O que é programa de afiliados, como funciona e qual o melhor?

Entenda o que é programa de afiliados, quais os diferentes tipos e como eles podem aumentar as vendas de infoprodutores e negócios digitais.

Ao mesmo tempo em que muita gente decide empreender se tornando um infoprodutor, uma outra alternativa bastante conhecida para ganhar dinheiro trabalhando na internet é com os programas de afiliados.

Apesar de ser uma prática comum, ainda existem muitas dúvidas sobre exatamente o que é um programa de afiliados, como ele funciona e como é possível ganhar dinheiro com isso. Continue lendo para aprender o essencial sobre essa estratégia.

O que é programa de afiliados

Um programa de afiliados é uma estratégia de marketing e vendas usada principalmente por empresas digitais como forma de escalar as vendas dos seus infoprodutos.

Assim como qualquer outro negócio, essas empresas digitais precisam garantir a venda dos seus produtos para manter a receita e o crescimento do negócio – ou seja, investir em iniciativas de marketing e vendas.

Os programas de afiliados surgem quando esses negócios digitais decidem permitir a outras pessoas – os afiliados – divulgarem e venderem seus infoprodutos por conta própria. Dessa forma, as empresas ganham um novo canal de vendas enquanto os afiliados garantem uma renda extra com uma porcentagem das vendas realizadas.

Como funciona um programa de afiliados?

Para o bom funcionamento de um programa de afiliados, é essencial que exista algum tipo de acompanhamento e controle sobre as vendas realizadas por cada afiliado para garantir o pagamento correto das comissões.

Esse tipo de controle costuma ser realizado em sites e plataformas online que geram links exclusivos para cada afiliado. Usando esses links, os afiliados vão começar a divulgar seus produtos por meio de anúncios e ações próprias para incentivar as vendas. Cada venda concluída usando um desses links é contabilizada para o afiliado, que então recebe a comissão adequada.

Quem pode se tornar afiliado?

As restrições e requisitos para quem quer ser um afiliado podem variar de empresa para empresa, mas normalmente é permitido que qualquer empresa ou pessoa maior de idade se inscreva e participe dessa estratégia.

Essa facilidade de participar acontece porque, para as empresas, quanto mais pessoas divulgando seus produtos, melhor. Além de aumentar as vendas dos infoprodutos, isso também acaba aumentando a concorrência entre os próprios afiliados, que devem se esforçar para se destacar no mercado e garantir uma maior parte da comissão oferecida.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados?

Existem diferentes formas usadas pelas empresas para de fato pagar a comissão dos afiliados. Abaixo você confere alguns dos principais modelos de remuneração, além dos pontos mais importantes a se considerar em cada um para decidir qual é a melhor opção no seu caso.

Custo por Aquisição (CPA)

Nesse modelo, que é o mais comum, o afiliado só recebe a comissão quando a venda é de fato realizada. Ou seja, se alguém clicar no link do afiliado e chegar até a página de compra mas desistir no último momento, o afiliado não ganha nada.

Esse modelo – também chamado de Custo por Venda (CPV) – é o mais comum exatamente por estar diretamente relacionado ao resultado real para as empresas, o que também faz com esse seja o modelo que oferece as melhores comissões aos afiliados.

Custo por Clique (CPC)

Mais abrangente que o modelo anterior, neste modelo o afiliado recebe uma comissão baseada no número de cliques realizados em seu link exclusivo.

Apesar de parecer mais fácil, aqui as comissões costumam ser bem mais baixas. Por isso, esse tipo de modelo acaba compensando financeiramente somente para quem consegue atrair um público muito grande para seus anúncios e gerar um número bastante elevado de cliques.

Custo por Lead (CPL)

Esse é um modelo intermediário entre o CPA e o CPC. Apesar de não exigir uma venda realizada para pagar a comissão, é necessário que o visitante que clicou no link do afiliado preencha algum tipo de formulário de geração de leads para que a comissão seja paga.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Provavelmente o modelo menos comum de todos, nessa opção o afiliado recebe simplesmente pelo número de visualizações do seu link exclusivo – ninguém precisa comprar nada, preencher nenhum formulário ou nem mesmo clicar no link.

Além de ser bastante incomum, é também aqui onde as comissões costumam ser as mais baixas de todas, o que torna essa opção muito difícil para quem busca rentabilidade.

Quais os tipos de afiliação?

Os programas de afiliados dividem seus participantes de acordo com o nível de envolvimento que o afiliado precisa ter no processo para concretizar a venda de um infoproduto – que pode ser muito baixo ou muito alto.

Afiliado Árbitro

Esse é o tipo de afiliação de baixo envolvimento. Isso significa que o envolvimento do afiliado não vai ter grande efeito sobre a venda do infoproduto: ele pode criar um processo totalmente anônimo e ainda assim gerar vendas. Costuma ser comum em produtos de valores mais reduzidos.

Afiliado Autoridade

Aqui a conversa é outra, e o afiliado vai trabalhar como uma figura de autoridade e excelência que garante a qualidade e os benefícios do infoproduto sendo oferecido. Diferente do tipo anterior, o afiliado autoridade costuma vender produtos mais caros e diferenciados, como cursos de especialização e outras ofertas específicas.

