Lançamento semente: o que é e quando fazer [com passo a passo]

Entenda de uma vez por todas o que é um lançamento semente, como funciona, e um passo a passo para garantir o sucesso do seu negócio digital.

Com vários tipos de lançamento sendo discutidos por todo lado, é comum que os infoprodutores fiquem confusos e perdidos na hora de escolher a melhor estratégia para o seu negócio.

Esse problema fica ainda maior para quem ainda está começando o seu próprio negócio digital, já que precisa lidar com mais essa questão além de todos os outros desafios de iniciar um negócio.

A boa notícia é que existe uma estratégia de lançamento criada exatamente para diminuir os riscos envolvidos nesse processo: o lançamento semente.

O que é lançamento semente?

Lançamento semente é uma estratégia de lançamento com o objetivo de testar como o seu produto será recebido pelo mercado.

Esse tipo de lançamento permite que os infoprodutores entendam melhor como o seu produto digital vai se comportar junto ao público final, o que gera ideias de como refinar a oferta antes do lançamento principal.

Como a estratégia tem essa característica de teste, é normal que esse tipo de lançamento seja usado até mesmo antes de o produto ter sido finalizado – que é exatamente o que vai permitir ajustar a oferta de acordo com os resultados obtidos.

O lançamento semente costuma ser indicado como forma de reduzir os riscos em geral, sendo principalmente utilizado por infoprodutores que ainda estão começando seus negócios, pessoas que querem validar novos produtos ou até profissionais mais experientes que precisam entender melhor as demandas atuais do mercado.

No fim das contas, o nome dessa estratégia é uma ótima forma de lembrar qual é o seu objetivo: lançar uma semente (ideia em desenvolvimento) para colher os frutos depois (produto finalizado com as informações recebidas).

Quem criou o lançamento semente?

O lançamento semente foi criado por Jeff Walker, profissional responsável também pela criação da famosa fórmula de lançamento, apresentada em seu livro A Fórmula do Lançamento.

Apesar de não ter sido criada no Brasil, a estratégia do lançamento semente e a fórmula de lançamento como um todo ficaram se tornaram amplamente conhecidas principalmente pela divulgação de Erico Rocha, empreendedor apaixonado por marketing digital e pioneiro da técnica 6 em 7.

Quando fazer um lançamento semente?

O principal cenário para realizar um lançamento semente é quando o infoprodutor ainda não tem um produto totalmente finalizado.

Fazer esse lançamento enquanto o produto ainda está em desenvolvimento permite que o infoprodutor utilize todas as ideias, dados e insights obtidos no lançamento semente para ajustar o produto de acordo com as necessidades reais do mercado.

Além disso, essa estratégia também envolve menos riscos para o infoprodutor, já que o investimento inicial não precisa ser tão elevado e ainda vai aumentar as chances de sucesso no lançamento principal.

Por esse motivo, o lançamento semente também é bastante indicado para quem é iniciante no mundo dos negócios digitais e quer começar a viver experiências reais no mercado.

Por que fazer um lançamento semente?

É claro que qualquer lançamento envolve algum nível de risco – afinal, é impossível ter cem por cento de certeza que o seu produto vai ser totalmente aceito pelo mercado e alcançar exatamente o volume de vendas que você previu.

Apesar de existir espaço para riscos, um dos principais benefícios do lançamento semente é exatamente a redução dessa margem de erro.

A estratégia de lançamento semente envolve diversos benefícios que contribuem para que o risco do infoproduto que usa essa estratégia seja reduzido. Os principais pontos estão detalhados abaixo.

Investimento mais eficiente

Desenvolver e lançar um novo produto é um processo que demanda bastante investimento, não apenas financeiro mas também de tempo e esforço para chegar no nível de qualidade desejado.

Se todo esse investimento é feito ignorando as reais necessidades e percepções do mercado, as chances de que o lançamento fracasse são grandes.

Por servir como uma ferramenta para captar opiniões e ideias do público sobre um produto ainda em desenvolvimento, o lançamento semente é uma ótima forma de ajudar os infoprodutores a realizarem investimentos mais eficientes em seus produtos.

Investir em um produto que o público já declarou abertamente que tem interesse é muito mais seguro do que fazer um lançamento por tentativa e erro.

Menor risco para o negócio

Até mesmo para casos em que os infoprodutores fazem lançamentos semente com produtos já mais próximos de seu estado final, os riscos do negócio acabam sendo reduzidos.

