Dicas para divulgar cursos online da sua escola

Os cursos online vêm ganhando cada vez mais atenção no mercado de educação profissionalizante. As pessoas perceberam que optar por essa modalidade de estudos permite maior flexibilidade durante a realização do curso e muitas vezes acaba sendo também uma opção mais econômica do que a modalidade presencial.

Enquanto essa demanda crescente é ótima para os negócios da sua escola, que agora tem muito mais potenciais estudantes por aí, o mercado também acompanhou essa mudança e se tornou mais competitivo. Além de investir na melhoria do ensino para entregar um serviço de qualidade aos estudantes, as instituições de ensino que oferecem cursos online precisam também garantir que esses estudantes saibam que elas oferecem a educação que eles procuram.

Pensando em ajudar sua escola a marcar presença no mercado, esse texto vai mostrar algumas dicas que você pode seguir para chamar a atenção dos estudantes e conquistar mais oportunidades para o seu negócio.

Como divulgar cursos online?

Direcione sua comunicação

Já falamos aqui no blog da Provi sobre a importância de conhecer o seu público, mas vale a pena lembrar que esse é o passo inicial para uma estratégia de sucesso.

Estude sua base atual de clientes, veja quem costuma interagir com a sua marca em seus esforços de comunicação e construa uma estratégia focada nas necessidades e particularidades desse público específico. É claro que se a sua escola oferece diversas opções de cursos diferentes pode ser que você precise se comunicar de diferentes maneiras com cada um deles, e isso só reforça a importância de entender com quem você precisa se comunicar em cada momento.

Se você quiser começar a fazer testes menores de comunicação que não afetem todo o seu público, uma opção pode ser criar uma oferta direcionada a um nicho específico.

Selecione alguns dos seus cursos que abordam conteúdos relevantes para uma parcela específica de estudantes e a partir daí elabore uma estratégia de comunicação direcionada para esse perfil. Assim você vai começar a entender o que funciona ou não para a sua escola sem precisar mudar toda a comunicação atual.

Aproveite sua base atual

Se a sua escola já foi capaz de mostrar a um estudante que ela tem a capacidade de oferecer uma educação de qualidade, você já tem meio caminho andado com esse cliente.

Embora trazer novas pessoas para dentro do seu negócio é extremamente importante, você não pode esquecer de manter a comunicação com quem já conhece seus serviços e já teve um relacionamento anterior com a sua marca.

Uma boa opção para se comunicar com essas pessoas é por meio de e-mail marketing. É importante que você colete os e-mails de antigos clientes e potenciais interessados nos seus serviços ao longo do tempo para poder executar ações de comunicação como essa quando necessário.

Buscar re-engajar clientes que já estão na sua base pode ser mais barato do que pescar novos leads no mercado, e você ainda pode usar estratégias como benefícios exclusivos para ex-alunos da sua escola (como descontos ou conteúdos adicionais) para agregar valor tanto na fidelização desses clientes como para atrair novos estudantes, que vão enxergar a possibilidade de um relacionamento a longo prazo com a sua escola.

Promova um webinar

Webinars e outros tipos de eventos virtuais (como lives) já se tornaram algo comum nos dias de hoje e podem ser uma boa opção para chamar atenção para a sua escola. Além de ser muito mais barato do que organizar um evento presencial, pode ser uma oportunidade de mostrar que sua escola é capaz de oferecer um bom conteúdo online, aumentando a confiança nos seus cursos a distância.

Você pode conversar com seus professores para definir um conteúdo que esteja em alta ou que seja de grande interesse para os estudantes e promover um evento que mostre que sua escola domina o assunto, construindo sua reputação como especialista naquele tema. Vale a pena também buscar convidados externos que possam agregar valor ao assunto e também trazer sua própria parcela de público.

Não se esqueça de que é importante que o público interessado faça uma inscrição prévia para participar do seu webinar. Assim você pode coletar dados importantes, como endereço de e-mail, desses potenciais clientes que vão ajudar nas suas outras estratégias de comunicação.

Não esqueça de gravar o seu webinar! Dessa forma sua escola ainda pode oferecer esse conteúdo para download em uma landing page após a transmissão ao vivo do evento, aumentando o retorno de todo o investimento feito na ação. 

Invista em mídias sociais

Por fim, mas não menos importante, invista nas suas ações de comunicação em mídias sociais. Não é preciso nem falar que esse é um canal que já faz parte integral da vida da maioria das pessoas, e sua marca precisa estar lá também.

Além de permitir que você realize ações orgânicas – isso é, sem investir dinheiro – vale a pena construir uma estratégia de comunicação que utilize anúncios digitais pagos nessas redes.

As plataformas de anúncios em mídias sociais permitem que você direcione suas mensagens usando segmentações muito específicas, evitando que seu dinheiro seja desperdiçado com quem não tem potencial de ser cliente de verdade.

Você ainda pode otimizar cada anúncio de acordo com seus objetivos específicos como gerar tráfego para o seu site, aumentar o reconhecimento da sua marca, conseguir interações sociais e etc., o que valoriza ainda mais o seu investimento.

É importante entender qual mídia faz sentido para você e para seu público, mas como os custos de investimento nesse tipo de mídia costumam ser baixos, aproveite para fazer testes e encontrar a melhor opção para o seu negócio.


Construir uma divulgação sólida com seus potenciais clientes é essencial para o sucesso dos negócios, mas você também pode aumentar sua aquisição de estudantes oferecendo facilidades na hora da compra.

A Provi é uma fintech que realiza financiamento educacional para estudantes por meio de crédito descomplicado e com taxas justas. Confira nosso site para ver como podemos transformar carreiras ao mesmo tempo que alavancamos os seus negócios.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.