LinkedIn para negócios: acelerando escolas e negócios digitais

Entenda como utilizar as ferramentas do LinkedIn para gerar negócios e aumentar as oportunidades de venda dos seus cursos e infoprodutos.

Totalmente focada em assuntos profissionais, o LinkedIn é uma das redes sociais favoritas de quem quer divulgar seu negócio e construir a sua marca na internet – e isso vale para escolas e infoprodutores também.

Com quase 800 milhões de usuários em todo o mundo e mais de 50 milhões somente no Brasil, a plataforma oferece diversas funcionalidades para atender às necessidades do público profissional: desde ferramentas para recrutamento e seleção até uma estrutura poderosa de anúncios para marketing digital.

O problema é que de nada adianta todas essas ferramentas e essa multidão de usuários se você não souber usar a plataforma do jeito certo para atingir os seus objetivos.

Por isso, confira nesse artigo quais são os pontos mais importantes para conseguir usar o LinkedIn para crescer a sua empresa e melhorar os resultados do seu negócio.

Como usar o LinkedIn para gerar negócios?

Se antigamente o LinkedIn servia basicamente como um currículo online e como um lugar para buscar oportunidades de emprego, hoje a história é bem diferente.

Mas, antes de falar de qualquer abordagem mais detalhada para a comunicação da sua empresa nessa rede social, vamos partir do princípio: é melhor usar uma página de empresa (Company Page) ou um perfil pessoal?

A diferença entre páginas de empresas e perfis pessoais

Muita gente ainda se confunde na hora de começar a usar o LinkedIn e fica sem saber qual é a melhor opção, se é criar uma página de empresa ou apenas um perfil pessoal.

Independentemente do caso, você vai precisar criar um perfil pessoal primeiro, já que é esse perfil que será utilizado para administrar qualquer página de empresa que você crie no futuro.

A principal vantagem de criar uma página de empresas é que ela permite a criação de campanhas de anúncios no LinkedIn, além de oferecer diversas estatísticas e métricas sobre o desempenho da sua empresa na rede – tanto em campanhas pagas quanto nas suas atividades gratuitas (ou orgânicas). Por esse motivo, esse artigo vai focar em estratégias de negócio utilizando o LinkedIn com uma página de empresa.

Apesar disso, vale ressaltar que cuidar do seu perfil pessoal também é capaz de trazer benefícios indiretos ao seu negócio, já que você pode construir uma marca pessoal forte que demonstre autoridade na sua área de atuação, ajudando a atrair mais atenção para a sua empresa.

De qualquer forma, a primeira coisa que você vai precisar fazer para usar o LinkedIn na sua estratégia de negócios é criar a sua página de empresa.

Como criar uma página no LinkedIn para a minha empresa?

É muito fácil criar uma página de empresa no LinkedIn, e a própria plataforma disponibiliza diversos materiais ensinando não só qual é o processo como também boas práticas para esse tipo de conteúdo.

Resumidamente, esse é o passo a passo:

  1. Clique em Soluções no canto superior direito da página inicial do LinkedIn
  2. Clique em Criar uma Company Page. Vale lembrar que essa também é a opção escolhida para criar uma página para uma instituição de ensino
  3. Selecione o tipo de página que você deseja criar:
    1. Pequena empresa
    2. Média a grande empresa
    3. Showcase Page
    4. Instituição de ensino (ensino médio ou universidade/faculdade)
  4. Insira as informações de identidade da página, detalhes da organização e detalhes do perfil
  5. Confirme que você tem o direito de criar a página em nome da organização
  6. Clique em Criar página
  7. Clique em Comece a criar sua página!

Com a sua página criada, chegou a hora de começar a produzir o conteúdo necessário para deixar essa página com a cara da sua marca e para aproveitar o LinkedIn para se comunicar com o seu público.

O que postar no LinkedIn da empresa?

Antes de publicar qualquer conteúdo no LinkedIn da sua empresa, garanta que a página está com todas as informações mais importantes preenchidas e atualizadas, além de já estar com a identidade visual da sua marca.

