Como criar uma estratégia de social media e quais as principais?

Conheça as principais estratégias de social media e como você pode adotar esses canais para acelerar as vendas do seu negócio digital.

Embora as mídias sociais já sejam parte do nosso dia a dia, essas plataformas podem ser usadas para muito mais do que apenas lazer e entretenimento pessoal.

É claro que existem os famosos influencers que movem multidões de seguidores na internet e ganham dinheiro com isso, mas a verdade é que mesmo empresas menores e empreendedores digitais também podem se beneficiar desse canal de comunicação.

Nesse texto você vai conferir algumas das principais estratégias adotadas por quem usa esses canais profissionalmente e como criar o seu próprio plano de mídias sociais.

O que é ser um social media?

O termo em inglês para mídias sociais é “social media”, o que, aqui no Brasil, acabou se tornando sinônimo de uma pessoa que trabalha profissionalmente com as mídias sociais.

Ser um social media significa ser responsável por cuidar das mídias sociais de profissionais, empresas ou marcas em geral. É essa pessoa que está sempre criando e acompanhando as estratégias de comunicação nas mídias sociais para aumentar o alcance, engajamento e interesse do público.

Qual o objetivo do social media?

Como dito acima, o social media cria e gerencia as campanhas de marcas em mídias sociais – mas é importante lembrar que as mídias não são o objetivo em si mesmas. Todo o investimento de esforço e recursos feito nas mídias sociais deve ter como foco contribuir para os objetivos finais do negócio, ou seja, ajudar a aumentar a receita e o lucro.

Cada usuário alcançado nas mídias sociais e cada interação realizada com o perfil de uma marca nesses canais serve para aumentar a autoridade dessa marca frente ao público, e o bom desempenho das estratégias de social media vai incentivar isso ao longo do tempo para gerar cada vez mais oportunidades de receita para o negócio.

Quais as principais estratégias de mídias sociais?

Existem diversas formas de trabalhar com social media, cada uma com benefícios e demandas diferentes que devem ser levados em conta na hora de decidir qual é a melhor opção para os objetivos do seu negócio.

Confira abaixo algumas das principais estratégias de social media utilizadas com sucesso atualmente.

1. Marketing de conteúdo

Muita gente acha que marketing de conteúdo é só quando envolve a criação de materiais mais complexos, como ebooks e infográficos, mas a verdade é que diversos formatos de conteúdo podem integrar essa estratégia – inclusive conteúdo de mídias sociais.

Os textos, imagens e vídeos publicados em social media por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo têm o objetivo principal de educar o público sobre os produtos e serviços oferecidos e sobre a marca como um todo, fortalecendo a presença da marca no mercado e esclarecendo qualquer dúvida que aqueles consumidores possam ter na hora de comprar com você.

2. Anúncios pagos

Apesar de as mídias sociais serem gratuitas para a sua utilização em geral, existem opções de campanhas pagas que contam com poderosas ferramentas de segmentação, garantindo que a sua mensagem chegue nas pessoas certas e na hora certa.

Algumas das mídias sociais mais usadas para anúncios pagos são o LinkedIn, o Twitter e o Facebook/Instagram (confira também nosso texto sobre como funciona o Facebook Ads), e entender o perfil do seu público vai ser essencial para escolher qual a melhor mídia para o seu negócio.

3. Sorteios/campanhas

Outra estratégia bem interessante para ser utilizada nas mídias sociais é a realização de sorteios e campanhas promocionais, em que as marcas oferecem algum prêmio em troca do engajamento do público.

Essa estratégia depende muito do oferecimento de um prêmio que cause bastante interesse do público, o que vai incentivar um grande engajamento nas mídias sociais e potencializar o alcance da sua marca. 

4. Lives

As lives cresceram muito em popularidade nos últimos tempos, e também são uma ótima forma de ter um relacionamento direto com o público de uma marca e fazer essas pessoas se sentirem próximas da empresa.

