Empresas de impacto social: o que são e qual a importância?

Entenda o que são empresas de impacto social e como essas organizações contribuem para a sociedade sem deixar de lado o foco nos negócios.

Muitas empresas, se não todas, surgem a partir de uma necessidade bem simples: resolver um problema. Uma lanchonete resolve a fome de seus clientes, uma montadora de carros resolve o problema do transporte das pessoas, uma emissora de televisão resolve a necessidade de informação e entretenimento do público, e assim por diante.

Embora todos os exemplos listados acima sejam válidos de uma forma ou outra e permitam um modelo de negócio viável, de alguns anos para cá, cada vez mais empresas surgem com um foco ainda mais específico nessa resolução de problemas: o objetivo de causar impacto socioambiental positivo e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Esses tipos de empresas são normalmente chamados de empresas de impacto social, e agora você confere um pouco sobre como esses negócios atuam e quais os benefícios que eles geram para a sociedade.

O que é impacto social?

Impacto social é a forma como empresas e organizações em geral afetam positivamente a sociedade da qual fazem parte.

Esse impacto não é algo que ocorre por acaso, mas sim como um objetivo ativamente buscado por essas empresas e organizações, que vão orientar todas as suas decisões e ações para que o impacto social seja maximizado de acordo com o seu planejamento.

Apesar do comprometimento necessário para causar impacto social de verdade, isso não quer dizer que apenas organizações que executam serviços comunitários podem causar impacto social. Empresas dos mais diversos tamanhos e áreas de atuação podem desenvolver todo o seu negócio tendo em mente o objetivo de causar impacto social e, assim, contribuir para uma sociedade melhor.

O que são empresas de impacto social?

De maneira geral, empresas de impacto social são aquelas que procuram causar impacto social positivo por meio de suas próprias atividades de negócios. Ou seja, o produto ou serviço básico daquela organização é oferecido no mercado de forma a trazer impactos positivos para a sociedade na qual ele está inserido.

Um conceito mais elaborado sobre empresas de impacto social é o criado pela Artemisia, organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Para essa organização, empresas de impacto social são as que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda (classes C, D e E), sendo um conceito orientado por seis pilares:

Foco na baixa renda

Empresas de impacto social são criadas de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda (classes C, D e E).

Intencionalidade

Essas empresas possuem a missão explícita de causar impacto social positivo, e são geridas por equipes éticas e responsáveis.

Potencial de escala

O impacto social gerado conta com potencial de crescimento para aumentar os resultados obtidos, seja por meio da expansão do próprio negócio, da replicação em outras regiões ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio.

Rentabilidade

São empresas que possuem um modelo robusto que garante sua rentabilidade e sustentabilidade, não dependendo de doações ou subsídios de terceiros.

Impacto social relacionado à atividade principal

O produto ou serviço oferecido é capaz de gerar impacto social direto, ou seja, não é um projeto ou iniciativa separada do negócio, mas sim a sua atividade principal.

Distribuição ou não de dividendos

Um negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, não sendo esse um critério para definir negócios de impacto social.

Qual a importância de se investir em impacto social?

Investir em impacto social é algo que gera benefícios não apenas para a própria empresa de impacto social como também para seus parceiros e consumidores. Confira os principais benefícios de se investir em impacto social.

Aumento do apelo comercial

Com o acesso à informação mais democratizado a cada dia, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes e críticas, o que impacta diretamente as empresas. Se antigamente era comum as empresas buscarem aumentar o lucro a qualquer custo, hoje seus clientes cobram uma preocupação muito maior com as consequências de suas ações.

Isso faz com que empresas de impacto social sejam mais bem vistas e valorizadas pelas pessoas, que se sentem mais inclinadas a consumir os produtos e serviços dessas organizações.

Valorização por associação

Não são apenas os clientes que se preocupam com impacto social: parceiros de negócio também devem estar atentos a esse tema para entender quais parcerias podem ser benéficas para suas organizações. Firmar parcerias com empresas de impacto social é uma forma de contribuir indiretamente para os resultados conquistados por essas organizações, o que também ajuda a melhorar a percepção dos próprios parceiros no mercado.

Investimento que retorna para o negócio

Se as empresas de impacto social contribuem positivamente para a sociedade da qual fazem parte, isso significa que elas mesmas acabam se beneficiando no final do ciclo.

Pense em uma empresa que ajuda pessoas de baixa renda a terem maior acesso à educação e qualificação profissional. Com o tempo, essas pessoas que puderam se desenvolver profissionalmente graças à empresa de impacto social podem vir a trabalhar para a mesma organização e contribuir para o seu crescimento e aumento dos resultados.

Desenvolvimento e melhoria da sociedade

Por fim, empresas de impacto social são agentes de transformação social essenciais para garantir um futuro melhor a todos nós.

Uma forma bem direta de analisar os impactos sociais gerados pela empresa é utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

São 17 objetivos que servem como guias para que organizações ao redor do mundo trabalhem ativamente para resolver problemas e desafios enfrentados pela sociedade, tratando desde a erradicação da pobreza até ações contra a mudança global do clima.