Informações básicas e visual da página

Colocar a sua logo na página de empresa do LinkedIn é essencial para mostrar ao público que esse é o lugar certo para conferir informações sobre o seu negócio. Além da logo, também é possível adicionar uma imagem de capa que deixe a página ainda mais com a cara da sua marca.

Com as imagens no lugar, revise se todas as informações básicas da página estão preenchidas e atualizadas. O LinkedIn oferece várias abas com diferentes informações sobre a sua empresa, então não deixe de usar isso para passar as informações mais relevantes ao seu público.

Mantenha uma consistência de publicações

Agora que a sua página já está pronta, é hora de montar o planejamento de conteúdo e começar a publicar.

O planejamento é importante porque vai te ajudar a ter uma consistência de publicações – uma publicação por dia, por exemplo – e garantir que você esteja sempre trazendo novos conteúdos para incentivar o seu público a engajar com a sua empresa.

Além de publicar conteúdo com uma boa frequência, não deixe de explorar os diferentes formatos permitidos pela plataforma, como textos, imagens, vídeos e até materiais em .pdf, por exemplo. Entender qual é o tipo de conteúdo mais relevante para o seu público vai ajudar a aumentar as suas interações online e abrir portas para mais oportunidades de negócio.

Não esqueça também de buscar por referências, pesquisando como outras marcas do seu mercado ou até empresas que você admira em mercados diferentes estão se comportando no LinkedIn, e daí tirar ideias para a sua própria atuação.

Benefícios de usar o LinkedIn para negócios

Escolas e infoprodutores podem se beneficiar muito ao usar o LinkedIn para promover seus serviços e produtos, afinal, seu principal objetivo é capacitar profissionais de diferentes áreas de atuação, e é exatamente esse o público da plataforma.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios de usar o LinkedIn para negócios.

Conhecimento da marca

O primeiro benefício é bastante óbvio: aumentar o conhecimento da marca. Ter um LinkedIn para a sua empresa e publicar frequentemente conteúdos relevantes para o seu público é uma forma não só de falar com quem já conhece a sua empresa em um novo canal, mas também alcançar novas pessoas que podem se interessar pelo seu negócio.

Uma característica muito interessante do LinkedIn é que ele notifica as conexões de uma pessoa quando ela engaja com praticamente qualquer tipo de conteúdo. Se eu, por exemplo, reagir ou comentar em uma publicação feita pela sua página de empresa, as minhas conexões vão ver que isso aconteceu e ter a chance de acessar o seu conteúdo também.

Isso é algo que torna o seu conteúdo muito mais acessível para pessoas que ainda não seguem a sua empresa no LinkedIn, além de ser o motivo de tantas publicações feitas na rede sempre pedirem para as pessoas reagirem ou comentarem de alguma forma após consumir o conteúdo.

Aumento da credibilidade

Se ter uma página no LinkedIn é uma oportunidade para alcançar um público maior, isso pode – e deve – ser usado para aumentar a credibilidade e autoridade da sua empresa.

Produzir conteúdo de qualidade, relevante e bem construído para a sua audiência é uma forma de posicionar a sua escola ou negócio digital como figura de referência em qualquer que seja o assunto tratado.

É por isso que investir tempo e esforço no planejamento e produção de conteúdo é tão importante para atuar no LinkedIn: chamar a atenção do público vai fazer com que a sua marca seja sempre lembrada quando as pessoas precisarem resolver um problema que você pode solucionar com seus produtos ou serviços.

Grupos de interesse

Outra funcionalidade interessante do LinkedIn são os grupos, algo que também existe em plataformas como o Facebook e funcionam exatamente da mesma forma: agrupando pessoas em torno de um tema específico em comum.

Os grupos são interessantes para o seu negócio porque podem te oferecer um grande número de pessoas já interessadas em um tema relacionado ao seu negócio, o que é uma ótima maneira de qualificar o público de uma escola ou negócio digital.