Como o lançamento semente é uma forma de teste, não é necessário investir a mesma quantidade de recursos que seriam utilizados no lançamento principal.

Além disso, caso o lançamento teste não tenha uma boa performance, você não precisa investir o que havia planejado no lançamento principal, reduzindo o potencial prejuízo envolvido na operação.

Construir lista de leads qualificados

O lançamento semente pode ser também uma ótima oportunidade para a geração de leads não só para esse produto em específico como para o seu negócio como um todo.

Criar uma landing page atrativa para o seu lançamento semente permite que você atraia e capture os contatos de leads qualificados, afinal, essas pessoas já se interessaram pelo seu produto e ele nem está finalizado ainda.

Essa lista de pessoas pode ser usada em estratégias de e-mail marketing quando você estiver pronto para o lançamento principal, garantindo uma divulgação direta para um público de alta qualidade.

Esses leads podem ser também ativados em outros momentos, já que você pode construir uma régua de nutrição para que essas pessoas se interessem e acabem comprando outros produtos além do que chamou sua atenção inicialmente.

Maior engajamento e aproximação com o público

O lançamento semente é a oportunidade perfeita para que você possa estreitar o relacionamento com o seu público.

Já que você está buscando ativamente as percepções e comentários das pessoas sobre seu produto em desenvolvimento, aproveite para interagir diretamente com esses potenciais clientes e criar vínculos fortes com eles.

Esse tipo de engajamento vai fazer com as chances dessas pessoas comprarem de você no futuro fiquem ainda maiores, já que elas se sentem muito mais próximas não só da sua marca, mas de você como pessoa.

Educar o mercado

Ao mesmo tempo que você vai usar o lançamento semente para aprender mais sobre o que o mercado espera do seu produto, esse também é um momento para educar as pessoas sobre como elas podem resolver as dores solucionadas pelo seu produto.

Durante o lançamento semente é importante mostrar ao público quais são os problemas existentes que o seu produto pretende resolver, além de deixar claro de que forma seu produto vai fazer isso.

Isso serve como mais uma forma de reforçar a proposta de valor entregue aos seus clientes, aumentando as chances de que eles comprem o seu produto quando o momento chegar.

Se tornar autoridade na área

Os pontos citados acima sobre educar o mercado e engajar com o público são características que contribuem fortemente para mais esse benefício do lançamento semente: se tornar autoridade na área.

Quando você mostra ao mercado suas dores e a solução criada por você para resolvê-las, você passa a ser visto como uma figura de autoridade naquele assunto, aumentando a sua credibilidade e o seu poder de vendas.

Além de ter feito um ótimo trabalho educando o público, as oportunidades de engajamento fazem com que você seja enxergado como uma pessoa próxima da realidade e das necessidades dos potenciais clientes.

Essas características são capazes de aumentar grandemente a confiança do seu público no que você tem para oferecer, o que se traduz em maiores chances de sucesso nos seus lançamentos.

Ajustes durante o processo de lançamento

Por fim, o principal motivo para decidir fazer um lançamento semente é a possibilidade de fazer ajustes durante o processo de lançamento.

Essa é a característica central dessa estratégia, que vai acabar trazendo não só vários dos pontos citados acima, mas também vai contribuir para que as suas chances de sucesso no futuro sejam ainda maiores.

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Passo a passo do lançamento semente

Agora que você já sabe os principais motivos para fazer um lançamento semente e os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio digital, veja como colocar esse plano em prática.

No passo a passo abaixo você vai encontrar as principais etapas para garantir um lançamento semente de qualidade e com grande potencial de sucesso.

1. Plante a ideia

Como já diz o nome, o primeiro passo do lançamento semente é plantar a ideia: preparar o seu público para o produto do seu lançamento.

Assim como em outros tipos de lançamento, para o lançamento semente também é importante se conectar com o público para que ele esteja qualificado e pronto para receber o seu lançamento quando for a hora.

Nesse passo, uma boa opção é realizar ações de marketing de conteúdo como a criação de vídeos e blogposts que estejam relacionados ao produto que você vai lançar e garanta que esses materiais cheguem ao público por meio de e-mails ou até pelas redes sociais.

Plantar a ideia é o primeiro passo para despertar o interesse das pessoas no seu produto, começando a preparação do público para construir um relacionamento mais forte.

2. Crie sua lista de pré-lançamento

O segundo passo está diretamente relacionado com um dos benefícios da estratégia de lançamento semente: a construção de uma lista de leads qualificados.

