Financiamento para negativados: como funciona e quem faz?

Entenda como funciona o financiamento para negativados e saiba como você pode buscar essa alternativa para transformar a sua carreira.

Nos financiamentos educacionais realizados pela Provi, nossa equipe analisa muito mais do que o histórico de crédito, considerando também o potencial futuro da pessoa que precisa dessa ajuda financeira.

O problema é que, no Brasil, quase 60 milhões de pessoas estão negativadas, o que representa quase 40% da população com idade entre 18 e 95 anos, e essa situação é algo que complica muito a vida de quem precisa fazer um financiamento.

Continue lendo para entender exatamente o que significa estar negativado, quais os cuidados necessários ao realizar um financiamento e como a Provi consegue oferecer crédito educacional mesmo para quem está negativado.

O que significa estar negativado?

Popularmente conhecido como estar “com o nome sujo”, estar negativado significa que a pessoa não pagou alguma dívida adquirida no passado.

Quando alguém deixa de quitar algum compromisso financeiro, essa pessoa se torna inadimplente. Nesse momento, a empresa que não recebeu o pagamento devido vai informar organizações como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa de que aquela pessoa não pagou o que era devido.

São essas organizações que vão registrar o nome da pessoa em um cadastro de negativados, deixando essa informação disponível para que outras empresas possam consultar se quem está solicitando um financiamento tem alguma outra dívida pendente.

O que é financiamento para negativados?

O financiamento para negativados é um serviço prestado por algumas empresas para que mesmo quem tem o nome sujo consiga ter acesso a uma linha de crédito.

Como estar negativado indica que uma pessoa pode ter dificuldades em pagar uma nova dívida no futuro, muitas empresas acabam cobrando taxas de juros maiores ou até condições abusivas na hora de oferecer um novo financiamento.

Como funciona o financiamento para negativados?

O financiamento para negativados não é um produto financeiro específico, mas sim uma opção de crédito oferecida por algumas instituições financeiras.

Assim como a opção para não negativados, o financiamento para quem tem o nome sujo é uma linha de crédito em que uma organização paga, como um empréstimo, um bem ou serviço para o cliente que será cobrado em parcelas mensais, com o acréscimo de juros

Similar ao empréstimo pessoal, a diferença é que o dinheiro liberado é específico para pagar aquele bem ou serviço, então o cliente não tem acesso direto ao valor contratado.

Financiamentos costumam ser solicitados quando a pessoa deseja um produto ou serviço de valor elevado, por isso alguns dos tipos mais comuns são:

  • Financiamento de casas para negativados: opção para quem quer adquirir a casa própria mas não consegue fazer o pagamento total no ato da compra. O próprio programa Minha Casa Minha Vida oferece uma modalidade específica para negativados.
  • Financiamento de carros e motos para negativados: tipo de financiamento para a compra de um automóvel, que costuma ser oferecido nas próprias concessionárias por meio de uma instituição financeira parceira.
  • Financiamento educacional para negativados: formato de financiamento oferecido pela Provi por meio do nosso crédito educacional. A Provi realiza o pagamento total do curso solicitado por nossos clientes, que depois fazem o pagamento mensalmente para a Provi.

Financiamento com nome sujo vale a pena?

Muitas vezes o financiamento pode ser sim uma maneira de reorganizar a sua vida e melhorar as suas finanças, mas é importante analisar com calma qual é o objetivo daquele financiamento e se ele vai melhorar ou piorar a sua situação atual.

Quais cuidados tomar ao contratar um financiamento?

Independentemente de qual seja o seu objetivo com um financiamento, é importante lembrar que você está adquirindo uma nova dívida e precisa ter condições financeiras para pagá-la no futuro.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados ao realizar um financiamento:

Avalie se é realmente necessário

Será que esse é mesmo o melhor momento para comprar uma casa ou automóvel? O objetivo do financiamento é muito importante para analisar se essa é a melhor opção, então não deixe de levar isso em consideração.