Como divulgar os produtos como afiliado?

Se você já decidiu que vai começar a trabalhar como um afiliado, é hora de entender como usar as ferramentas de marketing digital disponíveis para garantir as suas vendas.

Ninguém melhor do que você para entender qual a forma mais efetiva de alcançar e chamar a atenção do público alvo para o seu link exclusivo, mas aqui vamos ver alguns dos principais canais usados nesse tipo de programa.

Divulgação orgânica

Na divulgação orgânica, nenhum dinheiro é investido para atingir potenciais clientes com a sua comunicação – mas isso não significa que vai ser fácil.

Podem ser utilizados tanto sites e blogs próprios quanto páginas ou perfis em redes sociais para realizar esse tipo de divulgação, mas você vai precisar garantir que essas opções sejam bastante acessadas pelo público para ter algum resultado relevante em número de vendas.

A divulgação orgânica pode ser um pouco mais fácil para quem atua como afiliado autoridade, já que a própria imagem do afiliado é uma marca em que as pessoas confiam e tendem a buscar quando querem comprar algo relacionado ao universo de atuação desse afiliado.

Divulgação paga

Diferente da alternativa gratuita, a divulgação paga vai demandar investimento financeiro em plataformas de anúncios para que você consiga impactar as pessoas certas, na hora certa.

A divulgação paga costuma ter um alcance muito maior que a divulgação orgânica, e as principais ferramentas usadas por quem investe nesse tipo de anúncio são o Facebook Ads e o Google Ads, como você confere abaixo.

Facebook Ads

A ferramenta de anúncios da Meta permite que você anuncie não só na rede social mais conhecida do grupo, o Facebook, mas também no Instagram. Com 2,8 e 1,3 bilhões (sim, bilhões, com b) de usuários respectivamente, o Facebook Ads é uma das plataformas de anúncios digitais mais utilizadas.

Com diversas opções de segmentação para que você decida exatamente que tipo de pessoa vai ver seu anúncio e vários formatos visuais disponíveis, é importante se dedicar para criar anúncios com alto potencial de conversão para aumentar os cliques no seu link de afiliado.

Sendo uma plataforma tão popular, o Facebook Ads apresenta também uma grande concorrência entre os anunciantes. Por isso é que você deve entender a fundo o funcionamento da plataforma e os interesses do público para conseguir se destacar entre a multidão.

Google Ads

Também muito popular, o Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google que permite você anunciar tanto entre os resultados das buscas feitas na plataforma (com o Google Search), quanto na rede de banners que aparecem em inúmeros sites diferentes por toda a internet (com o Google Display).

Enquanto a opção do Google Display pode ser uma boa alternativa para ter seu anúncio visualizado por um número maior de pessoas, o Google Search permite que você exiba seu link de maneira altamente segmentada, já que está vinculado ao conteúdo buscado por cada usuário.

Você pode, por exemplo, criar um anúncio para quem pesquisar por “curso de marketing digital” e fazer com que o seu link exclusivo de afiliado seja o primeiro resultado na tela da pessoa interessada.

Assim como no Facebook Ads, o Google Ads vai cobrar cada clique realizado nos seus anúncios, e o valor pode variar de acordo com o nível de segmentação e a concorrência pelo público alvo escolhido. Por isso, estar constantemente atualizando e otimizando suas campanhas vai ser essencial para um bom resultado no final.

Como escolher bons produtos?

Com tantos produtos digitais e plataformas de afiliados diferentes no mercado, pode ser difícil escolher qual é a melhor opção para começar a trabalhar nesse tipo de programa.

Embora o melhor produto varie de acordo com o perfil de cada afiliado e seus objetivos particulares, existem alguns pontos importantes a serem considerados no momento de tomar essa decisão:

  • Escolha um produto em que você realmente confie
  • Trabalhe com um produto que você conhece e entende, o que é especialmente importante para quem quer ser um afiliado autoridade
  • Estude o público potencial para aquele produto e pense se as suas estratégias de divulgação são adequadas
  • Analise a plataforma de afiliados e a própria empresa oferecendo esse programa para garantir que ela é confiável e segura
  • Busque a ajuda de alguém em quem você confia e que já trabalha como afiliado para entender melhor como é a experiência na prática

Conclusão

Além de ser uma estratégia muito interessante para negócios digitais escalarem as suas vendas e atingirem um público novo, os programas de afiliados também podem ser uma boa alternativa para quem quer empreender e fazer uma renda extra trabalhando pela internet.

Antes de investir nesse tipo de programa, é importante entender qual é o modelo que mais se encaixa na sua necessidade e estudar bastante as opções disponíveis para realizar um investimento consciente e seguro.

Infoprodutores e negócios digitais que querem aumentar o número de vendas, também podem contar com a ajuda de um parceiro que consiga facilitar o acesso do público aos seus produtos digitais e também melhorar os resultados com um aumento das vendas incrementais – e é isso que a Provi faz.

Com uma solução de checkout completa e muita experiência trabalhando com centenas de parceiros pelo Brasil, a Provi também pode contribuir para os seus resultados e alavancar o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos trabalhar juntos.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.