Imagine que você vende cursos de marketing digital, por exemplo, desde conceitos básicos até técnicas mais avançadas. Encontrar um grupo no LinkedIn chamado “Marketing Digital Brasil”, ou “Marketing Digital: boas práticas e novidades” é quase como encontrar um pote de ouro! Você já sabe que os membros desses grupos se interessam pelo tema que você ensina, agora é só investir em chamar a atenção para o seu negócio e gerar novas oportunidades.

É claro que não adianta só entrar em grupos do LinkedIn e publicar conteúdo da sua marca a torto e a direito – isso provavelmente será considerado spam e vai fazer com que a sua página seja removida do grupo. Ao invés disso, aproveite esses espaços para participar das discussões que acontecem ali, contribuir com o que for possível e compartilhar conteúdo da sua marca apenas quando for muito relevante e fizer sentido.

LinkedIn Ads: alto poder de segmentação

Indo um pouco mais além no uso do Facebook, a ferramenta de anúncios pagos desenvolvida pela plataforma é uma ótima opção para gerar oportunidades de negócio para a sua empresa.

Assim como em redes como Facebook, Instagram e Google, o LinkedIn também permite que você crie anúncios personalizados e invista dinheiro para que esses anúncios apareçam para o seu público-alvo.

Esse tipo de iniciativa é uma ótima opção para alcançar pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, já que elas não precisam ser seguidoras da sua página para serem impactadas pelos seus anúncios.

A principal diferença das campanhas pagas do LinkedIn para as oferecidas por outras plataformas é o poder de segmentação extremamente refinado do LinkedIn Ads.

Por ser uma rede focada em assuntos profissionais, aqui você conta com muitas informações que não estão disponíveis em outros lugares. Desde coisas como o cargo e a senioridade do público, até a empresa específica em que a pessoa trabalha – tudo pode ser usado para atingir exatamente quem você quer com os seus anúncios.

É claro que uma segmentação tão poderosa vem com custos mais elevados envolvidos – costuma ser mais caro gerar oportunidades de negócio pelo LinkedIn do que usando outras plataformas similares. Apesar do custo maior, a qualificação também é muito maior, aumentando as chances de gerar negócios reais por meio dos seus investimentos, e isso deve ser levado em consideração na hora de montar as suas campanhas digitais.

InMail: mensagens diretas para o seu público-alvo

Uma opção oferecida pelo LinkedIn e que merece destaque é o InMail: mensagens diretas patrocinadas pela sua empresa.

Contando com todo o poder de segmentação explicado acima, o InMail é um formato de anúncio exclusivo do LinkedIn que permite o envio de mensagens em massa para o público-alvo da sua campanha.

As pessoas recebem esse anúncio como uma mensagem comum do LinkedIn, o que garante uma exposição direta do seu conteúdo, além de uma posição de destaque na navegação do público, que é inclusive notificado quando recebe esse tipo de mensagem.

Conclusão

O LinkedIn oferece várias ferramentas e funcionalidades que podem ajudar a sua escola ou negócio digital a gerar novas oportunidades de negócio, encontrando e se comunicando com o público-alvo da sua empresa.

Entender quais são os interesses desse público, qual é o conteúdo mais relevante para ele, e como utilizar cada facilidade do LinkedIn da melhor maneira para o seu negócio é o que vai definir o sucesso da sua estratégia de comunicação na plataforma.

Se você já tem tudo preparado para começar a divulgar seu negócio pelo LinkedIn e atrair mais alunos para a sua escola ou negócio digital, garanta que você conta com uma solução de vendas completa e confiável para não perder nenhuma oportunidade de negócio – e pode contar com a Provi para isso.

Se você quer alavancar as suas vendas com a ajuda de uma plataforma completa de vendas utilizada com sucesso por centenas de negócios por todo o Brasil, converse com o nosso time de especialistas para saber como podemos trabalhar juntos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.