Para realizar lives de sucesso, é importante se preparar não só para apresentar um conteúdo de qualidade para a audiência, como também para responder eventuais perguntas e questionamentos que possam surgir durante a interação ao vivo.

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5. Instagram Stories

O lançamento dos Instagram Stories mudou drasticamente o comportamento dos usuários da plataforma, que passaram a focar nesse tipo de conteúdo ao invés de consumir o conteúdo publicado no feed principal do Instagram.

Usar os Stories para publicar fotos, vídeos curtos e até enquetes pode ser uma ótima opção para interagir diariamente com o seu público e também coletar informações relevantes para nortear as suas ações no futuro.

6. YouTube

Apesar de não ser sempre encarado como uma mídia social, o YouTube também faz parte desse grupo e pode gerar resultados bastante positivos para o seu negócio.

Com a possibilidade de publicar vídeos e organizar tudo de forma fácil para o seu público, o YouTube também oferece opções de anúncios pagos para que você possa segmentar suas campanhas digitais de acordo com o perfil desejado.

7. Gestão de comunidade

A gestão de comunidade é uma estratégia que não se limita a uma mídia social específica, mas sim ao trabalho abrangente de cuidar do relacionamento da marca com seus seguidores em todas as plataformas em que ela estiver presente.

Interagir com o público por meio de comentários e estar ativamente respondendo dúvidas e solicitações dos seguidores mostra que uma marca está realmente preocupada com os desejos da audiência, o que aumenta tanto a satisfação dos clientes quanto a possibilidade de a empresa ser indicada para cada vez mais pessoas.

8. Design

Embora não seja uma estratégia por si só, a preocupação com o design e a identidade visual da sua marca é essencial para um bom trabalho nas mídias sociais.

Seja trabalhando com fotos ou vídeos, manter um visual consistente entre diversas mídias sociais e entre cada uma das suas publicações é uma forma de fortalecer a sua marca e também chamar a atenção do público nesses espaços cheios de distrações.

9. SEO: otimização de sites para mecanismos de busca

O SEO (do inglês Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca) é normalmente associado apenas ao conteúdo e estrutura técnica do seu site, mas uma boa estratégia de mídias sociais também pode contribuir nessa frente.

Conforme você divulga links para o seu site nas suas publicações de mídias sociais e o tráfego nas suas páginas aumenta, as ferramentas de busca começam a entender que o conteúdo é de qualidade e passam a melhorar a sua posição nos resultados de buscas orgânicas, aumentando a exposição da sua marca.

Como definir uma estratégia de redes sociais?

Conhecendo algumas das estratégias mais comuns para utilizar em mídias sociais, chegou a hora de começar a montar o seu próprio plano.

As estratégias citadas acima são apenas uma base – é importante que você analise as diferentes opções e depois realize uma adaptação daquela escolhida para se encaixar nas necessidades específicas do seu negócio, criando assim uma estratégia única para os seus objetivos.

Como criar uma estratégia de social media?

Existem alguns passos importantes para orientar não apenas a criação como também a manutenção de uma estratégia de social media de sucesso. Confira abaixo.

1. Alinhe as metas de negócios às estratégias de social media

Como já citado acima, o objetivo de qualquer estratégia de social media deve estar alinhado aos objetivos do negócio como um todo.

Alguns dos objetivos mais comumente trabalhados por meio das mídias sociais são:

  • Melhorar o atendimento aos clientes
  • Aumentar o tráfego do site da marca
  • Educar o público sobre seus produtos ou serviços
  • Desenvolver a presença da marca no mercado
  • Aumentar as vendas e oportunidades de vendas
  • Incentivar a fidelização de clientes

Seja qual for o seu objetivo, tenha ele sempre em mente para garantir que a sua abordagem das mídias sociais converse com esse propósito.

2. Conheça o seu público

Qualquer tipo de empresa precisa conhecer bem o seu público para ter sucesso nos negócios, e isso se mantém na estratégia de mídias sociais.

