Dicas para vender na Black Friday e como fazer uma promoção

Confira dicas para vender na Black Friday se destacando da concorrência e garantindo a satisfação dos clientes para alavancar o seu sucesso.

Já não é novidade para ninguém que é durante a Black Friday que várias empresas lançam promoções e ofertas imperdíveis – claro, atraindo centenas de novos clientes para aumentar o número de vendas. Embora essa seja uma prática conhecida, será que você sabe quais são as melhores estratégias para realmente bater recorde de vendas durante essa época? 

Continue lendo para saber um pouco mais sobre a Black Friday e como você pode aproveitar esse momento para acelerar as suas vendas, ou clique aqui para baixar o material exclusivo da Provi com aprendizados e insights para uma campanha de sucesso na Black Friday.

De onde surgiu a Black Friday?

Como o nome em inglês já dá a dica, a Black Friday nasceu nos Estados Unidos de um termo usado na cidade de Filadélfia para se referir a uma partida clássica de futebol americano universitário que sempre acontecia entre dois grandes feriados no país: o Dia de Ação de Graças e o Natal.

Com o aumento na movimentação de pessoas pela cidade por conta da partida de futebol americano e o aumento natural nas vendas que acontece entre os feriados citados, as lojas aproveitavam essa oportunidade para liquidar seus estoques e aumentar as vendas com ofertas e promoções agressivas.

Com o tempo, o termo Black Friday foi se tornando cada vez mais conhecido como sinônimo de boas oportunidades para comprar e vender, e com o aumento do comércio pela internet essa prática acabou crescendo ainda mais e foi adotada ao redor de todo o mundo.

Black Friday no Brasil

O Brasil foi um dos países que adotou fortemente a Black Friday, com uma primeira experiência em 2010 que rendeu um faturamento de quase 3 milhões de reais para os cerca de 50 varejistas que participaram.

Se a primeira vez foi boa, a segunda mostrou que o potencial era ainda maior: em 2011 a Black Friday brasileira registrou quase 100 milhões de reais de faturamento. Desde então, a cada ano mais marcas aproveitam essa oportunidade e lançam as mais diversas promoções para garantir uma fatia de todo esse faturamento – algo que nem a pandemia conseguiu parar, com a força das lojas online ajudando a registrar um crescimento de 31% em relação ao ano anterior.

Quais os produtos e serviços mais procurados na Black Friday?

Embora empresas e lojas dos mais diversos setores participem da Black Friday, existem alguns produtos e serviços que tradicionalmente estão entre os mais buscados pelos consumidores nessa data. Alguns deles são:

  • Celulares ou smartphones
  • Eletrodomésticos
  • Televisores e equipamentos de vídeo
  • Informática em geral
  • Móveis e decoração
  • Moda e vestuário
  • Eletroportáteis
  • Viagens
  • Beleza
  • Livros e papelaria

Vale lembrar que essa lista destaca os principais, mas não os únicos interesses dos consumidores durante a Black Friday. Escolas e infoprodutores também devem ficar ligados para não perder essa oportunidade, porque seu público com certeza vai estar esperando uma oportunidade de realizar uma compra nessa época.

Dicas para vender na Black Friday

Já ficou claro que essa é uma data imperdível para quem vende algum produto ou serviço e quer aumentar muito as vendas. Mas, para conseguir realmente aproveitar essa oportunidade e ter os melhores resultados possíveis, é essencial se preparar e ter uma estratégia montada.

Por isso, a Provi preparou um material focado na Black Friday 2021 com aprendizados e insights para uma campanha de sucesso, e você pode baixar esse conteúdo clicando aqui. Além disso, separamos também algumas dicas que você confere abaixo:

1. Use uma estratégia de pré-campanha

Ao invés de esperar até a data exata da Black Friday para lançar a sua campanha, realizar uma pré-campanha pode ser uma ótima maneira de começar a chamar a atenção do mercado antes da Black Friday começar, aquecendo seu público e potencializando as vendas no geral.

2. Analise o preço dos concorrentes

Estudar a concorrência é fundamental para qualquer fase do seu negócio, mas em épocas como a Black Friday essa prática fica ainda mais importante.

Além de analisar as estratégias que os seus concorrentes estão usando para conquistar o mercado, saber os preços que eles estão praticando vai ajudar você a definir o seu próprio preço e posicionamento. Afinal, em uma época cheia de descontos e promoções você não quer cobrar um preço que esteja fora do mercado e acabar perdendo clientes.

3. Reforce seu estoque

Enquanto produtos digitais e cursos não têm tanto problema com isso, quem trabalha com vendas físicas precisa preparar o estoque para não ter nenhum problema com o aumento nas vendas e acabar deixando de vender para consumidores interessados.

Reforçar o estoque com uma compra maior no seu fornecedor pode te ajudar a conseguir preços melhores que podem resultar em ofertas ainda mais atraentes para o consumidor final – e você ainda não gera a péssima experiência de não conseguir atender algum cliente.

