para aumentar as vendas.

Quem trabalha com cursos e outros produtos digitais sabe que um marketing digital eficaz é essencial para garantir a receita e os bons resultados do negócio ao longo do tempo.

Embora existam diversas ações e canais diferentes que podem ser explorados para atrair o seu público alvo até o seu site, uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas por quem investe em campanhas online é o Facebook Ads

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios e mídia paga da Meta Inc. Apesar do nome destacar apenas a rede social mais utilizada do grupo, o Facebook, quem utiliza o Facebook Ads pode também distribuir seus anúncios na rede irmã: o Instagram.

A plataforma permite não apenas combinar a base de usuários de duas redes sociais gigantes, como também oferece uma extensa variedade de formatos de anúncios para que você possa criar campanhas altamente eficazes para a sua marca.

Por que usar o Facebook Ads?

É sempre importante lembrar que nem sempre todos os canais de comunicação vão funcionar bem para todos os tipos de negócios, por isso é importante entender quais são as suas metas e objetivos para fazer uma escolha consciente.

Dito isso, existem 4 principais motivos que tornam o Facebook Ads uma ótima opção para as suas campanhas digitais:

  1. Grande base de usuários. Com mais de 4 bilhões de usuários somando as bases do Facebook e do Instagram, é quase certeza que o seu público alvo usa essas plataformas e pode ser atingido por seus anúncios nesses canais.
  2. Variedade de formatos de anúncios. Além de criar banners com imagens estáticas simples, o Facebook Ads permite que você teste diferentes formatos para otimizar os resultados das suas campanhas, indo desde textos simples até vídeos, carrosséis e stories.
  3. Alto poder de segmentação. Com dezenas de características demográficas e comportamentais para definir o alvo das suas campanhas, é possível criar um foco muito segmentado para atingir apenas quem realmente importa para o seu negócio.
  4. Possibilidade de testagem e otimização constante. A plataforma do Facebook Ads organiza diversas métricas sobre suas campanhas e permite que você realize testes frequentemente para ajustar os anúncios futuros com base nos resultados históricos.

Como usar o Facebook Ads?

Começar a usar o Facebook Ads é bastante simples, e o principal requisito é que você tenha uma página comercial no Facebook ao invés de apenas um perfil pessoal.

Para criar uma página, caso você ainda não tenha uma, basta acessar o Facebook e clicar primeiro no botão do menu no canto superior direito da página e, depois, clicar em Page ou Página:

O Facebook vai te levar para a tela de criação de página, onde você vai precisar preencher algumas informações gerais como o nome da página, a categoria e uma breve descrição, além de outros detalhes que podem ser adicionados depois.

Com uma página criada, você já pode começar a trabalhar na criação das suas campanhas no Facebook Ads.

Como entrar no Facebook Ads?

Assim como você fez para criar uma página, para entrar no Facebook Ads é só clicar primeiro no botão do menu no canto superior direito da página e, depois, clicar em Ad ou Anúncio:

Depois de clicar, você vai chegar na central de gerenciamento das suas campanhas e anúncios no Facebook Ads, onde você vai fazer todas as configurações necessárias para quando você for criar uma nova campanha na plataforma.

Como funciona o pagamento de anúncios no Facebook?

Sendo uma ferramenta global, o Facebook Ads oferece várias formas de pagamento que podem ser diferentes de acordo com o país e a moeda da região.

No Brasil, é possível fazer o pagamento dos anúncios incluindo um cartão de crédito ou débito na sua conta, ou mesmo cadastrando uma conta do PayPal na plataforma. Outra alternativa para o país é o pagamento via boleto, mas vale lembrar que esse método pode atrasar o lançamento das suas campanhas, já que existe um período de espera até o banco reconhecer o pagamento do boleto e disponibilizar o saldo na plataforma.

Quanto é o Facebook Ads?

