O que é uma landing page e como criar uma de alta conversão?

Entenda o que é landing page e como você pode usar essa ferramenta para atrair pessoas interessadas em comprar seus produtos e serviços.

O termo landing page já é bastante conhecido por quem usa a internet para divulgar seus produtos e serviços, mas ainda não é todo mundo que sabe aproveitar essa ferramenta ao máximo.

Quer saber o que é landing page e como usá-la na sua estratégia de marketing para aumentar os resultados do seu negócio? É só continuar lendo as próximas seções deste artigo.

O que é uma landing page?

Landing page (que pode ser traduzida como página de pouso, ou página de aterrissagem) é uma página do seu site criada com o único propósito de fazer os visitantes do site tomarem determinada ação.

Totalmente otimizadas para gerar o maior número possível de conversões, as landing pages são amplamente utilizadas nas estratégias de marketing digital pois ajudam a centralizar seus esforços e otimizar os resultados das suas campanhas.

Qual a diferença entre landing page e site?

Uma landing page é uma página individual com o objetivo específico de estimular uma conversão, enquanto um site pode conter inúmeras páginas que podem ter diversos objetivos diferentes.

O site de uma marca normalmente contém várias informações sobre aquela empresa, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante para apresentar aquele negócio aos visitantes. Já a landing page não se preocupa em apresentar muitos detalhes diferentes, focando no que mais importa para conseguir a conversão de cada visitante.

Para que serve uma landing page?

Como já foi dito, as landing pages servem para fazer o público visitante tomar as ações que você deseja. Essas ações vão variar de acordo com cada empresa, campanha e objetivos específicos, mas aqui vão alguns possíveis usos para essa ferramenta:

  • Diminuir o seu custo de aquisição de clientes. Reunindo os argumentos mais poderosos para converter visitantes ao lado de um formulário fácil de ser preenchido, as landing pages são uma ótima maneira de coletar as informações que você precisa para abordar seu público no futuro e aumentar as vendas.
  • Facilitar o seu lead scoring. Essa é uma estratégia que atribui pontos para cada lead de acordo com a sua “temperatura”, ou seja, sua proximidade com o momento da compra. Criar landing pages com ofertas de alto valor para coletar informações importantes é uma forma de identificar quem está mais interessado no que você tem para vender e ajudar a focar seus esforços comerciais.
  • Segmentar os seus contatos. Você pode personalizar os campos solicitados nos formulários de suas landing pages para coletar informações importantes para a segmentação do seu público, o que vai te ajudar a ter um direcionamento mais refinado em campanhas futuras e impactar positivamente nos seus resultados.

Como funciona uma landing page?

Por serem totalmente focadas em conversões, as landing pages acabam deixando de lado elementos comuns em outros tipos de páginas da internet, como um menu de navegação ou textos mais extensos e detalhados.

O principal elemento de uma landing page é o formulário de conversão, que é a ferramenta que vai definir quais informações você pode coletar do público interessado na sua oferta. A partir do momento que alguém preenche esse formulário, a plataforma que você escolheu para criar a sua landing page vai organizar e armazenar as informações recebidas para que você possa analisar e utilizar no futuro para conquistar mais vendas.

O que deve ter em uma landing page?

As landing pages devem ser sempre objetivas e evitar distrações desnecessárias, tudo com foco em fazer os visitantes da página preencherem o formulário de conversão.

Apesar dessa objetividade, isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com o conteúdo da sua landing page. Aqui vai um resumo dos principais elementos de uma boa landing page.

Título

Se o objetivo é converter, você quer ter certeza de chamar a atenção do seu público logo no primeiro segundo de visualização da página.

Investir em um título chamativo vai ser essencial para capturar o interesse do seu público, tornando mais provável que as pessoas leiam o resto do conteúdo e preencham o seu formulário.

Oferta

A oferta é o que você vai entregar em troca das informações que seus visitantes deixaram no seu formulário de conversão.

Essa oferta vai variar de acordo com diversos fatores, como o objetivo da sua campanha, a jornada do seu cliente, os interesses do seu público e até de acordo com a sua capacidade de criação.

Ofertas comuns em landing pages são materiais como ebooks, vídeos, tutoriais e até ferramentas mais elaboradas como planilhas pré montadas e templates de documentos. 

CTA (Call To Action)

O CTA, também conhecido como chamada para ação, é o botão principal da sua landing page, já que é ele que vai chamar o público para preencher seu formulário.

