Marketing de indicação: como criar um programa de sucesso

Veja como usar o marketing de indicação para aumentar as suas vendas e garantir um público ainda mais fiel e rentável para a sua empresa.

Pode ser que você nem saiba, mas com certeza você já fez uma venda por indicação.

Quando estamos buscando algum produto ou serviço, é muito mais fácil ter segurança e realmente comprar de uma marca quando alguma pessoa em quem você confia te indicou, certo? Esse é o princípio do marketing de indicação.

O que é marketing de indicação

Marketing de indicação é a estratégia de usar quem já conhece a sua marca para atrair novos clientes e gerar mais vendas.

Também conhecido como referral marketing, essa estratégia procura maneiras de incentivar clientes satisfeitos com a sua marca a atuarem como promotores do seu negócio, não apenas compartilhando sua experiência com pessoas próximas como família e amigos, mas até atingindo um público mais amplo.

A importância do marketing de indicação

Já é normal escutarmos que é mais fácil vender para um cliente existente do que atrair um cliente novo, e isso realmente é verdade, mas você também pode aproveitar a sua base de clientes para atrair novas pessoas de um jeito mais rentável.

Vamos sair um pouco do tema de vendas e falar sobre séries. Se você é daquelas pessoas que têm dificuldades em escolher uma série para assistir, com certeza você já recebeu indicações dos seus amigos sobre o que ver em seguida. Se essa pessoa que fez a indicação for alguém em cuja opinião você confia, provavelmente você vai dar uma chance e assistir a série indicada, e até ver dois ou três episódios mesmo que não tenha gostado muito do primeiro. Voltando para vendas, o raciocínio é o mesmo.

A indicação, além de ser uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes para o seu negócio, também é muito valiosa porque os clientes atraídos costumam comprar mais do que os que chegaram até você por outros caminhos.

Por sentirem segurança na sua marca após ela ter sido indicada por alguém em quem eles confiam, esses novos clientes estão dispostos a investir mais nos seus produtos ou serviços, além de terem mais chance de acabarem fidelizados pela marca e se tornarem novos promotores no futuro.

Como criar um programa de indicação

É claro que as indicações podem – e vão – acontecer independentemente de você estruturar ou não um programa de indicação para o seu negócio. É impossível controlar as interações dos seus clientes com outras pessoas, então pode ter certeza que a sua marca está sendo comentada por aí, para o bem ou para o mal.

Apesar desse caráter orgânico das indicações, justamente por ser um canal tão rentável e interessante para os negócios é que muitas empresas decidem organizar um programa estruturado de indicações. Dessa forma elas podem estimular mais e mais indicações e aumentar o retorno desse canal.

Abaixo você vai conferir alguns dos principais pontos a serem definidos ao criar um programa de indicação, mas o requisito que vem antes de tudo isso é bem simples: garanta a satisfação dos seus clientes.

Independentemente de você ter ou não um programa de indicação, os resultados só vão aparecer de verdade se as pessoas souberem que a sua marca é confiável e merece ser indicada – afinal, ninguém quer indicar algo coisa ruim para outras pessoas.

Com um mercado cada vez mais competitivo, garantir a satisfação dos clientes e a qualidade dos seus serviços é obrigatório para qualquer empresa de sucesso, então não esqueça que essa é a pedra fundamental sobre a qual o seu programa de indicação será construído.

Agora sim, vamos aos principais passos para criar um bom programa de indicação.

Defina a mecânica do programa

A mecânica do programa são as regras que as indicações devem seguir, e elaborar essa estrutura básica é o primeiro passo para construir um programa de sucesso.

Qualquer pessoa pode indicar novos clientes ou existem requisitos? Qualquer tipo de indicação é válida? A recompensa será entregue no momento da indicação ou apenas após a pessoa indicada concluir a compra? Essas são algumas das perguntas que você deve considerar nessa etapa.

Você também pode decidir aqui se quer fazer um programa onde as pessoas atuam de maneira independente ou em grupo, criando algo como um ranking para que todos os participantes tenham visibilidade das indicações e sintam-se estimulados a indicar cada vez mais para subir de posição.

Ofereça recompensas atrativas

A ideia principal de construir um programa de indicação é incentivar as pessoas a indicarem sua marca, e para isso elas precisam receber algo em troca. Definir um esquema de recompensas que façam sentido para seu público vai ser chave para o sucesso do seu programa.

Como você está trabalhando com pessoas que já usam seus produtos ou serviços, um tipo de recompensa que pode ser muito interessante é o acesso a benefícios exclusivos para quem indicar a sua marca, o que pode ser interessante para o público e contribuir para uma fidelização ainda maior dessas pessoas.

Também é importante decidir se apenas quem indica ganha algum benefício ou se a pessoa indicada também vai se beneficiar, e a última opção costuma ser mais interessante por ser mais um atrativo para a pessoa indicada virar logo um cliente.

