Boleto parcelado: como parcelar e como comprar parcelado?

Veja como funciona o parcelamento de boletos e como você pode usar essa facilidade para aumentar as vendas dos seus cursos e infoprodutos.

Um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, o boleto é uma verdadeira mão na roda tanto para quem precisa realizar uma cobrança quanto para quem tem que fazer um pagamento, mas que não possui alternativas como o cartão de crédito.

Criado em 1993 pelo Banco Central do Brasil, o boleto surgiu como uma opção eletrônica para facilitar pagamentos e cobranças – algo que se reflete em um volume de cerca de 6 de bilhões de boletos pagos anualmente no país, segundo a Febraban.

Apesar da simplicidade proporcionada pelos boletos, algumas pessoas ainda buscam opções para facilitar ainda mais as cobranças e pagamentos, e uma alternativa é o parcelamento de boletos.

É possível parcelar boleto?

Muita gente não sabe, mas é possível sim realizar o parcelamento de boletos. Parcelar um boleto significa dividir o valor total cobrado naquele boleto em parcelas menores a serem quitadas ao longo do tempo – normalmente usando um cartão de crédito.

Essa facilidade é oferecida por algumas organizações financeiras e, como qualquer outra operação de pagamento a prazo, o parcelamento de boletos envolve um custo adicional no valor total do boleto.

Como parcelar boleto?

O parcelamento de boletos é um serviço oferecido por algumas empresas e que permite dividir o valor total de um boleto em parcelas menores. Funciona assim: você envia o boleto já gerado para uma organização que realiza o parcelamento e ela faz o pagamento à vista para o emissor inicial do boleto. Depois disso, você passa a pagar as parcelas diretamente para essa nova organização.

Existem basicamente duas formas de realizar esse parcelamento: por meio do banco emissor do seu cartão de crédito ou por meio de instituições de pagamento certificadas. Vale lembrar que, independentemente do caminho escolhido, o parcelamento de boletos envolve uma taxa de juros que vai aumentar o valor total a ser pago. Por isso, é importante analisar os custos dessa operação para decidir se é realmente a melhor opção para as suas finanças.

1. Por meio do banco emissor do seu cartão de crédito

Para realizar o parcelamento de um boleto com o banco que emitiu o seu cartão de crédito, você pode buscar alguns canais diferentes: pelo telefone, pela internet via Internet Banking, ou pelo próprio aplicativo da instituição.

Bancos como Caixa, Banco do Brasil, Santander e Itaú oferecem maneiras diferentes de realizar esse parcelamento, mas se você quiser seguir com esse processo usando o aplicativo do banco, o caminho será parecido com o seguinte:

  1. Acesse o aplicativo do banco emissor do seu cartão de crédito
  2. Vá até a seção “Pagamentos” e comece o pagamento do boleto
  3. Quando aparecer a opção “Tipo de pagamento”, escolha “Cartão de crédito” e informe os dados do seu cartão
  4. Escolha a quantidade de parcelas, confirme a operação com a sua senha e pronto

2. Por meio de instituições de pagamento certificadas

Outra alternativa para parcelar boletos é por meio de instituições de pagamento como o PicPay e o Mercado Pago, que já são utilizadas por várias pessoas para realizar outros pagamentos do dia a dia, principalmente em compras online.

Como já foi dito, parcelar boletos sempre envolve uma taxa de juros adicional no valor total a ser pago. No caso do PicPay, por exemplo, para pagar boletos com cartão de crédito é cobrada uma taxa de 3,09% sobre o valor do pagamento e mais uma taxa de 3,69% sobre cada parcela.

Embora essas taxas possam não parecer muita coisa, é muito importante que você faça as contas antes de realizar o parcelamento de um boleto para saber se está mesmo de acordo com o custo desta alternativa e se é vantajoso para você.

Como comprar parcelado no boleto?

Até aqui falamos sobre como fazer o parcelamento de boletos já gerados, mas agora o assunto é diferente: ao invés de parcelamento de boletos, vamos falar sobre parcelamento em boletos.

Aqui a diferença é que você não está buscando uma forma de parcelar o valor de um boleto, mas sim dividindo o valor total de uma compra em vários boletos menores para serem pagos ao longo do tempo.

Essa é uma ótima alternativa para quem não tem limites altos no cartão de crédito ou mesmo quem não tem um cartão de crédito em primeiro lugar.

Como usar a Provi para comprar parcelado no boleto

Na Provi, sabemos da importância do acesso à educação para transformar carreiras e mudar vidas, por isso temos parcerias para oferecer os melhores cursos profissionalizantes do mercado com a opção de pagamento parcelado no boleto.

O parcelamento no boleto é uma forma de ajudar principalmente pessoas com menor renda a acessarem conteúdos de qualidade para que possam crescer profissionalmente e alcançar uma maior tranquilidade financeira.

Se você está buscando um curso para investir na sua formação e mudar de vida, procure escolas e infoprodutores parceiros da Provi para ter a facilidade de pagar da forma que mais atende às suas necessidades – incluindo o pagamento parcelado no boleto.

Conclusão

Parcelar e comprar parcelado no boleto são facilidades buscadas por muitas pessoas, mas em ambos os casos é importante ficar de olho nas taxas cobradas para ter certeza que o valor total ainda cabe no seu orçamento.

Escolas e infoprodutores também podem se beneficiar do parcelamento em boletos para atrair novos estudantes e aumentar a venda dos cursos e produtos digitais.

Oferecer a opção de parcelamento no boleto é uma ótima forma de alcançar um novo público e alavancar as suas vendas ao mesmo tempo em que promove acesso à educação para pessoas de renda mais baixa, que muitas vezes nem mesmo têm um cartão de crédito para realizar esse tipo de compra.

Se você é um infoprodutor ou trabalha em uma escola e quer saber como as soluções de pagamento da Provi podem ajudar o seu negócio a crescer, entre em contato com a nossa equipe e vamos construir juntos uma parceria para revolucionar a educação no Brasil.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.