Crie uma landing page bastante atrativa e explicativa, que deixe claro qual é o problema que você quer resolver com o seu produto e porque ele é a melhor opção para o seu público.

Com essa página pronta, invista em divulgá-la para toda a sua base de contatos, além de buscar opções para atrair novos clientes, como campanhas pagas usando Google Ads, Facebook Ads ou outra plataforma que faça sentido para o seu negócio.

3. Compartilhe conteúdos com sua lista

No terceiro passo, é importante construir uma sequência de comunicação que mantenha o público engajado e informado sobre as próximas etapas do seu lançamento semente.

Se o seu lançamento envolve um webinar com uma data específica para acontecer, garanta que você envie pelo menos alguns e-mails chave para a sua base de contatos.

Algumas comunicações indispensáveis são: um primeiro conteúdo sobre o tema do webinar, outro como lembrete no dia do webinar, e outro assim que o webinar for iniciado.

Lembre-se: esses conteúdos não precisam ficar restritos apenas à comunicação por e-mail. Você também pode compartilhar publicações nas suas redes sociais para aumentar o alcance e conhecimento do público.

4. Desenvolva o produto ou serviço

Você não precisa ter um produto finalizado para o lançamento semente, mas precisa pelo menos de uma versão inicial.

Entenda os interesses do seu público e, com isso, defina qual será o formato do seu produto, quais os problemas que ele pretende resolver e todos os outros detalhes envolvidos nessa etapa de desenvolvimento.

Lembre-se: não se preocupe em ter um produto cem por cento finalizado, mas garanta que o que está feito seja de alta qualidade para não decepcionar o seu público.

5. Convide seu público

Chegou a hora mais importante: convidar o seu público para o lançamento e finalmente começar a receber feedbacks sobre o seu produto digital.

Divulgue amplamente a sua página de vendas tanto para a sua base de contatos quanto em campanhas digitais, e não deixe de usar estratégias como ofertas exclusivas se achar que isso é uma boa opção para aumentar ainda mais as vendas do seu lançamento.

Se optar por oferecer algum tipo de benefício, não deixe de mostrar claramente ao público que essa é uma vantagem exclusiva para quem faz a compra no dia do lançamento, aumentando o valor percebido nessa ação.

6. Analise dados e feedbacks

Após todos esses passos, chegou a hora de aproveitar o principal benefício do lançamento semente e analisar os dados e feedbacks recebidos.

Entenda como foi a receptividade do seu produto no mercado e as opiniões das pessoas sobre ele, e use essas informações para melhorar o seu produto atual e desenvolver uma nova versão que tenha ainda mais potencial de vendas para um lançamento futuro.

O que é e como fazer remarketing de lançamento semente?

O remarketing é uma estratégia de comunicação usada para atingir potenciais clientes que já tenham interagido com a sua marca de alguma forma anteriormente, fazendo com que a sua marca apareça mais vezes para essas pessoas e aumente a chance de elas comprarem de você no futuro.

Como o lançamento semente mobiliza um grande número de leads qualificados ao redor de um produto ainda em desenvolvimento, quando você tiver refinado o produto em uma versão ainda melhor, use essa lista de pessoas que já engajaram antes para fazer um segundo lançamento ainda mais poderoso.

Essas pessoas podem ser buscadas por você não apenas para o lançamento dessa versão aprimorada do seu produto, mas também para a divulgação de outros produtos relacionados que também podem ser do interesse desse público.

Um passo a passo resumido sobre como fazer remarketing de um lançamento semente pode ser conferido abaixo:

  • Organize uma lista com as pessoas que se interessaram pelo seu lançamento semente
  • Defina qual será o novo produto foco para a sua ação de remarketing
  • Crie conteúdos e réguas de comunicação focadas nesse novo produto
  • Dispare essa comunicação para o público qualificado que se interessou pelo primeiro lançamento semente

Como aumentar o sucesso do lançamento semente?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um lançamento é garantir que o público consiga comprar sem complicações.

Oferecer formas de pagamento atrativas e flexíveis tornam o processo de compra muito mais fácil, aumentando as suas vendas e contribuindo para o crescimento do negócio.

Algumas das formas de pagamento mais buscadas pelo público e que devem fazer parte do seu lançamento desde o início são: cartão de crédito, boleto à vista e o boleto parcelado em até 24x.

Para garantir o sucesso das vendas logo no começo, entre em contato com a equipe da Provi e veja como podemos ajudar você a planejar e executar um lançamento semente com alto potencial de retorno.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.