Estratégias de marketing digital para lançamentos: quais são elas?

Conheça as principais estratégias de marketing digital para lançamentos e garanta o máximo de receita possível para o seu negócio digital.

É muito comum que infoprodutores e escolas digitais disponibilizem seus produtos e serviços por meio de lançamentos digitais, eventos com data e hora para começar e para terminar, focados na novidade que está sendo divulgada.

Apesar de essa ser uma metodologia já conhecida no mercado e que pode realmente trazer resultados bastante interessantes, é essencial que toda a estratégia de marketing do lançamento seja pensada e executada com cuidado, garantindo que o lançamento atinja todo o seu potencial de vendas.

Assim, nada mais natural que, em um mercado totalmente focado em infoprodutos e serviços digitais, o marketing também faça uso de ferramentas digitais para conquistar o público desejado.

O que são estratégias de marketing digital?

Estratégias de marketing digital são aquelas que combinam o uso de diversas ferramentas e abordagens digitais para promover marcas, produtos e serviços no ambiente digital.

Desde atividades conhecidas popularmente, como a criação de publicações em mídias sociais, até abordagens mais técnicas, como a otimização para mecanismos de busca (ou SEO, na sigla em inglês para Search Engine Optimization), algumas das estratégias de marketing digital mais utilizadas atualmente são:

  • Campanhas de mídia paga, em que as marcas investem dinheiro para alcançarem um público altamente segmentado em diversos canais digitais por meio de plataformas como Facebook, Google, LinkedIn e Twitter.
  • Marketing de conteúdo, que envolve a criação de conteúdo relevante para atrair, educar e converter o público em novos clientes. Essa estratégia é comumente associada à criação de materiais como ebooks e webinars que são publicados em landing pages com formulários para captação de dados dos possíveis clientes.
  • SEO (ou Search Engine Optimization), que foca na otimização de sites para aumentar as chances de aparecer de maneira gratuita (ou orgânica) nos primeiros resultados de busca em plataformas como o Google. Essa otimização envolve desde a criação de conteúdo de alta qualidade e relevância até a tecnologia e qualidade técnica do site sendo otimizado.
  • Comunicação por mídias sociais, plataformas que já são parte da nossa rotina e que permitem uma interação fácil, direta e rápida entre marcas e potenciais clientes. Vale lembrar que, mais importante do que estar em todas as mídias, é importante estar na mídia certa para o seu público alvo.

O que é um lançamento de produto?

Lançamento de produto é uma metodologia que tem o objetivo de gerar o máximo de vendas no menor tempo possível. Essa metodologia é amplamente utilizada por infoprodutores de sucesso, que preparam seu público por longos períodos, gerando ansiedade e vontade de compra até a hora de fazer o lançamento.

Geralmente realizado poucas vezes ao longo de um ano, como em uma ou duas ocasiões, os lançamentos têm data e hora determinadas para começar e acabar. Essa pequena janela de tempo é um dos fatores que ajudam a criar um senso de urgência no público, que fica cada vez mais preocupado em não perder a oportunidade de comprar o seu produto.

É claro que, ao realizar um número tão pequeno de lançamentos, os infoprodutores precisam fazer de tudo para garantir o sucesso de cada um desses eventos. Por isso é que o planejamento e a comunicação antes do lançamento são tão importantes.

Quando usar o lançamento de produto?

Por ser algo com baixa recorrência e pouca margem para erro, basear todo o seu modelo de negócios exclusivamente em lançamentos de produtos pode ser algo arriscado. Embora o alto volume de vendas após um lançamento garanta uma boa receita para a empresa, esse dinheiro precisa ser bem administrado para conseguir sustentar a operação até o próximo lançamento.

Uma alternativa interessante para equilibrar o uso de lançamentos no seu negócio é combinar essa estratégia com outras linhas de receita mais recorrentes e estáveis, mesmo que com menor potencial de receita.

Oferecer produtos menores que podem ser comprados a qualquer momento ao longo do ano e investir no marketing dessa outra oferta vai ajudar a sua empresa a ter um fluxo financeiro mais previsível, fazendo com que os ganhos elevados durante os lançamentos possam ser melhor aproveitados.

