O desafio das finanças como oportunidade de empreender

Saiba como é possível encarar o desafio das finanças como oportunidade para criar o seu próprio negócio digital e ganhar dinheiro empreendendo.

Um tema que praticamente todo mundo considera importante, mas que poucas pessoas realmente dominam são as finanças.

Ter uma boa saúde financeira, saber como investir o dinheiro, montar uma reserva financeira e muitos outros assuntos infelizmente ainda são entendidos por apenas uma pequena parte da população.

Enquanto essa ausência de conhecimento financeiro mostra de maneira clara como precisamos evoluir muito a educação financeira no país, ela também deixa claro que existe uma demanda por esse tipo de conhecimento – e isso pode ser uma ótima oportunidade para quem quer empreender nessa área.

Desafio de finanças, oportunidade de negócio

Uma forma de empreender que surgiu e vem crescendo muito nos últimos anos são os negócios digitais, que são projetos liderados por infoprodutores.

Apesar de existirem diversos formatos de produtos digitais oferecidos por essas pessoas, no fim das contas todos oferecem a mesma coisa: conhecimento.

Você já deve ter visto pela internet algum anúncio de ebook, live, curso ou até algo como uma trilha de conhecimento sobre algum assunto específico. Todas essas coisas são apenas diferentes abordagens usadas pelos infoprodutores para venderem seu conhecimento ao público.

Existem negócios digitais dos mais variados assuntos, desde desenvolvimento de software até confeitaria, e você já deve ter percebido que as finanças são um dos assuntos mais interessantes para esse tipo de negócio.

Por ser um tema que tão poucas pessoas dominam, existe muita gente interessada em como lidar melhor com seu dinheiro para melhorar a qualidade de vida – e quem domina o assunto pode usar esse conhecimento para criar seu próprio negócio digital.

Como começar um negócio digital em finanças

Se você já tem um bom conhecimento sobre finanças, ótimo. Isso vai te ajudar muito não só na hora de criar seus produtos digitais como também quando precisar buscar parcerias de qualidade para essa criação de conteúdo.

Além de entender o assunto que você quer trabalhar com o seu negócio digital, existem cinco passos necessários para criar um infoproduto: entender o público, conectar o produto ao público, definir a fonte do conhecimento, e formatar a oferta e definir o preço.

Entenda o público

Você já sabe o tema que quer trabalhar, mas finanças é um assunto muito amplo.

Para saber exatamente o que abordar no seu conteúdo, entenda a fundo quem será o seu público-alvo. São iniciantes querendo aprender a construir uma reserva de emergência ou pessoas já avançadas, que têm dúvidas sobre investimentos em renda variável e mercado de ações?

Tenha sempre em mente quem é o seu público para conseguir criar um infoproduto que seja realmente relevante e atrativo para essas pessoas.

Conecte o infoproduto ao público

Após entender o seu público, comece a pensar em um infoproduto com o qual as pessoas vão se conectar. Dentro do conhecimento que você já domina, o que pode ser um produto relevante para o público que você definiu?

Se você está criando um conteúdo básico sobre finanças pessoais, por exemplo, pesquise quais os tópicos mais interessantes e úteis para entregar o máximo de valor possível para quem comprar de você.

Defina a fonte de conhecimento

Não é porque você está empreendendo que precisa fazer tudo por conta própria.

É claro que o seu conhecimento em finanças vai ser muito útil para os primeiros infoprodutos que você criar, mas é importante contar com outras pessoas que podem te apoiar conforme seu negócio digital for crescendo.

Formate o infoproduto de finanças

Além de saber qual assunto será abordado no seu infoproduto, você também precisa definir qual será o formato final oferecido ao público.

É necessário decidir se você vai vender um ebook, uma série de vídeos, um whitepaper ou o que quer que seja, e também pensar em qual será o nome desse produto para o mercado.

Lembre-se sempre da complexidade envolvida em cada tipo de conteúdo. Criar um curso online pode ser muito mais trabalhoso do que fazer apenas um ebook – mas também pode ser muito mais lucrativo.