O custo de anunciar no Facebook Ads vai sempre variar de campanha para campanha, já que a plataforma vai cobrar apenas pelos resultados gerados por ela de acordo com um orçamento definido por você mesmo.

Você pode fazer campanhas que custam R$20 ou até campanhas que custam R$20.000, mas o mais importante é estar sempre acompanhando as métricas disponibilizadas pela plataforma para conseguir otimizar os resultados e conseguir alcançar o maior retorno possível com o total investido.

O que é erro de conta no Facebook Ads?

Existem dois principais erros que podem aparecer quando você tentar acessar o Facebook Ads. São eles:

  1. Falha no pagamento. Isso pode acontecer caso a forma de pagamento que você cadastrou dê algum problema, e basta atualizar esse método de pagamento para corrigir o erro.
  2. Conflitos com os termos de uso e a política da plataforma. Existem casos de publicidade que podem ser identificados como negativos pelo Facebook Ads, como anúncios sensacionalistas, mentirosos ou de baixa qualidade, e para resolver esse erro você pode atualizar seus anúncios ou solicitar uma revisão do próprio Facebook.

Como funciona o Facebook Ads?

Apesar de ser bastante simples começar a usar o Facebook Ads para suas campanhas digitais, existem muitos termos, conceitos e práticas que você vai precisar levar em consideração se quiser atingir os melhores resultados com seus anúncios.

Agora você confere alguns desses elementos importantes para ter em mente quando estiver cuidando das suas campanhas pagas:

Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios é a parte do Facebook Ads criada para você organizar e gerenciar todas as frentes de anúncios do seu negócio.

É nele que você vai gerenciar as suas páginas, contas, anúncios e até adicionar colaboradores internos e externos para ajudar com esse trabalho.

Ad ou Anúncio

Ad é simplesmente o termo em inglês para anúncio, e esse é o elemento da sua campanha que vai realmente atingir o público definido.

O anúncio inclui tanto a parte visual e de conteúdo (como as imagens e os textos usados), quanto a segmentação de público desejada para aquela peça.

Pixel de conversão

O pixel de conversão ou pixel do Facebook é um pequeno código inserido no seu site para que seja possível medir a eficácia das campanhas digitais realizadas via Facebook Ads por meio do comportamento dos visitantes do seu site.

Usando esse pixel, os anunciantes do Facebook Ads conseguem ter certeza de que estão impactando as pessoas certas, otimizar as campanhas para gerar mais resultados e medir a qualidade dos anúncios utilizados.

Feed de notícias

Feed ou feed de notícias é a parte principal do Facebook, que é onde os usuários procuram e encontram todo o conteúdo disponível na rede social.

É aquela tela interminável que mostra tudo o que é publicado no Facebook, sejam publicações gratuitas (também chamadas de orgânicas) ou publicações pagas como os seus anúncios.

Publicação impulsionada

As publicações impulsionadas são anúncios que usam aqueles conteúdos já publicados gratuitamente na sua página do Facebook mas que receberam uma verba de investimento para alcançar um público ainda maior ou atingir um grupo específico de usuários.

Publicação patrocinada

Similar ao tipo de anúncio anterior, a publicação patrocinada também significa um investimento realizado em um conteúdo já publicado na sua página, mas, nesse caso, o público atingido será somente quem já curtiu a sua página.

Dark post

Dark post é o anúncio que não utiliza conteúdo publicado anteriormente na sua página, e por isso o conteúdo só aparece no feed do público impactado e não pode ser encontrado no histórico de publicações da sua página.

Conversion Lift

O Conversion Lift é uma ferramenta do Facebook Ads criada para ajudar o seu negócio a mensurar os resultados adicionais gerados pelas campanhas digitais no Facebook, agindo como uma ferramenta para identificar o impacto da sua estratégia digital e o retorno do investimento realizado.