CTAs costumam ser curtos e objetivos, com frases como “Baixe agora”, “Acesse já”, “Assista ao vídeo”, “Leia o ebook” e por aí vai. O importante é garantir que esse botão esteja bem destacado e deixe claro o que o público vai ganhar após converter na sua página.

Descrição

Não é porque a landing page deve ser objetiva que ela não precisa ter uma boa descrição para informar o público. É importante elaborar uma descrição persuasiva e direta da sua oferta para que seus visitantes sintam vontade de preencher o formulário e receber seu material em troca.

Ao criar uma descrição, algumas boas práticas são o uso do negrito para destacar as informações mais importantes, o foco nos pontos mais essenciais da sua oferta e a utilização de frases curtas e de fácil leitura.

Imagens

A escolha das imagens, assim como de toda a parte visual da sua landing page, é essencial para aumentar as chances de conversão dos visitantes. Utilize imagens que deixem claro o valor da sua oferta, além de reforçar a identidade visual do seu negócio.

Se você estiver oferecendo um ebook ou algum tipo de ferramenta digital, vale a pena preparar imagens que mostram um pouco da sua oferta para chamar a atenção do público.

Formulário

Peça central da sua landing page, o formulário é onde acontece a conversão dos seus visitantes.

Garanta que o seu formulário esteja bastante visível e seja fácil de preencher e enviar. É importante analisar quais informações você realmente precisa capturar e remover qualquer pergunta desnecessária, já que um excesso de perguntas pode diminuir seu número de conversões.

Onde criar landing pages?

Agora que você já conhece os principais elementos da landing page, é hora de decidir qual ferramenta usar para desenvolver as suas próprias páginas.

Existem diversas soluções para a criação de landing pages, desde as mais simples até as mais complexas, e elas vão variar muito quanto a sua facilidade de uso e custos envolvidos.

Além de considerar esses fatores, também é importante lembrar que uma boa plataforma de gerenciamento de landing pages também vai ajudar você na gestão das informações coletadas para permitir a continuidade da sua estratégia de marketing.

Algumas das ferramentas mais utilizadas para a criação de landing pages são:

  • Hubspot
  • Ion Interactive
  • RD Station Marketing
  • Unbounce
  • OptimizePress
  • Instapage

Como criar uma landing page de alta conversão?

Para garantir uma boa taxa de conversão das suas landing pages é necessário não apenas criar uma boa página, mas acompanhá-la ao longo do tempo e investir em otimizações sempre que possível.

Aqui vão algumas dicas para você estar constantemente evoluindo as suas landing pages.

Benchmarks

Um benchmark nada mais é que uma pesquisa por referências com as quais você possa comparar a sua própria landing page.

Você pode buscar benchmarks antes mesmo de montar a sua página, mas não deixe de pesquisar constantemente como outras empresas ou empreendedores de sucesso estão fazendo suas landing pages para estar sempre acompanhando as tendências do mercado.

Formulários inteligentes

Formulários inteligentes são uma ótima maneira de aumentar a sua taxa de conversão ao mesmo tempo em que você enriquece cada vez mais a sua base de dados com informações úteis sobre o seu público.

O funcionamento é simples: esse tipo de formulário identifica se uma pessoa já respondeu determinada pergunta em uma de suas páginas e, ao invés de perguntar a mesma coisa novamente, substitui aquele campo por uma nova questão.

Dessa forma, o público não precisa ficar repetindo dezenas de vezes a mesma resposta, e você ainda aproveita para entender cada vez mais sobre seus visitantes.

Mobile friendly

Um estudo recente da Semrush mostrou que 66%, ou seja, mais da metade do tráfego na internet é realizado via celular e outros aparelhos móveis. Isso quer dizer que a sua landing page precisa estar preparada para ser exibida nesse tipo de aparelho.

Ter uma landing page mobile friendly é garantir que ela seja facilmente navegável independentemente de qual for o aparelho usado pelo seu público, o que aumenta as chances de conversão.

SEO

Embora muitas pessoas só se preocupem com o SEO de seus sites principais, landing pages também podem se beneficiar de um bom SEO para ter ainda mais tráfego e aumentar seu potencial de conversão.

É importante se preocupar com os conceitos gerais de SEO, como palavras-chave, URL, títulos e subtítulos, para que a sua página também seja bem avaliada pelos mecanismos de busca e tenha mais chances de aparecer como resultado de pesquisas na internet.

Testes A/B

Outra forma de estar constantemente otimizando a sua landing page é por meio da realização de testes A/B. Falei recentemente sobre essa ferramenta no artigo sobre Facebook Ads, mas aqui vai um resumo.

