O que é financiamento educacional?

Veja como é possível transformar carreiras e alavancar seus negócios ao mesmo tempo, com financiamento educacional.

A educação é um dos maiores agentes transformadores da nossa sociedade. Desde os níveis mais iniciais do ensino até o grau superior, a educação é constantemente citada como uma das questões mais importantes para a resolução dos mais diversos problemas que enfrentamos no Brasil.

Um ponto em que o impacto da educação em nossas vidas fica claro é no contexto profissional. Desde crianças nossos familiares e responsáveis nos incentivam a se dedicar aos estudos para conseguir um bom emprego bom no futuro, mas essa jornada não é tão simples quanto pode parecer.

De acordo com o IBGE, em 2019, menos da metade (48,8%) da população brasileira tinha o ensino médio completo ou equivalente, enquanto o ensino superior foi um nível finalizado por apenas 17,4% da população.

Dá para perceber que a educação é um privilégio de poucos, e a verdade é que com um mercado profissional cada vez mais competitivo, nem o ensino superior é garantia de estabilidade futura como nos ensinaram.

Programas de pós-graduação, MBA, cursos intensivos e outras opções de ensino avançado passam a ser cada vez mais importantes na trajetória de qualquer profissional, o que acaba criando ainda mais barreiras de acesso à educação.

Enquanto os níveis de ensino básico, fundamental, médio e superior contam com oportunidades gratuitas oferecidas pelas instituições de educação pública, cursos profissionalizantes mais específicos não costumam oferecer esse tipo de facilidade.

Apesar de existirem algumas bolsas e incentivos semelhantes, a verdade é que quem quer ter acesso à educação profissional de qualidade precisa pagar por isso – e é aí que o financiamento educacional mostra a sua importância.

Os benefícios do financiamento educacional

Já falamos aqui no blog da Provi sobre o dilema do ovo e da galinha que existe quando o assunto é investimento em educação: você precisa de dinheiro para fazer um curso para conseguir um emprego que vai te dar o dinheiro que você precisava para fazer o curso. O financiamento educacional é uma forma de solucionar esse problema.

O financiamento educacional é uma maneira de ajudar pessoas que querem transformar suas carreiras a fazerem isso o quanto antes, sem se preocupar com o dinheiro que ela pode ainda não ter, mas que virá no futuro.

Com esse tipo de serviço, a escola ou instituição de ensino recebe o pagamento na hora pelo seu curso e o profissional pode começar a estudar desde já, começando a pagar só no futuro.

Isso acelera o ciclo de crescimento profissional e gira a economia, já que as escolas podem usar o dinheiro para investir em melhorar a qualidade de seu ensino sem precisar esperar longos prazos de pagamento e os estudantes iniciam seu desenvolvimento e podem aproveitar novas oportunidades de alavancar suas carreiras.

O Crédito Educacional da Provi

Na Provi, a solução que oferecemos para promover financiamento educacional é o Crédito Educacional. O funcionamento do Crédito Educacional é simples: a Provi paga a escola pelo valor total do curso enquanto o estudante paga a Provi dividindo o pagamento em parcelas que não vão pesar no bolso.

Dessa forma conseguimos trazer os benefícios do financiamento educacional tanto para a escola quanto para o estudante. Enquanto a escola conta com a garantia de receber todo o pagamento por seus cursos sem enrolação, os estudantes começam a adquirir os novos conhecimentos necessários para evoluir profissionalmente sem preocupações.

A Provi toma conta de toda a análise de crédito para oferecer as melhores taxas e os menores riscos para todas as partes do financiamento, garantindo a segurança tanto de quem vende o curso quanto de quem compra.

MaaS: Mensalidade as a Service

Outra solução criada pela Provi para financiamento educacional é o MaaS: Mensalidade As A Service. O funcionamento desse produto é bastante similar ao do Crédito Educacional, mas nessa modalidade o risco é compartilhado entre escola e Provi.

Com o MaaS o estudante continua com tudo igual, realizando o pagamento parcelado do seu curso e com acesso rápido aos estudos. No caso da escola, ao invés de receber o pagamento integral do curso logo que a venda ocorrer, o recebimento vai acompanhar as parcelas pagas pelo estudante.

Isso significa que a Provi vai receber cada parcela do estudante e só então fará o repasse à escola. Esse formato de financiamento permite o oferecimento de taxas menores que o Crédito Educacional, o que pode ser uma opção ainda mais vantajosa dependendo da realidade de cada parceiro.


O financiamento educacional é uma ótima opção tanto para escolas que querem conquistar mais estudantes matriculados quanto para profissionais querendo transformar suas carreiras sem demora. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site da Provi e confira como estamos usando essa ferramenta para revolucionar a educação no Brasil.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.