4. Crie uma jornada completa

É importante pensar em todo o caminho que o seu cliente vai percorrer até chegar no momento da compra durante as suas ações da Black Friday. Não só as ofertas e promoções devem ser boas, como a experiência como um todo deve ser positiva.

Garanta que a sua comunicação é clara e completa para que o consumidor se sinta seguro e confiante ao longo de todo o processo, incluindo qualquer outro tipo de interação que ele tenha com o seu negócio antes ou depois da compra. Isso vai ajudar não só no sucesso da sua campanha, como também na fidelização dos seus clientes.

5. Planeje a sua estratégia de marketing digital

Trabalhando com lançamentos, cursos e produtos digitais, você já deve ter se acostumado a montar uma estratégia vencedora de marketing digital para o seu negócio, e isso vai ser muito útil para o sucesso da sua Black Friday.

No geral, duas dicas importantes são:

  1. Venda para quem já é cliente. É mais fácil vender de novo para quem já te conhece do que vender para alguém novo, por isso garanta que sua comunicação digital está chegando na sua base já existente de clientes e ofereça benefícios exclusivos para esse público voltar a comprar com você.
  2. Segmente suas ações digitais de acordo com o público. Crie ofertas específicas para tipos específicos de clientes, e isso pode ser feito ao entender quem é que compra cada um dos seus produtos ou serviços e construindo estratégias e ações focadas em cada um desses perfis diferentes.

6. Invista em anúncios específicos para a Black Friday

A Black Friday é um momento fora do comum para quem vende e para quem compra, então é claro que a sua comunicação não pode ser a mesma de sempre.

Tendo definido as suas ofertas, promoções e públicos mais importantes, faça anúncios especialmente criados para essa ocasião. Sejam anúncios no Facebook, Instagram, Google ou até mesmo anúncios físicos, o importante é que fique claro que você está oferecendo benefícios fora do comum para o mercado, chamando a atenção dos clientes e garantindo as vendas de Black Friday

7. Diversifique os meios de pagamento

Depois de tanto esforço para chamar a atenção dos consumidores, criar ofertas diferenciadas, estudar a concorrência e lançar toda a sua estratégia de Black Friday, a última coisa que você quer é perder um cliente por não ter a melhor forma de pagamento disponível.

O pagamento é a etapa final da sua venda, e é por isso que você deve permitir que seus clientes possam escolher a melhor entre várias opções diferentes na hora de pagar – e contar com uma plataforma de checkout confiável pode te ajudar muito nesse momento.

Com o ProviPay, por exemplo, você oferece aos seus clientes as opções de boleto à vista, cartão de crédito em até 12x e boleto parcelado em até 24x com nosso crédito educacional. Se quiser trazer essas facilidades para o seu negócio e aumentar ainda mais o potencial da sua Black Friday, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.

8. Invista na estrutura do site

Assim como é importante criar anúncios específicos para a Black Friday, também vale a pena preparar o seu site para essa ocasião.

Você pode criar uma landing page ou um hotsite alinhado à sua estratégia e usar esse canal para centralizar todas as informações mais importantes para o seu cliente, sempre garantindo que todo o conteúdo esteja bem organizado, completo e relevante para também ter ganhos de SEO e aumentar o seu alcance no mercado.

Também vale lembrar a importância de ter um site totalmente responsivo, ou seja, que permita uma navegação fácil não apenas via desktop, mas também para quem estiver acessando por aparelhos móveis como tablets e smartphones.

9. Tenha cuidado com o frete

Mais uma preocupação que deve estar nos planos de quem trabalha com vendas físicas, um frete de qualidade também faz parte da jornada do seu cliente e vai contribuir para uma experiência ótima ou péssima no fim das contas.

Além de oferecer opções de frete grátis ou a preços mais baixos, garantir que a entrega seja feita na data programada é essencial para a satisfação do cliente, por isso garanta que a sua estrutura logística esteja preparada para a demanda de uma época tão cheia como a Black Friday.

10. Prepare o atendimento para a Black Friday

Se só quem faz venda física precisa se preocupar com estoque e entrega, o atendimento é um ponto de atenção para qualquer empresa que decida participar da Black Friday.

Garantir atendimento e suporte de qualidade já é essencial para uma boa experiência do cliente em qualquer situação, mas conseguir fazer isso em uma época em que todas as empresas estão sobrecarregadas pela alta demanda vai fazer você se destacar como uma opção realmente confiável.

Deixe claro ao longo de toda a jornada do seu cliente como e onde ele pode buscar suporte e atendimento da sua empresa para resolver qualquer problema, e prepare sua equipe ou processos internos para atender um volume muito maior que o comum sem problemas.

11. Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday

Quando toda essa correria da Black Friday tiver acabado, além de olhar apenas os resultados financeiros que seu negócio obteve você pode também buscar uma opinião qualitativa de que mais importa: o cliente.

