Como melhorar as vendas de cursos e produtos digitais

Aumentar as vendas é um desafio constante para quem trabalha com cursos digitais. Por isso, separamos algumas dicas importantes para ajudar você nessa jornada.

Com cada vez mais pessoas acostumadas a realizar grande parte de suas atividades de maneira digital, os cursos online continuam sendo uma tendência em alta para a educação profissional.

Essa oportunidade já foi percebida por infoprodutores e outros profissionais que trabalham na criação e oferecimento desse tipo de produto digital, mas isso também significa que a concorrência nesse mercado vem crescendo, e se destacar para conquistar mais vendas passa a ser um desafio cada vez maior.

Para ajudar você a melhorar os resultados dos seus negócios gerando mais matrículas e aumentando as vendas, aqui vão alguns pontos e estratégias importantes para o sucesso do seu curso digital.

Incentive a fidelização de clientes

Se conquistar um novo cliente é tão difícil, uma boa estratégia para aumentar as vendas pode ser aproveitar o público que já conhece e gosta do seu produto digital.

Acompanhar de perto que tipo de pessoa está comprando seu curso permite identificar tanto a satisfação geral em relação ao seu conteúdo quanto outras necessidades que esse público tem, o que são informações valiosas para a criação de novas ofertas que possam atrair o mesmo público novamente.

Aproveite o momento logo após a conclusão do curso para fazer uma oferta personalizada para esses estudantes, oferecendo condições especiais em um novo produto que pode complementar a formação anterior.

Dessa forma você aproveita que o público já está acostumado a estudar e já sabe que você oferece um conteúdo de qualidade para conseguir aumentar as vendas do curso sem ter que atrair novas pessoas desde o início.

Crie landing pages atrativas

Uma landing page nada mais é do que uma página com o objetivo fazer uma pessoa executar uma ação específica, o que muitas vezes é o preenchimento de um formulário com informações de contato.

Landing pages são ferramentas poderosas para coletar informações de pessoas interessadas no seu produto digital quando atreladas a alguma oferta relevante – afinal, você precisa oferecer algo valioso se quiser as informações do seu público em troca.

Uma boa ideia pode ser oferecer um ebook resumindo tópicos importantes do seu curso para chamar a atenção de quem se interessa pelo assunto ou até mesmo criar uma landing page oferecendo uma primeira aula grátis, o que ajuda a atrair gente interessada especificamente no seu produto digital e ainda oferece uma oportunidade de mostrar a qualidade do seu conteúdo.

Nesse link você confere algumas dicas práticas sobre como criar uma boa landing page, abordando desde ideias de conteúdos quanto orientações sobre texto e design.

Use a prova social na comunicação

A prova social é um conceito interessante que já apareceu aqui no blog em nosso artigo sobre dicas para melhorar o marketing escolar, e isso não poderia ficar de fora quando o assunto é aumentar as vendas.

Esse conceito diz que a sua autoridade aumenta quando as pessoas veem outros falando bem do seu produto ou da sua marca. Trazer esse tipo de validação social para a sua comunicação ajuda o seu público a ter mais segurança e, consequentemente, comprar mais.

Algumas boas formas de utilizar a prova social podem ser:

  • Depoimentos de clientes. Crie o hábito de pedir aos seus clientes para compartilharem um depoimento após a conclusão do seu curso e use esse conteúdo em sua comunicação, de landing pages a publicações em mídias sociais. Ainda melhor é conseguir a permissão para usar o nome e uma foto da pessoa que deu o depoimento para reforçar a veracidade daquela informação.
  • Números de sucesso. Se você prefere não pedir depoimentos para seus clientes mas ainda assim quer usar a prova social, exibir números do seu curso podem atuar da mesma forma. Mostrar quantas pessoas já compraram o seu curso, por exemplo, reforça a autoridade dele como um produto digital de sucesso – o que também deixa o público mais confiante na hora da compra.

Facilite o acesso ao seu produto digital

Não adianta nada ter um curso digital de altíssima qualidade e uma comunicação super atrativa se o seu curso é inacessível para o público.

Muita gente procura cursos digitais como forma de mudar de carreira ou aumentar a geração de renda, o que significa que o próprio pagamento do seu produto digital pode ser uma grande barreira na hora de aumentar as vendas. Por isso, oferecer formas alternativas e facilitadas de pagamento é essencial para que você consiga conquistar ainda mais vendas para o seu negócio.

Ofereça pagamento via cartão de crédito, parcelamento por boleto e até mesmo a opção de financiamento do curso para garantir que seus clientes tenham sempre a melhor opção para conseguir comprar o seu produto, e para saber como você pode oferecer todas essas facilidades de pagamento no seu curso digital é só clicar aqui.

Invista nas mídias sociais

Uma maneira poderosa e que pode ser muito barata para conseguir se comunicar com o seu público é por meio das mídias sociais, seja Facebook, Instagram, LinkedIn ou qualquer uma que fizer sentido para você e sua audiência.

As mídias sociais permitem que você crie uma comunicação simples e direta com quem realmente importa, usando as opções de segmentação em publicações pagas para atingir pessoas com o perfil específico que pode ter interesse no seu produto digital.

Apesar de as publicações pagas serem uma opção bastante relevante para se comunicar nas mídias sociais por conta de sua capacidade de segmentação, você também pode contar com a publicação de conteúdo orgânico, ou seja, de forma gratuita.

Tanto a opção paga quanto a orgânica dependem da qualidade da sua comunicação para trazer resultados reais, por isso é importante entender não só com quem você precisa falar nesses canais como também o que essas pessoas precisam ouvir para comprar seus cursos.

A Provi sabe que você já tem muito trabalho para conseguir oferecer um curso digital de qualidade sem ter que cuidar de todo o processo de pagamento e cobrança dos seus estudantes, e é por isso que estamos aqui para ajudar o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos alavancar as suas vendas e, juntos, revolucionar a educação no Brasil.

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Felipe Felix