Recuperação de carrinho: estratégia para aumentar as vendas

Se você não gosta de perder clientes sem motivo, já passou da hora de começar a praticar a recuperação de carrinho no seu negócio digital.

Quem faz vendas pela internet sabe muito bem como é difícil conseguir montar um produto que chame a atenção do público e levar o público até a página de vendas para, finalmente, concluir uma venda.

O problema é que muita gente acha que o trabalho acaba quando você consegue atrair visitantes, e isso não é verdade. Um estudo realizado pela Barilliance mostrou que em 2019, a taxa global de abandono de carrinho chegava a mais de 77%! Isso significa que a cada 100 pessoas que colocam seu produto digital no carrinho virtual, 77 delas desistem e não concluem a compra.

Deu para perceber que esse é um ponto que qualquer empreendedor digital precisa estar de olho, né? Mas calma que é exatamente para ajudar a resolver esse problema que existe a recuperação de carrinho.

O que é recuperação de carrinho

A recuperação de carrinho é simplesmente a combinação de ações que as empresas fazem para trazer de volta clientes que não concluíram a compra de seus produtos.

A ideia é que todo o esforço que você fez na criação do seu produto e atração de potenciais clientes não seja desperdiçado na etapa final do processo de venda – é como evitar aquele gol do time adversário aos 45 do segundo tempo.

Vários são os motivos que levam potenciais clientes a abandonarem o carrinho com seu produto sem concluir a compra, de simples distrações até problemas como checkout muito longo, poucas opções de pagamento ou falta de confiança na plataforma. A recuperação de carrinho permite identificar quem são essas pessoas tão próximas de concluir a compra e traz de volta para finalizarem o processo.

Quais são os benefícios da recuperação de carrinho

Para deixar claro o benefício dessa prática, aqui vai um exemplo um pouco diferente do que usei no segundo parágrafo desse texto: a cada R$23 que você fatura, existem outros R$77 que você perdeu e nem sabia!

Uma vantagem de usar estratégias de recuperação de carrinho é que você consegue recuperar esse dinheiro perdido, aumentando a sua conversão de clientes e explorando todo o seu potencial de vendas.

A recuperação de carrinho é essencial não apenas por ser uma ótima forma de aumentar as vendas dos seus produtos digitais, mas também porque otimiza todo o investimento que você faz para atrair seus clientes, como publicidade e custos de tecnologia.

Como funciona a recuperação de carrinho

Soluções de recuperação de carrinho são focadas em entrar em contato com aquela pessoa que não concluiu a compra do seu produto e incentivar que ela faça isso o quanto antes.

A ideia é criar uma abordagem personalizada para cada potencial cliente mostrando que falta muito pouco para completar a compra e aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo seu produto.

Além da abordagem mais clássica utilizada por diversas empresas de enviar e-mails para trazer esses clientes de volta, vale lembrar que, apesar de importante, usar apenas esse canal pode não ser suficiente para recuperar todas as vendas.

Na Provi, oferecemos aos nossos parceiros uma solução inteligente para recuperação de carrinho, focada em trazer o máximo de vendas possível e melhorar os resultados de quem usa nossa plataforma.

Não apenas criamos e enviamos e-mails para trazer de volta clientes perdidos ou que abandonaram o preenchimento, como também avaliamos casos com maior potencial de retorno e buscar abordagens diferenciadas, como mensagens via WhatsApp ou até mesmo ligações telefônicas realizadas por nossa equipe dedicada.

Se você quer aumentar as suas vendas online e aproveitar todo o potencial de faturamento do seu negócio, entre em contato com a nossa equipe para entendermos a sua necessidade e começar uma parceria de sucesso hoje mesmo.

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Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.