Organize uma pesquisa de satisfação com as pessoas que compraram de você nesse período para entender quais foram os pontos que mais agradaram ao longo da experiência de compra e também o que poderia ser melhorado. Assim você começa a ter cada vez mais informações para planejar uma ação de ainda mais sucesso no ano seguinte.

Como fazer uma boa promoção de Black Friday?

As dicas acima podem ser usadas como um checklist de atividades essenciais para garantir uma Black Friday sem dor de cabeça e com bons resultados, e agora você confere também algumas orientações importantes para que a sua estratégia de vendas também seja a melhor possível.

Explore os canais de vendas

Além de manter – e aumentar – a comunicação e publicidade que você já faz nos seus canais de venda preferidos, vale explorar outros canais para garantir que você vai realmente atingir seu público nessa época em que todas as empresas estão ainda mais agressivas na publicidade.

Desde canais mais comuns como Facebook e Instagram até opções mais avançadas como Google Ads e até email marketing, pense em uma comunicação integrada que vá atingir seu público com o argumento de vendas certo no momento certo para conquistar aquela venda.

Crie senso de urgência

Uma estratégia já conhecida por quem usa o marketing digital no lançamento de produtos, criar senso de urgência é uma forma de estimular o público a concluir uma compra o quanto antes para não perder nenhum benefício exclusivo.

Você com certeza já criou ofertas diferenciadas para lançar durante a Black Friday, mas precisa estar claro para seus clientes que essa oportunidade tem data para começar e também para acabar. O próprio período de Black Friday deve funcionar como um intervalo de compras imperdível, e quem não comprar nessa época precisa saber que as ofertas não estarão mais disponíveis quando o momento acabar.

É por isso que é tão importante realizar uma comunicação intensiva antes da Black Friday, garantindo que seus clientes saibam quando as suas ofertas vão começar e terminar, assim o público pode se preparar com antecedência para comprar com você.

Aumente o prazo da Black Friday

Com resultados tão positivos para quem vende nessa época do ano, já se tornou comum a prática de aumentar a duração da Black Friday para mais de um dia ou fim de semana – daí surgem coisas como Black Week ou Black Month que vemos por aí.

Essa pode ser uma boa estratégia para trazer ainda mais vendas para sua empresa, mas é importante lembrar que, mesmo se o prazo da sua Black Friday for maior, ela deve acabar em algum momento. As ofertas dessa época devem ser algo realmente fora do comum, e isso só vai fazer sentido se a sua empresa voltar ao normal em algum momento.

Também vale reforçar aqui o ponto anterior: crie senso de urgência. Independentemente de quanto tempo durar a sua Black Friday, garanta que o público saiba quando ela começa e quando ela acaba.

Não ofereça descontos maquiados

Se variações como Black Week já se tornaram comuns e podem ser uma coisa positiva para o seu negócio, tem uma que você quer manter bem longe da sua marca: a Black Fraude.

Não é difícil encontrar empresas que elevam seus preços logo antes da Black Friday para depois anunciar descontos falsos que, na verdade, só fazem o preço normal voltar. É a famosa metade do dobro.

Se isso parece uma boa estratégia para você, é melhor já mudar de ideia. O mercado está cada vez mais de olho nesse tipo de prática, inclusive com o apoio de organizações como o ReclameAqui que monitoram os preços ao longo do tempo para identificar esse tipo de promoção fraudulenta e proteger quem compra durante a Black Friday.

Fique longe desse tipo de fraude para manter a boa reputação da sua empresa e a alta satisfação dos seus clientes. Lembre-se: com um bom planejamento é possível oferecer condições especiais na Black Friday sem deixar de garantir o aumento no faturamento do seu negócio.

Conclusão

Além de ser a época perfeita para você fazer aquela compra que está sonhando já faz algum tempo, a Black Friday é uma ótima oportunidade para bater recorde de vendas no seu negócio.

As dicas deste artigo vão te ajudar a começar a montar uma estratégia de sucesso para a sua Black Friday ser campeã de vendas, mas para conferir ainda mais insights e orientações sobre o tema e ainda checar as ideias de especialistas do mercado, acesse o material exclusivo da Provi sobre a Black Friday 2021 clicando aqui

Além disso, se você já quiser colocar a dica número 7 em prática e garantir diversas formas de pagamento com uma solução de checkout completa, entre em contato com a nossa equipe para saber como a Provi pode ajudar seu negócio a atingir o sucesso – antes, durante e depois da Black Friday.

E já que falamos tanto de Black Friday, não dava para deixar de mencionar a Blue Friday: a Black Friday da Provi! Nossa equipe criou uma campanha exclusiva para acelerar as vendas de instituições de ensino, agências e infoprodutores parceiros durante essa época tão agitada no mês de novembro. Clique aqui e aproveite essa oportunidade para conquistar mais alunos, receber vantagens exclusivas e concorrer a R$ 200 mil em prêmios.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.