O teste A/B é uma forma de otimizar as suas páginas fazendo comparações entre variações dos elementos utilizados durante um período de tempo. Após algum tempo, você pode comparar os resultados obtidos em cada versão testada e, assim, identificar qual teve a melhor performance e deve ser mantida.

Como divulgar uma landing page

Com a landing page pronta, é hora de fazer com que as pessoas cheguem até a sua página para, enfim, preencherem seu formulário e entrarem na sua base de dados.

Você pode usar diversas estratégias para a divulgação da sua landing page, e algumas das principais estão descritas abaixo.

Co-marketing

O co-marketing é uma estratégia colaborativa em que duas marcas ou pessoas diferentes se juntam para divulgar um mesmo conteúdo. Essa pode ser uma boa alternativa para quem ainda não tem um alcance muito expressivo mas que consegue parcerias relevantes para aumentar a força da comunicação.

Email marketing

Uma das ferramentas mais conhecidas na comunicação online, o email marketing pode ser uma ótima forma de divulgar a sua página – principalmente se você já tem uma base de dados relevante. Se for possível, use informações da sua base para segmentar seus envios de email e aumentar o potencial de retorno de cada disparo.

Mídias pagas

Campanhas de mídia paga são aquelas em que é necessário investir dinheiro para alcançar um público altamente segmentado em diferentes plataformas digitais. As ferramentas mais comuns são as soluções de anúncios oferecidas pelo Google, LinkedIn, Twitter e Facebook.

Pontos de conversão no blog

Se você já tem uma estratégia de produção de conteúdo alimentando um blog, vale a pena usar esse canal para promover a sua landing page. Analise os artigos disponíveis no seu blog para identificar quais tem mais relação com a sua página e o público que você quer atingir e adicione banners e links para a landing page nesses espaços.

Redes sociais

Apesar de as mídias pagas serem uma ferramenta poderosa para atingir públicos bem definidos, as redes sociais também podem ser usadas gratuitamente para promover a sua landing page para as pessoas que já acompanham a sua marca nesses canais. Não deixe de publicar links e chamadas para a sua landing page também para essa parcela do seu público.

Quais métricas acompanhar nas suas landing pages?

Com as suas landing pages sendo cada vez mais acessadas, é importante ficar atento a algumas métricas que vão indicar quando é necessário realizar alguma mudança na sua estratégia para garantir a manutenção dos bons resultados.

Custo por lead

O custo por lead é calculado ao simplesmente dividir todo o dinheiro que você está investindo na criação e divulgação da sua landing page pelo número de conversões que ela está gerando. Essa métrica é importante para entender quanto custa gerar cada uma dessas novas oportunidades de venda e identificar quais os canais mais caros ou baratos para captação de leads do seu negócio. 

Taxa de cliques

A taxa de cliques permite que você tenha uma ideia de quanto as pessoas se sentem motivadas a interagir com o seu conteúdo e quais são os pontos mais chamativos da sua landing page. Essa métrica pode ajudar você a revisar a disposição dos elementos da página para tornar a navegação mais intuitiva.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a divisão do número total de visitantes da sua página pelo número de conversões obtidas. É importante monitorar essa métrica ao longo do tempo e se esforçar para mantê-la a maior possível, o que vai significar um número maior de conversões.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra os visitantes que ficaram pouquíssimo tempo na sua página e saíram sem nem interagir com o seu conteúdo. Ela pode mostrar não apenas se a sua landing page está atrativa o suficiente, como também indicar que a divulgação talvez precise de alguns ajustes para não criar expectativas incorretas no público.

Taxa de saída

Similar ao tópico anterior, a taxa de saída trata dos visitantes que, antes de saírem da sua página, interagiram com o conteúdo. Essa métrica deve ser um alerta vermelho mostrando quando você precisa revisar a sua landing page para consertar o que pode estar afastando o público da sua oferta.

Conclusão

As landing pages são uma ferramenta poderosa para você capturar pessoas que podem estar interessadas em comprar seus produtos ou serviços no futuro.

Além de montar uma landing page altamente persuasiva que gere muitas conversões, é essencial contar com uma plataforma para o gerenciamento dos leads recebidos e também realizar o acompanhamento e otimização constante das suas páginas para ter bons resultados frequentes na sua estratégia.

Se você sente que ainda precisa de uma ajuda a mais para aumentar as suas vendas, é hora de entrar em contato com a Provi para saber como podemos trabalhar juntos e melhorar ainda mais os resultados das suas campanhas digitais.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.