Quais os tipos de lançamentos no marketing digital?

Existem sete tipos principais de lançamentos digitais: lançamento interno, lançamento semi-interno, lançamento externo, lançamento relâmpago, lançamento semente, lançamento de afiliado e lançamento perpétuo. Confira mais sobre cada um deles:

1. Lançamento interno

O lançamento interno é um dos tipos mais eficazes por estar focado na sua base de contatos já existente. Assim, o público alvo desse lançamento já conhece você e a qualidade dos seus produtos, por isso o potencial de sucesso é maior.

Apesar de eficaz, esse tipo de lançamento também requer esforço e investimento significativos para ser comunicado adequadamente e converter sua base de contatos em clientes novamente.

2. Lançamento semi-interno

Similar ao anterior, o lançamento semi-interno também faz uso de uma base de contatos pré-existente, mas dessa vez você pode envolver outros parceiros no projeto para aumentar o alcance e o retorno do evento.

Esses parceiros podem tanto ajudar na criação e desenvolvimento do produto quanto participarem apenas da divulgação, mas a parte mais importante é que a base de contatos deles também tenha um perfil alinhado ao da sua base de contatos, garantindo que o produto será do interesse de todos.

3. Lançamento externo

Diferente dos tipos anteriores, esse lançamento é focado em conquistar novos clientes ao invés de usar uma base de contatos já fidelizada.

Embora seja uma alternativa mais difícil por ser necessário atingir pessoas desconhecidas e que tendem a ser mais difíceis de se converter em clientes, se o planejamento e a execução da estratégia forem bem feitos, essa opção pode não trazer bons resultados como também contribuir para aumentar a sua base de contatos que pode ser utilizada em lançamentos internos e semi-internos no futuro.

4. Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago é o mais rápido entre os diferentes tipos de lançamento, tendo normalmente uma duração de 3 a 10 dias e com foco em fazer receita rapidamente. É comum que esse tipo de lançamento seja feito usando estratégias de comunicação mais simples e diretas, como o envio de email marketing.

Por ser tão rápido, o sucesso dessa opção depende muito do senso de urgência criado no público. Assim, uma prática comum é oferecer condições especiais ou benefícios exclusivos para quem comprar a sua oferta dentro do prazo, como descontos ou outros produtos gratuitos dentro da mesma oferta.

5. Lançamento semente

Como o próprio nome já diz, esse lançamento é uma estratégia pequena que tem o objetivo de crescer e trazer resultados mais relevantes no futuro, podendo ser feito mesmo por infoprodutores que não têm muita experiência ou nem mesmo um produto definido.

Esse lançamento começa com a atração de um público que vai expor seus problemas, desejos e necessidades para que você colete todas essas informações e a partir disso inicie o desenvolvimento de um infoproduto próprio.

6. Lançamento de afiliado

Com uma estratégia similar ao lançamento relâmpago, a principal diferença é que o produto ou serviço oferecido no lançamento de afiliado não é seu, mas sim de um terceiro.

Essa estratégia também pode ser realizada por meio de ferramentas simples como o email marketing, e também tem um potencial maior de retorno quando combinada com ofertas e benefícios exclusivos para quem comprar dentro do período de vendas.

7. Lançamento perpétuo

O lançamento perpétuo é uma ótima alternativa para garantir receita recorrente ao longo do tempo, sendo uma estratégia importante para equilibrar a saúde financeira do seu negócio quando combinada com as receitas pontuais de outros lançamentos menos frequentes.

Esse tipo de estratégia pode se beneficiar muito de ferramentas de automação de marketing, que vão ajudar seu negócio a estar constantemente promovendo os lançamentos perpétuos para novas pessoas que entrarem em sua base de contatos.

Quais as etapas para lançamentos?

Os lançamentos de produtos acabam passando por quatro principais etapas: pré-lançamento, preparação do mercado, lançamento e pós-lançamento. Independentemente da estratégia escolhida, essas etapas serão essenciais para garantir uma execução eficaz do seu lançamento.