A Provi, por exemplo, por meio dos serviços e processos desenvolvidos pela organização, atuam diretamente em quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Trabalho decente e crescimento econômico, e Redução das desigualdades. Saiba mais sobre como a Provi impacta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Empresas de impacto social no Brasil

Em 2021, um estudo realizado pela Pipe.Social identificou a existência de mais de 1.200 empresas de impacto social no Brasil. Assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tratam de diversos temas, empresas de impacto social também podem trazer benefícios para a sociedade atuando em diferentes tipos de iniciativas.

Confira agora algumas das empresas de impacto social que vêm ganhando cada vez mais destaque.

Provi

Não dava para deixar a gente de fora dessa lista. A Provi é uma fintech que nasceu para revolucionar a educação por meio de crédito descomplicado. Além de oferecer produtos como o Mesada Sanar UP que incentivam a formação de estudantes de medicina e atividades para incentivar a empregabilidade dos estudantes que buscam o crédito educacional da Provi, o impacto social caminha junto com as nossas atividades.

Com uma análise de crédito que olha não só dados históricos como também o potencial futuro de cada estudante, mais de 70% dos créditos aprovados e concedidos pela Provi são para beneficiar pessoas das classes C, D e E.

O compromisso em causar impacto social positivo rendeu à Provi a certificação de Empresa B®, um título concedido a empresas que usam a força do mercado para dar soluções concretas aos problemas sociais e ambientais – ou seja, que causam impacto social. Saiba mais sobre como a Provi se tornou uma Empresa B®.

Cientista Que Virou Mãe

A Cientista Que Virou Mãe é uma plataforma de conteúdo referência em assuntos relacionados à empoderamento feminino, maternidade, saúde das mulheres e das crianças, impactos da violência sobre a saúde, educação sem violência e outros.

Criada por Ligia Moreiras, doutora em Saúde Coletiva e em Ciências/Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de mestre em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, a plataforma promove conteúdo feito por mulheres e para mulheres, contra a desigualdade de gênero e em prol da infância.

Simbiose Social

A Simbiose Social é uma startup de tecnologia especialista em leis de incentivo, que conecta empresas, proponentes e governo para potencializar a transformação social.

A empresa incentiva a democratização e transparência de informações e dados públicos para que essa inteligência possa atuar como catalisadora de mudança da sociedade.

Moradigna

A Moradigna é uma empresa focada em mudar a vida de milhões de pessoas que vivem em situações de insalubridade.

Oferecendo materiais de construção de qualidade, mão de obra qualificada, gerenciamento de obra e garantia do trabalho de até 6 meses, a Moradigna promove não só a oportunidade de ter uma casa bonita, mas também um ambiente saudável e longe de doenças.

Sumá

O Sumá é uma plataforma de comercialização justa da agricultura familiar que conecta diretamente agricultores qualificados com compradores frequentes de alimentos orgânicos.

A plataforma, além de atuar na capacitação do agricultor familiar, contribui com informações reais do campo para que o comprador elabore seus cardápios de acordo com os planos de produção locais em sintonia com a sazonalidade dos produtos.

Nós, mulheres da periferia

O Nós, mulheres da periferia é um site jornalístico dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas, contribuindo para a construção de uma sociedade plural, antirracista e não patricarcal.

Polen

O Polen surgiu com o objetivo de revolucionar o processo de consumo, transformando cada compra em uma oportunidade de impacto social positivo e levando impacto social para o varejo online.

A empresa permite que os consumidores escolham uma causa para apoiar na hora de fechar uma compra online, fazendo com que, após o pagamento, a loja doe automaticamente R$1 ou 1% do valor da compra para a causa escolhida.

Dr. Consulta

O Dr. Consulta é uma plataforma de gestão de saúde criada com o propósito de salvar vidas. A empresa criou um modelo prático, preciso e inteligente de acesso à saúde que diminui custos sem cortar a qualidade dos tratamentos.

Atendendo mais de 60 especialidades médicas, o público agenda suas consultas em menos de dois minutos pela internet ou telefone e paga apenas pelo que usar, sem a necessidade de uma mensalidade ou compromisso a longo prazo.

Geekie

A Geekie é uma plataforma de educação online desenvolvida para ajudar a preparar jovens que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Oferecendo conteúdo didático completo, consultoria pedagógica e inteligência de dados, a tecnologia da Geekie já foi utilizada por 12 milhões de estudantes no Brasil e é a única plataforma de estudos oficial para o Enem com certificação do Ministério da Educação (MEC).

Conclusão

Empresas de impacto social são importantes agentes de transformação que contribuem para uma sociedade melhor em diferentes frentes.

Essas organizações têm o impacto social no centro de suas atividades, por isso, o sucesso de seus modelos de negócios é dependente da sustentabilidade e manutenção do impacto social gerado por seus produtos e serviços.

Investir em empresas de impacto social é algo benéfico não apenas para as organizações em si, mas também para seus consumidores e parceiros, que incentivam o crescimento desse tipo de iniciativa e fomentam a evolução da sociedade.

A Provi é uma empresa de impacto social que oferece crédito educacional descomplicado e uma solução de vendas completa e segura para escolas e infoprodutores poderem focar em produzir conteúdo de qualidade sem se preocupar com as vendas. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos alavancar os resultados do seu negócio.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.