Inadimplência escolar: tudo o que você precisa saber

Saiba o que causa a inadimplência, como ela afeta seus negócios e o que fazer para se livrar desse risco no mercado educacional.

Quem está à frente de uma empresa educacional – seja uma instituição de ensino com vários funcionários ou um infoprodutor empreendendo sozinho – precisa ficar sempre atento ao nível de inadimplência entre seus estudantes.

Não só é necessário criar um conteúdo de qualidade, construir uma marca competitiva no mercado e investir em um marketing eficaz para atrair novas matrículas como é preciso garantir que as pessoas que compraram seus cursos vão, de fato, pagar por isso.

Sabemos que em junho de 2020 o percentual de inadimplentes chegou a 25,4%, seguindo uma tendência de crescimento em relação não só ao mês anterior (maio de 2020) como também em relação ao mesmo mês no ano anterior (junho de 2019). Agora, imagine se em determinado mês a sua empresa simplesmente não recebesse mais de um quarto da receita esperada. Não dá para ficar mais óbvio que seria um péssimo impacto para os negócios.

Para tratar de um tema tão importante como esse, separamos aqui alguns dos pontos mais relevantes para ajudar você a entender mais sobre o assunto e como livrar a sua empresa dos riscos e danos da inadimplência.

Quais são as causas da inadimplência

Existem diversos fatores que podem transformar um de seus estudantes em um caso de inadimplência. Alguns desses possíveis motivos são:

Desemprego ou redução da renda

Identificado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) como o maior motivo de inadimplência (38% dos inadimplentes), a perda do emprego tem um grande impacto na vida de qualquer profissional que, para se ajustar ao novo cenário financeiro, acaba deixando de honrar com algumas dívidas contraídas anteriormente. 

Baixa qualidade do serviço

Apesar de pouco intuitivo, esse é um motivador importante para um estudante se tornar inadimplente. Basicamente a pessoa que teve uma experiência ruim ou grande quebra de expectativas em relação ao curso adquirido acaba externalizando sua insatisfação ao interromper o pagamento previsto. Isso é mais um reflexo da importância de oferecer serviços de qualidade na sua empresa.

Empréstimo de nome para terceiros

Como a liberação de crédito é quase sempre vinculada a uma análise da situação financeira da pessoa, é comum que algumas pessoas peguem o nome de conhecidos para concluir algum negócio. Se você oferece parcelamento no cartão de crédito, por exemplo, um estudante pode usar o cartão de outra pessoa para não comprometer seu próprio limite e depois simplesmente não fazer o pagamento, fazendo com que a pessoa que teve o seu “nome emprestado” não se sinta na obrigação de pagar a dívida já que não utilizou o serviço.

Falta de educação financeira

Infelizmente esse ainda é um problema a ser considerado como importante causador de inadimplência. Por não saber como organizar seu dinheiro para construir uma boa saúde financeira, muitas pessoas acabam fazendo dívidas em série e somando grandes despesas sem nenhum controle, ultrapassando qualquer limite de honrar com os valores devidos.

Problemas de saúde ou imprevistos

Um fator relacionado ao motivo anterior, o surgimento de problemas de saúde, imprevistos e acidentes também podem ser geradores de inadimplência. Isso acontece principalmente porque as pessoas não têm o hábito de construir um fundo financeiro de emergência, e quando precisam gastar um grande montante com algo fora do planejamento acabam tendo que priorizar os gastos e podem deixar de honrar a dívida com a sua empresa.

Como a inadimplência escolar afeta as empresas

Como dito anteriormente, a inadimplência está em crescimento no Brasil por uma combinação de diversos fatores econômicos, além dos motivos citados no tópico anterior como causas mais específicas.

Se você trabalha na gestão de uma instituição de ensino ou de um negócio como infoprodutor, sabe a importância de manter as finanças empresariais em ordem, e não é preciso muito para imaginar o estrago que uma porção de estudantes inadimplentes causaria no seu negócio.

Não só a inadimplência pode fazer a sua empresa passar por períodos de escassez de recursos financeiros onde será preciso reduzir investimentos no desenvolvimento e melhoria do conteúdo, mas isso também pode virar uma bola de neve e impactar a sua própria capacidade de honrar as dívidas com seus fornecedores.

Caso um cenário de inadimplência surja e cresça sem nenhuma medida de controle, escolas podem se deparar com a necessidade de demitir funcionários, empreendedores podem ficar sem sua fonte particular de renda e todos os problemas financeiros que derivam disso, criando um verdadeiro efeito dominó

Como proteger meu negócio da inadimplência

Ficou claro que a inadimplência pode se tornar um grande problema para os negócios caso nenhuma medida reparadora seja tomada. A solução então é simplesmente parar de oferecer crédito e somente realizar vendas à vista? Longe disso: o objetivo é oferecer crédito de maneira segura e descomplicada.

Sabemos que no mercado educacional é comum a venda de cursos no cartão de crédito, parcelamento dos valores em vários pagamentos, financiamentos e até parcelamento por boleto. Essas práticas são de fato essenciais para o sucesso dos negócios, já que permitem um maior acesso do público aos serviços e, consequentemente, aumentam as vendas e a receita da sua operação, por isso é necessário garantir que sua empresa estará livre dos riscos de inadimplência envolvidos nessas práticas.

A Provi é uma fintech que já financiou mais de 100 milhões de reais para o mercado de educação no Brasil, gerando novas vendas para mais de 350 instituições de ensino e infoprodutores parceiros espalhados pelo país. Nossos serviços de financiamento educacional possibilitam que sua empresa realize vendas via boleto parcelado e financie novos estudantes, garantindo o recebimento mesmo em caso de inadimplência.

Realizando uma análise de crédito que leva em conta não só histórico financeiro como também o potencial futuro de cada estudante, a Provi reduz o risco de liberar crédito para alguém que não tem capacidade de honrar aquela dívida. Além disso, tomamos conta de todo o processo de onboarding e cobrança dos estudantes, assim você pode focar em oferecer um serviço de qualidade enquanto nós ajudamos a manter o número de matrículas sempre crescendo.Se você quer fugir da inadimplência sem deixar de explorar todo o potencial da sua empresa, entre em contato com o nosso time. Nossa equipe está sempre disponível para entender o seu negócio e criar uma solução que atenda às necessidades da sua empresa e dos seus estudantes.


Quer receber mais conteúdo sobre finanças, educação, carreira empreendedorismo e muito mais? Assine a Newsletter da Provi!

Veja mais sobre o autor

Felipe Felix