Por último, não esqueça de considerar o fator financeiro na hora de decidir as recompensas. Tenha certeza de que mesmo oferecendo esse tipo de coisa a sua operação continua saudável, ou seja, gerando lucro para o negócio.

Construa um fluxo prático de indicações

Se o objetivo é receber cada vez mais indicações, o processo para indicar precisa ser fácil, prático e simples para não correr o risco de alguém desistir de indicar por levar muito tempo ou esforço.

Uma boa opção é construir um formulário de indicação apenas com as perguntas mais importantes para garantir que as pessoas possam rapidamente indicar novos clientes e você tenha um controle fácil do andamento do programa.

Além disso, lembre-se de incentivar seus clientes a participarem do programa de indicação. As pessoas precisam saber que essa possibilidade existe para começarem a indicar novos clientes, e saber o momento certo para comunicar esse programa também é muito importante.

Você pode organizar sua equipe e seus processos para comunicar sobre o programa de indicação assim que um cliente tiver alguma interação positiva com a sua marca, como após responder positivamente uma pesquisa de satisfação, após concluir seu curso ou após receber algum benefício valioso. Aproveite esses momentos em que as pessoas estão se sentindo felizes com a sua marca para aumentar a sua força de indicação.

Elabore e acompanhe suas métricas de sucesso

Depois de tanto esforço, você quer ser capaz de medir os resultados que o programa de indicação está trazendo na prática. Por isso, definir e acompanhar algumas métricas de sucesso é de grande importância para um programa eficaz.

Essas métricas não precisam ser nada complexas ou mirabolantes, o importante é que você consiga acompanhar a evolução do programa de indicação ao longo do tempo e identificar se algo está ruim para poder fazer os ajustes necessários.

Algumas métricas importantes para acompanhar são:

  • Taxa de indicadores. É a porcentagem da sua base atual de clientes que indica ou já indicou novos clientes. Aumentar essa taxa significa aumentar o número de pessoas que indicam a sua marca.
  • Indicações por pessoa. Quantas indicações cada pessoa faz, em média. Essa métrica vai mostrar se as pessoas estão indicando frequentemente ou fazendo apenas algumas indicações e abandonando o programa de indicação.
  • Volume de indicações. Bastante relacionada à métrica anterior, essa diz respeito ao total de clientes que você recebeu e que vieram por meio de indicações. Apesar de simples, essa métrica é muito útil para analisar a performance do programa ao longo do tempo.
  • Conversão das indicações. Essencial para medir a saúde do seu programa de indicação, essa métrica vai analisar quantos dos clientes indicados realmente se converteram em novas vendas. Essa métrica é muito importante, afinal, você construiu tudo isso com o objetivo de atrair quem vai comprar de verdade.

Organize essas métricas de uma maneira que sejam facilmente coletadas e acompanhadas ao longo do tempo, como agregando tudo em uma planilha com a evolução mês a mês de cada uma delas. Isso vai te dar uma visão completa do programa e deixar claro quando algo fora do comum estiver acontecendo.

Indica Provi: como participar do programa de indicação da Provi

Agora que você já viu como criar um programa de indicação, que tal conhecer na prática como isso funciona? A Provi acabou de lançar seu próprio programa, o Indica Provi, e se você já é parceiro da Provi, não pode perder a oportunidade de participar.

Você que já usa a plataforma completa de checkout da Provi já tem vários benefícios para o seu negócio: desde opções de pagamento no boleto à vista, cartão de crédito em até 12x, boleto parcelado em até 24x e financiamento com nosso crédito educacional, até um painel para controle das vendas, linha de crédito PJ, redução da inadimplência e aumento das vendas incrementais.

A novidade é que agora, além de tudo isso, você também pode ganhar até R$ 1.000 a cada nova empresa indicada para usar as nossas soluções. Para indicar é fácil:

  1. Acesse a página do Indica Provi clicando aqui
  2. Envie uma mensagem no WhatsApp para quem você quer indicar
  3. A empresa indicada preenche um formulário com dados para contato
  4. Se a empresa indicada virar parceira da Provi, ela ganha 2% de desconto na taxa nos primeiros 90 dias para o crédito educacional e você ganha R$ 1.000

Além de ganhar um dinheiro extra e ajudar uma empresa a aproveitar todos os benefícios que a Provi oferece com um preço ainda mais baixo, você também ajuda a facilitar o acesso de mais pessoas a cursos e produtos digitais de alta qualidade.

Conclusão

Não existe ninguém melhor para promover a sua marca do que quem já conhece e confia nela, e agora você sabe como usar essa força para gerar ainda mais negócios e aumentar as suas vendas.

Se você quiser ver como esse tipo de programa funciona na prática e ainda ganhar até R$1.000 por indicação, acesse agora a página do Indica Provi para ler mais sobre o nosso programa e começar a ganhar o quanto antes.

Por fim, se você ainda não é parceiro da Provi e quer aumentar as vendas ao mesmo tempo que reduz a inadimplência do seu negócio, entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar a alavancar a sua empresa e revolucionar a educação no Brasil juntos.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.