Defina o preço da sua oferta

Por fim, é hora de fechar qual será a oferta final para soltar o seu infoproduto de finanças no mercado.

Conforme você for ganhando experiência no mercado digital vai ficar mais fácil saber quanto cobrar para cada infoproduto, mas uma boa estratégia para quem está começando é pesquisar a concorrência.

Busque ofertas parecidas com a sua na internet e use essas informações como referência na hora de definir o seu preço – claro, sem deixar de considerar também os custos do seu negócio e seu próprio planejamento financeiro.

As vantagens dos negócios digitais

O mercado de produtos digitais continua sendo uma tendência e uma ótima oportunidade para quem quer empreender – especialmente com um assunto tão buscado como as finanças.

Quem decide empreender nesse tipo de negócio aproveita de algumas vantagens muito interessantes não só para o próprio crescimento do negócio, como também para a qualidade de vida de quem está empreendendo. Confira algumas dessas vantagens agora.

Flexibilidade e autonomia no trabalho

Um dos grandes atrativos de ter um negócio próprio é a flexibilidade e liberdade de trabalhar da maneira que preferir.

Além de poder criar seus próprios horários de trabalho, os infoprodutores também podem trabalhar de onde querem sem se preocupar em estar necessariamente no mesmo lugar sempre.

Essa flexibilidade é um grande atrativo, mas não esqueça que, no fim das contas, isso não pode impactar negativamente a sua produtividade para não acabar interferindo no sucesso dos negócios.

Investimento inicial baixo

Por ser um tipo de empreendimento praticamente todo criado eletronicamente, os negócios digitais não precisam de altos investimentos para começar.

Além de custos operacionais com a burocracia necessária para abrir e manter uma empresa, os infoprodutores conseguem usar dezenas de ferramentas gratuitas disponíveis na internet para fazer grande parte do seu trabalho, facilitando a criação de um negócio digital mesmo para quem não pode investir muito dinheiro logo de cara.

Alta escalabilidade

Outra vantagem dos negócios digitais é a escalabilidade, já que você pode atender com a mesma facilidade apenas um como milhares de clientes.

Infoprodutos não precisam lidar com questões de estoque, logística e outras dificuldades dos negócios tradicionais, por isso é muito fácil crescer rapidamente e aumentar a escala do negócio sem que isso crie grandes problemas ou custos adicionais.

Facilidade para os clientes

Assim como os negócios digitais tiram várias preocupações da cabeça do infoprodutor, os clientes também se beneficiam ao poderem comprar e ter acesso aos produtos de maneira fácil e prática.

Pessoas interessadas no seu infoproduto precisam simplesmente abrir a sua página de vendas, confirmar qual é o infoproduto de interesse e pronto! O acesso ao conteúdo é imediato e sem complicações.

Como vender seu produto digital de finanças

Agora que você já viu como empreender na área de finanças pode ser uma grande oportunidade, além de contar com diversas vantagens ao decidir criar um negócio digital, confira o material exclusivo da Provi com mais 5 dicas para atrair alunos para cursos sobre finanças.

Além de criar um infoproduto de qualidade, é essencial criar uma boa experiência de compra para garantir que seu negócio não vai perder nenhum cliente interessado em suas ofertas.

Como foi falado no tópico anterior, a facilidade para os clientes é uma das vantagens dos negócios digitais, e um ponto chave para essa facilidade é o oferecimento de diferentes formas de pagamento.

Além de oferecer opções comuns como pagamento por cartão de crédito à vista ou parcelado, ter opções como parcelamento via boleto ou até de crédito educacional são maneiras de atender diferentes perfis de cliente e aumentar ainda mais as suas vendas.

Além de oferecer uma plataforma completa de vendas que permite que seus clientes comprem de você usando todas as formas acima, na Provi você ainda conta com gestão de cobranças, emissão facilitada de notas fiscais, recuperação automática de carrinho e suporte para te ajudar com qualquer necessidade.

Para criar um negócio digital na área de finanças com a ajuda de uma solução de vendas utilizada com sucesso por centenas de negócios pelo país, entre em contato com o nosso time de especialistas para desenharmos juntos o futuro do seu empreendimento.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.