Pré-lançamento

Antes de lançar um produto digital, duas perguntas são essenciais: o que é o produto e para quem vou vendê-lo.

É necessário entender a fundo o produto lançado, quais os seus diferenciais, como se destaca da concorrência, qual é o valor que entrega ao público e qualquer outro aspecto importante para ser usado ao longo da comunicação do lançamento.

Também é essencial entender quem é o público alvo desse produto, pois é isso que vai ajudar você a decidir em quais canais vai realizar a divulgação, qual será o preço da oferta e até as melhores datas para iniciar o lançamento.

Outro ponto importante a ser definido antes do lançamento é quais serão os indicadores de sucesso a serem monitorados para possibilitar uma avaliação objetiva ao final do evento. Alguns indicadores comuns são simples, como o número de clientes conquistados, o número de clientes que se declararam satisfeitos com o produto, e o lucro total das vendas do lançamento.

Preparação do mercado

Após levantar essas informações iniciais, chegou a hora de começar a preparar o seu público para o momento do lançamento, criando o senso de urgência necessário para converter o maior número possível de pessoas em seus clientes.

É aqui que vão entrar em prática as estratégias de marketing digital citadas anteriormente, todas utilizadas de acordo com os dados que você levantou sobre o produto, o público e os seus objetivos com esse lançamento.

Lançamento

O grande momento chegou, e é hora de fazer o seu lançamento. Esse é o momento em que você abre as vendas do seu produto e comunica isso ao maior número de pessoas possível, focando em solucionar qualquer dúvida e atender qualquer cliente que precise de ajuda para concluir a compra.

Durante essa etapa, é essencial que o seu lançamento conte com uma solução de pagamentos confiável e que não dê nenhum tipo de problema ou atrito para seus clientes em potencial, o que pode ter grande impacto no seu volume de vendas. A plataforma de checkout escolhida deve não só facilitar a compra para seus clientes como também tirar toda a burocracia de pagamentos do seu colo, permitindo que você foque no que realmente importa, que é a sua estratégia de lançamento. 

Pós-lançamento

Agora que você já passou pelo frenesi do lançamento e conseguiu bater a meta de vendas para garantir uma boa reserva financeira para o seu negócio, chegou a hora de parar, respirar fundo e analisar tudo o que aconteceu.

Além de calcular os indicadores definidos na etapa de pré-lançamento para avaliar a performance de todo esse trabalho, também é importante organizar a base de contatos adquirida para poder usar essas informações em lançamentos futuros, maximizando o potencial de retorno da sua operação.

Como a Provi pode te ajudar

Aqui na Provi, trabalhamos com centenas de infoprodutores parceiros que já utilizam a nossa plataforma completa de checkout para garantir não só a segurança e tranquilidade dos pagamentos recebidos como também para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Com o ProviPay, seus clientes podem escolher realizar o pagamento via boleto à vista, cartão de crédito, crédito educacional com financiamento em até 24x no boleto, e até via boleto parcelado.

Essas opções diferenciadas ajudam nossos parceiros a alcançarem um público que não compraria seus produtos de outra forma, como é o caso da UX Unicórnio, que aumentou em até 15% o seu volume de vendas com a nossa ajuda.

Além de alternativas únicas de pagamento, o ProviPay também oferece:

  • Dashboard para acompanhamento dos alunos
  • Gestão financeira simplificada
  • Inteligência para recuperação de carrinho
  • Gerente de contas dedicado
  • Emissão de Nota Fiscal disponível
  • Integração via API

Conclusão

Realizar o lançamento de produtos digitais é uma ótima opção para quem quer trazer um grande volume de receita no menor tempo possível, mas para ter sucesso é essencial investir no planejamento e execução de uma estratégia de marketing digital de qualidade e contar com parceiros experientes e de confiança.

Se quiser saber como a Provi pode contribuir para o sucesso dos seus lançamentos digitais, entre em contato com a nossa equipe.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.