Como gerar receita incremental em instituições de ensino?

Formas alternativas de pagamento e parcerias com soluções financeiras de qualidade podem ser a chave para melhorar os seus resultados. Veja como gerar receita incremental em instituições de ensino.

Todo negócio apresenta basicamente a mesma estrutura de organização. Alguém faz um investimento inicial para começar uma empresa, vende produtos ou serviços para gerar alguma receita, usa parte desse dinheiro para pagar os custos envolvidos no negócio e o valor que sobra é o lucro de toda a operação. Nenhuma novidade até aqui, mas é claro que diferentes tipos de negócio apresentam suas particularidades.

Imagine uma empresa do ramo de transportes, por exemplo, como uma companhia aérea. A empresa faz todo um investimento em estrutura, funcionários e etc. para ter uma operação de qualidade, e obtém a sua receita ao vender passagens em cada viagem.

Essa receita das passagens é o que vai pagar pelos custos da empresa (incluindo custos daquela viagem em específico, como o combustível) e gerar lucro para a empresa no fim das contas. Isso significa que um avião que decola com todos os assentos ocupados é ótimo para a empresa, mas o que acontece quando não é esse o caso?

A viagem não pode ser cancelada se apenas metade das poltronas foram vendidas, mesmo que a receita dessas passagens não cubra os custos da viagem. É aí que entra a receita incremental.

O que é receita incremental

Para um avião com poltronas vazias prestes a decolar, qualquer nova passagem vendida é uma forma de melhorar o resultado financeiro daquela viagem, já que os custos serão basicamente os mesmos levando mais ou menos passageiros.

Sabendo disso é que as companhias aéreas costumam oferecer passagens mais baratas em voos de última hora, abaixando os preços de cada venda mas gerando uma receita que não conseguiria de outra forma – a já falada receita incremental.

É claro que, no exemplo do avião, a venda de mais uma passagem também vai ter um aumento no custo marginal – mais uma refeição que será servida na viagem, por exemplo – mas a empresa consegue calcular esse custo para saber qual o valor mínimo a ser cobrado nessa passagem de última hora para garantir uma receita incremental que seja vantajosa para o negócio.

Receita incremental em instituições de ensino

O exemplo do ramo de transportes permite um entendimento simples do que é receita incremental, mas essa não é uma característica exclusiva desse ramo. Escolas, infoprodutores e instituições de ensino no geral também devem se atentar a esse fenômeno para atingir bons resultados de negócio.

Digamos que a infoprodutora Mariana ofereça um curso online de oratória, mas o período de vendas vai encerrar em uma semana e ela ainda não conseguiu fechar uma turma com o número ideal de estudantes. Cada nova matrícula que ela conquistar nessa etapa vai aumentar pouco – ou nada – os seus custos, mas a receita vai contribuir diretamente para que ela tenha um lucro maior no fim das contas.

Como conseguir receita incremental

No mercado de educação, uma ótima maneira de conquistar essa receita incremental é aumentando o público potencial. Quanto mais gente interessada puder comprar seu curso, mais chances você tem de conseguir mais vendas, por isso é essencial pensar em formas de facilitar o acesso ao seu conteúdo.

Muita gente deixa de comprar um curso ou investir em educação simplesmente por não ter, naquele momento, os recursos financeiros necessários para confirmar sua matrícula.

Mesmo formas alternativas de pagamento como o parcelamento no cartão podem não ser suficientes para resolver esse problema, já que o limite de crédito pode ser mais uma barreira.

Isso é o que mostra a importância de promover o acesso à educação oferecendo formas alternativas de pagamento, como o financiamento educacional e o parcelamento por boletos. Essas soluções financeiras permitem que você venda seu conteúdo para pessoas que não teriam outra forma de comprá-lo, garantindo a geração de receita incremental para o seu negócio.

A Provi é uma fintech especializada em crédito educacional que já disponibilizou mais de 50 milhões de reais para financiamento de educação.

Com mais de 350 empresas parceiras no mercado usando ativamente as soluções financeiras da Provi, já existem relatos de parceiros que conquistaram até 35% de aumento nas vendas obtidas pela parceria – um resultado excelente para quem busca receita incremental nos negócios.

Se você quer aumentar as suas vendas como infoprodutor ou instituição de ensino profissional, entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos encontrar a solução mais adequada para conquistar receita incremental na sua operação e garantir resultados ainda melhores para o seu trabalho.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.