ROAS (Return Over Ad Spend)

O termo ROAS pode ser traduzido como Retorno Sobre Gasto em Anúncios, e é basicamente o retorno sobre o investimento realizado nas campanhas de mídia paga. Esse indicador mostra quantos reais foram gerados para o seu negócio a cada real investido em anúncios.

Teste A/B

O teste A/B é uma ferramenta para otimizar suas campanhas ao comparar variações dos anúncios utilizados com pequenas mudanças durante um período de tempo. Após algum tempo, você pode comparar os resultados gerados por cada anúncio e, assim, identificar qual teve a melhor performance e deve ser mantido.

Impressões

Uma impressão significa uma visualização do seu anúncio. Por exemplo: se uma pessoa vê o seu anúncio cinco vezes, isso significa que o seu anúncio teve alcance = 1 e impressões = 5.

Central de criativos

A central de criativos é uma seção dentro do Gerenciador de Negócios que permite que você gerencie todos os seus anúncios, além de criar diferentes formatos, analisar o desempenho de cada um e também navegar entre exemplos selecionados pela plataforma.

Cliques

Provavelmente o elemento mais auto explicativo dessa lista, um clique é quando o usuário clica no seu anúncio. O tipo do clique pode variar de acordo com o objetivo da sua campanha, como a visita ao seu site ou o download de um aplicativo.

Visualizações de vídeo

Assim como as impressões, as visualizações são o número de vezes que seu vídeo foi visualizado pelo público – no caso do Facebook Ads, são contabilizadas as visualizações que duram ao menos três segundos.

Conversões

A conversão é o resultado esperado pelo seu anúncio, a ação realizada pelo público após ter contato com a sua campanha. Se o seu objetivo com um anúncio é vender um curso, por exemplo, e um usuário compra seu curso após ver o anúncio, isso é uma conversão.

Como criar uma campanha no Facebook Ads?

Como já foi dito no começo deste texto, se você já tem uma página comercial criada no Facebook, já é possível começar a criar suas campanhas no Facebook Ads.

1. Abra o Gerenciador de Negócios

O primeiro passo para criar uma campanha é abrir o Gerenciador de Negócios e clicar no botão Criar.

2. Defina um objetivo

Ao criar uma nova campanha, você vai precisar definir qual é o seu objetivo de marketing. Cada objetivo tem uma descrição oferecida pelo próprio Facebook Ads e assim você pode escolher o mais adequado entre as opções disponíveis nas categorias de Reconhecimento, Consideração e Conversão.

Além de definir o objetivo, nesse passo você também pode escolher se quer criar um teste A/B e se quer seguir com a criação utilizando a otimização do orçamento da campanha.

3. Segmente o público

Uma das principais forças do Facebook Ads é seu poder de segmentação, e é nessa etapa que você vai explorar todas as opções disponíveis para definir o público-alvo da sua campanha digital.

Conforme você navega entre as características disponíveis para a segmentação, o Facebook Ads vai exibir uma estimativa de resultados e o tamanho potencial total do público definido, o que vai ser útil para orientar a sua segmentação.

Seja criativo e analítico para criar uma segmentação que esteja alinhada ao público-alvo da sua marca e aos objetivos da sua campanha. Vale explorar todas as possibilidades oferecidas pela plataforma: desde a segmentação por localização geográfica e dados como gênero e idade até características profissionais, interesses pessoais e outros filtros comportamentais.

Lembre-se também que é possível salvar a segmentação que você criou para usar novamente em outras campanhas de maneira mais prática.

4. Escolha o posicionamento do anúncio

Agora você vai escolher a localização dentro da plataforma em que seu anúncio será exibido para a segmentação definida. Além de escolher entre exibir ou não seus anúncios no Instagram além do Facebook, você vai também decidir entre os dois tipos de posicionamento:

  1. Posicionamentos automáticos. É a opção recomendada, onde o próprio Facebook vai fazer os ajustes necessários de acordo com o seu orçamento.
  2. Posicionamentos manuais. É a opção em que você escolhe por conta própria os lugares para mostrar seu anúncio.