Conhecer o público vai te ajudar a escolher não só quais são as mídias sociais mais adequadas para interagir com o seu público, como também que tipo de conteúdo você precisa criar para conquistar a atenção e o engajamento dessas pessoas.

3. Acompanhe as métricas

Um dos grandes benefícios da social media em relação a outras mídias tradicionais é a capacidade de mensurar em tempo real os resultados obtidos.

Independentemente de qual plataforma você resolva utilizar, estar de olho em métricas como alcance, impressões e cliques é o que vai permitir uma análise objetiva dos resultados que você vem alcançando nas mídias sociais, além de identificar quando for necessário realizar alguma alteração ou otimização da estratégia.

4. Pesquise a concorrência

Para se destacar da concorrência, é importante saber o que ela está fazendo. Analisar a concorrência vai te ajudar a ter ideias do que funciona e do que não funciona nas mídias escolhidas, o que vai facilitar muito o seu trabalho de planejamento.

Estar de olho na concorrência também pode ajudar você a enxergar oportunidades para atender espaços que a sua concorrência ainda não conseguiu cobrir.

5. Defina quais redes deve usar

Às vezes temos uma tendência de querer abraçar o mundo e fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas essa não é necessariamente a melhor ideia quando o assunto é social media.

Embora existam diversas mídias sociais diferentes para escolher, é importante que você compreenda seu público, seu negócio e seus objetivos para conseguir definir qual será a mídia mais relevante para focar seus esforços.

Tentar estar presente em todos os canais possíveis vai gerar uma demanda de trabalho muito alta que pode sobrecarregar a sua empresa, principalmente se você trabalhar sem outras pessoas ou com um time pequeno, por isso foque onde o seu potencial de retorno é maior.

6. Otimize os perfis existentes

Se você já tem algumas páginas criadas nas mídias sociais, não deixe de avaliar esses perfis e fazer as melhorias necessárias de acordo com os tópicos apresentados aqui.

Agora que você sabe claramente os seus objetivos com social media, os interesses e necessidades do seu público, e qual é a situação da concorrência, utilize esse conhecimento para otimizar a sua presença e garantir que você tem uma estratégia sólida nas mídias sociais.

7. Crie um calendário de atividades

Algo muito importante em uma estratégia de mídias sociais é a consistência de publicações, por isso não deixe de montar um calendário antecipado com todo o conteúdo que você deseja publicar nos seus canais.

Apesar de parecer simples, estar frequentemente produzindo conteúdo novo para social media envolve bastante trabalho de redação, revisão, design e a própria gestão das plataformas, por isso não deixe para a última hora e se planeje com antecedência para não deixar buracos na sua comunicação.

8. Teste, avalie e, se necessário, ajuste a sua estratégia

Como citado no tópico 3, acompanhar métricas é uma atividade chave para o sucesso da sua estratégia, e você não deve ter medo de testar e mudar quando for necessário.

Vivemos em um ambiente cada vez mais dinâmico, com mudanças e novidades a todo tempo, por isso é importante estar sempre testando novas abordagens e corrigindo a sua estratégia para garantir que ela evolua junto ao mercado e às necessidades do seu público.

Conclusão

As mídias sociais fazem parte da nossa rotina pessoal, mas elas também podem trazer resultados muito positivos para quem usa esse canal de comunicação com objetivos profissionais.

É importante entender o seu público, o seu negócio e as suas metas para conseguir escolher a estratégia certa para a sua situação – e garantir que todo o esforço para cuidar dessas plataformas gere benefícios reais.

Usar social media como forma de aumentar as suas vendas é uma estratégia válida, mas você não pode deixar de buscar sempre outras opções que ajudem a aumentar ainda mais a sua receita, e contar com os parceiros certos faz toda a diferença nessa hora.

A Provi oferece uma solução de checkout completa e segura para que você consiga aumentar as suas vendas sem esforço e se preocupar apenas em oferecer o que o seu público quer e precisa. Para saber como podemos alavancar os resultados do seu negócio, entre em contato com a nossa equipe.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.