O financiamento educacional oferecido pela Provi tem sempre o objetivo de ajudar você a se desenvolver como profissional para alavancar a carreira e conquistar uma renda maior no futuro, por isso faz muito mais sentido contratar um financiamento quando ele tem um grande potencial de retorno financeiro.

Não acumule dívidas

Um financiamento é uma dívida, por isso tenha certeza de que você consegue quitar todos os seus compromissos antes de contrair mais essa obrigação e deixar a sua situação financeira ainda mais complicada.

Acumular dívidas é uma maneira muito fácil de ficar com o nome cada vez mais sujo, o que vai apenas dificultar a sua vida quando você precisar de novos financiamentos no futuro.

Fique de olho nas condições e taxas

Todo financiamento envolve condições e taxas de juros, mas é ainda mais importante analisar a fundo esses fatores se você estiver buscando financiamento para negativados.

Ter o nome sujo indica que a pessoa pode não ser uma boa pagadora, e muitas organizações se aproveitam disso para aplicar taxas de juros muito altas, condições abusivas e até mesmo golpes.

Pesquise bastante sobre a empresa oferecendo aquele empréstimo para ter certeza de que ela é uma organização confiável, e também confira o prazo do contrato de financiamento para saber qual será o valor total pago ao final da operação.

Quais são as alternativas ao financiamento para negativados?

Embora muito popular, o financiamento não é a única alternativa para quem está negativado e precisa levantar algum dinheiro de forma rápida. Algumas outras alternativas que podem ser interessantes dependendo da situação são:

Penhora de bens

Na penhora de bens você entrega algum objeto de valor (como jóias e relógios) em troca de uma quantia em dinheiro. Após quitar a dívida do valor total emprestado e os juros combinados, você recebe o seu objeto de volta.

Crédito consignado

Nesse tipo de crédito, o pagamento das parcelas é descontado diretamente do salário do contratante, aumentando a garantia de recebimento por parte da instituição financeira que emprestou o dinheiro.

Empréstimo de emergência

Essa é uma modalidade de crédito que, como o próprio nome já diz, serve para casos de emergência. O motivo é que as taxas de juros são muito mais altas do que as cobradas em outras alternativas, tornando essa opção bastante arriscada para quem quer fugir das dívidas.

Refinanciamentos

Na opção do refinanciamento, você usa um veículo ou imóvel como garantia do pagamento, o que oferece maior segurança para quem oferece o dinheiro e pode aumentar as suas chances de conseguir a liberação do valor.

Quem oferece financiamentos para negativados?

Embora vários bancos e instituições financeiras ofereçam financiamentos para negativados para vários objetivos diferentes, aqui na Provi nós focamos em disponibilizar crédito para quem quer mudar de vida.

Nosso crédito educacional não analisa apenas a sua situação no cadastro de negativados, mas consideramos o seu potencial de crescimento e desenvolvimento como pessoa e profissional para liberar o dinheiro que você precisa para alcançar seus objetivos.

Mesmo quem tem o nome sujo pode solicitar um financiamento com a Provi e passar por nossa análise de crédito humanizada, incluindo a possibilidade de indicar um avalista, que é alguém que se responsabiliza por pagar o financiamento feito por outra pessoa.

Sabendo que a educação é uma ferramenta importantíssima para melhorar as condições financeiras das pessoas, o crédito educacional da Provi é pensado para ajudar pessoas de rendas mais baixas a terem acesso à educação que elas querem e precisam. Nossa parceria com a Yunus Negócios Sociais, por exemplo, já mostrou que 74% dos estudantes financiados pela Provi são das classes C, D e E.

Conclusão

O financiamento para negativados tem suas particularidades e precisa de um entendimento profundo antes de ser contratado, garantindo que você não vai estar apenas complicando ainda mais a sua situação financeira.

Se o seu objetivo com um financiamento for realizar um curso profissional para transformar a sua carreira, pode contar com a ajuda da Provi para alcançar os seus objetivos.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.