5. Defina o controle de gastos e a otimização

Nessa etapa, você vai definir quanto vai pagar por cliques no seu anúncio e qual a programação de exibição que a sua campanha vai seguir.

Se você quer levar usuários para o seu site, por exemplo, pode optar por uma estratégia de Custo Por Clique (CPC), e também definir as datas e horários em que os anúncios serão exibidos ao público segmentado.

6. Crie o conteúdo do anúncio

Depois de toda essa configuração técnica, chegou a hora de definir de fato a cara do seu anúncio para garantir que vai chamar a atenção do público.

Nessa etapa você vai colocar as imagens, vídeos ou textos que serão exibidos durante a sua campanha, além de escolher o formato dos anúncios, os links que deseja adicionar, e também definir o botão da ação que você quer que o público clique.

Depois de finalizar o anúncio, pode ser que ele fique algum tempo em análise pelo Facebook Ads antes de começar a ser divulgado e trazer resultados. Isso é normal, e você sempre pode fazer ajustes para corrigir qualquer problema que tenha aparecido.

Dicas para otimizar anúncios no Facebook

Deu para perceber que apesar de o Facebook Ads ser uma plataforma simples e intuitiva para a criação de campanhas digitais, também existem pontos de atenção para garantir o resultado e a eficácia do seu investimento.

Lembre-se sempre dos quatro elementos essenciais para uma campanha de sucesso:

Objetivo

O Facebook Ads oferece vários objetivos disponíveis para suas campanhas na plataforma, e eles são úteis tanto para negócios que querem se tornar mais conhecidos quanto quem quer focar no aumento das vendas.

Leia com calma as diferenças entre os diferentes objetivos e escolha aquele que mais fizer sentido para o momento do seu negócio e para as suas próprias metas e expectativas com a campanha criada.

Criatividade

No fim das contas, não adianta nada ter uma campanha tecnicamente perfeita com todas as configurações bem definidas e usar anúncios entediantes e que não se destacam para o público alvo.

Independentemente de qual o formato dos seus anúncios, invista na criatividade para elaborar imagens, textos e vídeos que chamam a atenção do público e incentivam as pessoas a interagir com a sua marca e tomar a ação que você deseja.

Público

Mesmo que o Facebook Ads ofereça dezenas de opções de segmentação diferentes, todos esses recursos só vão trazer resultados reais se você souber quem é o público certo para a sua marca e para aquela campanha específica.

Use o poder de segmentação do Facebook ao seu favor, mas não deixe de investir em um trabalho de pesquisa e análise do seu negócio e mercado para entender o perfil de quem realmente tem mais chances de comprar seus produtos e serviços.

Investimento

Fazer uma campanha digital significa fazer um investimento financeiro – e você quer ter certeza de que esse dinheiro vai trazer resultados reais para o seu negócio.

Comece com calma, investindo valores mais reduzidos até ter mais familiaridade e domínio do Facebook Ads para sentir segurança em colocar mais dinheiro do jeito certo e não acabar desperdiçando seus recursos em uma estratégia que não traga um retorno relevante.

Conclusão

O Facebook Ads é uma ferramenta poderosa para a realização de campanhas digitais altamente segmentadas e personalizadas de acordo com os seus objetivos de negócio.

Agora que você sabe alguns dos conceitos mais importantes para trabalhar com mídia paga e também como funciona o Facebook Ads, comece a fazer o seu planejamento para montar uma campanha alinhada às suas expectativas e necessidades e aproveitar mais esse canal de aquisição de clientes.

Se você quiser garantir que o público que você está trazendo com as suas campanhas do Facebook Ads vai concluir uma compra com você, é bom garantir que o seu negócio oferece várias opções de pagamento diferentes em uma plataforma de checkout completa e segura como a Provi. Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos trabalhar juntos e melhorar ainda mais os resultados das suas campanhas digitais.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.