Marketing de indicação: como clientes podem trazer mais clientes

Aprenda como aumentar os resultados do seu negócio com a ajuda de quem já confia e gosta da sua marca: os seus clientes atuais.

Falamos recentemente aqui no blog da Provi sobre prova social, casos de sucesso e o quanto as pessoas são influenciadas por outras ao tomar decisões de compra. No texto, explicamos como os negócios podem usar isso ao seu favor para aumentar a conversão de clientes.

Neste artigo você vai ver um pouco mais sobre a importância que as pessoas que interagem com a sua empresa tem no processo de vendas, mas com um foco um pouquinho diferente: o marketing de indicação.

O que é marketing de indicação

Marketing de indicação é basicamente o conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para gerar novas vendas por meio dos clientes já conquistados. É como quando você indica para as amigas um filme que acabou de ver no streaming e gostou muito, “vendendo” esse filme para novos “clientes”.

A lógica aqui é bastante relacionada ao conceito de prova social, já que o cliente em potencial está recebendo uma forte recomendação de alguém que já comprou seu produto ou serviço, aumentando as chances de concluir a compra.

Entre os benefícios do marketing de indicação para as empresas, podemos destacar:

  1. Menor custo de aquisição de clientes, já que a pessoa vai buscar diretamente a sua empresa após uma indicação
  2. Aumento nas chances de converter a venda, pois o cliente já tem uma opinião positiva sobre a sua empresa
  3. Maior potencial de fidelização do cliente, tanto do indicado tanto do que indicou

O primeiro passo para fazer marketing de indicação

Deu para ver que o marketing de indicação oferece muitos benefícios para as empresas que investem nesse tipo de estratégia, mas como você pode colocar isso em prática?

Antes de qualquer planejamento mais aprofundado, o passo inicial para uma estratégia de sucesso usando marketing de indicação é algo que deve ser sempre o foco de qualquer tipo de negócio: o compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes.

Lembrando do exemplo da indicação de filmes: você só vai indicar coisas que gosta de verdade. Ninguém recomenda algo em que não confia, principalmente quando essa indicação envolve algum tipo de gasto financeiro, como a compra de um curso.

Por outro lado, quando as pessoas gostam de algo que compraram, elas se sentem motivadas a compartilhar essa boa experiência com familiares e amigos que possam se interessar – e é exatamente esse efeito que você deve buscar com o marketing de indicação.

Ofereça recompensas aos indicadores (e aos indicados)

Se você já garante a alta qualidade nos seus produtos, perfeito. Muito provavelmente você até já está fazendo novas vendas que foram indicadas por seus clientes e nem sabe disso. Mas se isso pode acontecer mesmo sem um planejamento da sua parte, imagine com um programa estruturado de indicação.

Uma maneira muito popular das empresas incentivarem o marketing de indicação é oferecendo recompensas tanto para quem indica, quanto para quem recebe a indicação. Você já deve ter usando algum aplicativo de delivery, por exemplo, que te oferece um link ou código para que você convide novas pessoas a usar a plataforma e, em troca disso, tanto você quanto o novo usuário ganha um crédito para seu próximo pedido.

Por mais que as pessoas já se sintam motivadas a recomendar empresas de que gostam muito, oferecer algum tipo de recompensa é uma forma de incentivar até mesmo quem aprova o seu produto mas que ainda precisa de alguma coisa a mais para começar a indicá-lo para seus conhecidos.

O tipo de recompensa vai depender do que você estiver vendendo e do que faz sentido para o seu negócio. Um infoprodutor que vende um curso online, por exemplo, pode oferecer um material complementar exclusivo para estudantes indicados, ou mesmo um desconto nos próximos cursos para quem indicou.

Acompanhe as suas indicações

Outro ponto importante para garantir o bom funcionamento do marketing de indicação do seu negócio é monitorar todos os novos clientes recebidos e as pessoas que estão trazendo esses clientes.

A técnica de links e códigos usados pelos aplicativos de delivery funciona bem, pois cada usuário vai ter seu próprio código para compartilhar com outras pessoas, e basta acompanhar essa informação para saber quem são as pessoas envolvidas nesse processo e garantir a entrega da recompensa oferecida.

Se isso for muito difícil de colocar em prática na sua empresa, uma opção mais simples, embora menos escalável, é simplesmente perguntar para o novo cliente no fim do processo de compra se ele foi indicado por alguém e coletar os nomes, RG ou CPF dos envolvidos. Assim você pode encontrar quem indicou na sua base de clientes e validar a informação para entregar as recompensas para ambas as partes.

Comunique o seu programa de indicação

Por último, mas não menos importante, lembre-se de comunicar o público sobre o seu programa de indicação.

No fim das contas, o objetivo de qualquer programa de indicação é atrair novos clientes, e para isso acontecer é necessário que a sua base atual de clientes já tenha conhecimento do programa e fique interessada em participar.

Use os canais de comunicação que você e sua audiência já estão acostumados, seja grupos de mensagem, páginas em mídias sociais, listas de e-mail ou qualquer outra opção que funcione para o seu negócio. O importante é que seus clientes conheçam o programa e se interessem em participar para conquistar as recompensas que você oferece.


Lembre-se: a base de qualquer programa de indicação que funcione é a entrega de ótimas experiências aos seus clientes. Desde a qualidade do produto até a facilidade no processo de compra e pagamento, tudo deve focar na satisfação do cliente para que ele se torne um promotor do seu negócio.

A boa notícia é que você pode focar em oferecer produtos e serviços de qualidade enquanto a Provi toma conta de oferecer uma solução completa de checkout para que você não perca nenhuma venda e ainda conquiste novos clientes.

Se quiser saber como podemos ajudar o seu negócio a oferecer uma experiência de alta qualidade aos seus clientes e aumentar as suas vendas, entre em contato com a nossa equipe e vamos revolucionar a educação juntos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.