Como foi o ProviHack pra Todos: acelerando carreiras em tecnologia

Confira o que é e como foi o ProviHack pra Todos, uma iniciativa criada para impulsionar profissionais em suas carreiras em tecnologia.

Apesar de a demanda por profissionais na área de tecnologia continuar em alta, muita gente ainda não sabe exatamente o que fazer para começar uma carreira nesse mercado – e é para ajudar essas pessoas que surgiu o ProviHack pra Todos.

O que é o ProviHack pra Todos

O ProviHack é uma iniciativa criada pela Provi para impulsionar o início de carreira de profissionais na área de tecnologia.

Realizado de maneira 100% online, o projeto é uma oportunidade para que os participantes vivam uma experiência real de trabalho em uma equipe multidisciplinar e construam projetos reais para seus portfólios.

Além de poder rechear o currículo, a execução de um projeto no ProviHack combinada com as mentorias oferecidas por profissionais referência no mercado ajuda os participantes a desenvolverem habilidades técnicas e soft skills importantes para o mercado de trabalho.

E não são só os participantes que aproveitam o ProviHack não: as empresas parceiras também estão ligadas em todo o projeto para ver esses profissionais colocando seus conhecimentos em prática e recrutar novos talentos logo no início de suas carreiras.

Porque “pra todos”

O ProviHack é um projeto focado em causar impacto social de verdade no mercado – e isso não é de hoje.

Esse foi o objetivo tanto na primeira edição, o ProviHack Woman, com foco no desenvolvimento de mulheres na tecnologia, quanto na segunda, o ProviHack4Good, que usou a tecnologia para promover impacto social em ONGs reais. E a tradição foi mantida mais uma vez.

O ProviHack pra Todos foi pensado para todas as pessoas em busca de oportunidades nas áreas de desenvolvimento web e mobile, produto ou UX/UI, mas para manter nosso foco em incentivar a diversidade, 60% das vagas estavam reservadas para participantes de grupos minoritários em relação à raça/etnia, orientação sexual, existência de deficiência, renda e gênero.

Como foi o ProviHack pra Todos

As inscrições começaram no dia 25 de outubro de 2021, e o evento só acabou com o fim da feira de contratações no dia 9 de dezembro do mesmo ano – feira que iniciou processos de contratação que continuaram mesmo depois de o evento acabar. Confira abaixo um pouco do que aconteceu em cada etapa da programação.

Primeira semana: pré-evento e hackathon

Após o fechamento das inscrições e finalização das seleções de participantes, o ProviHack pra Todos começou sua programação de conteúdo oferecendo encontros com especialistas para ajudar os participantes a terem ideias e soluções para o hackathon.

Já com os participantes divididos em equipes, todos puderam participar de uma agenda lotada de conteúdo de qualidade:

  • Mesa redonda sobre diversidade, com participação de:
    • Bianca Amorim, Talent Attracting na CI&T
    • Fernanda Granato, CEO da CONCERT Cloud e Co-founder da Logoon
    • Simone Hipolito, Fundadora da Seorienteai
  • Palestra “Direitos humanos e políticas afirmativas”, com Nathaly Calixto, Associate Researcher no Observatório Político
  • Mesa redonda sobre diversidade, com participação de:
    • Ágata Leuck, Engenheira de Software na Loft
    • Bruno Nogueira, Customer Success Manager no LinkedIn
    • Tânia Chaves, Especialista em Diversidade e Inclusão Racial
  • Palestra “Discovery e Prototipação”, com Gabriela Souza, Product Manager
  • Palestra “Falando de código”, com Octavio Turra, Developer e Co-founder na Divy
  • Pitch com Laura Gurgel, Co-fundadora do Clube de Negócios

Depois dessa intensa agenda, as equipes deram início ao hackathon, uma maratona de dois dias focada em entregar soluções para o desafio: como a tecnologia pode fortalecer grupos minorizados?

Segunda semana: semana de carreiras

Se a primeira semana já foi agitada, a segunda não deixou nem um pouco a desejar. Na segunda etapa do evento, o ProviHack pra Todos deu início à semana de carreiras, em que as empresas parceiras trouxeram ainda mais conteúdos para as equipes participantes:

  • Diversidade, Cultura e Valores, com Wesley Miquelino, da XP Inc. 
  • Como a tecnologia pode transformar a educação? Conheça a Arco, com Marcelo Henrique Toledo Santos, da Arco Educação.
  • O que aprendi contribuindo no design system do iFood?, com Thayrone Santos, do iFood
  • Como se destacar no universo tech sem experiência, com Lygia Ferreira, do iFood
  • Dicas de entrevista e carreiras em tecnologia, com Victoria Bazarov, da Vtex
  • Carreira, vagas e processos de tech na XP Inc., com Vinicius Albino, da XP Inc.

Ao fim dessa nova etapa de conteúdo, no dia 3 de dezembro aconteceu a live de encerramento do evento, onde as entregas realizadas pelas equipes foram avaliadas e as três equipes vencedoras, anunciadas.

Terceira semana: feira de contratações

Antes de falar sobre quais foram as equipes vencedoras, não dava para deixar de falar da feira de contratações – a última etapa da programação que aconteceu de 6 a 9 de dezembro de 2021.

Durante a feira, todos os participantes tiveram a chance de se conectar com as empresas parceiras que estiveram acompanhando todo o processo do ProviHack pra Todos. Essa conexão foi a oportunidade para que os participantes selecionados encontrassem as vagas perfeitas para seu começo de carreira.

Impacto comprovado em números

A terceira edição do ProviHack continuou o histórico de impacto das edições anteriores do evento.

O ProviHack pra Todos contou com mais de 1100 pessoas inscritas, número que chegou em 205 participantes ativos divididos entre as equipes que colocaram a mão na massa durante o hackathon.

O objetivo de incentivar a diversidade foi mais do que superado: mais de 85% das pessoas selecionadas estavam estavam dentro de algum dos recortes de diversidade buscados pelo evento: raça/etnia, orientação sexual, existência de deficiência, renda e gênero.

Tudo isso não teria sido possível sem a participação de organizações comprometidas em oferecer essa oportunidade incrível para todos esses profissionais em início de carreira. Além da parceria de peso da Arco Educação, do iFood, da Vtex e da XP Inc., o evento também contou com o apoio da Sai do Papel, da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Shawee.

Equipes vencedoras do ProviHack pra Todos

Agora sim, vamos aos grandes vencedores! Entre as 35 equipes participantes do ProviHack pra Todos, o pódio final foi:

3° lugar: Metamorfose Trans

A Metamorfose Trans, terceira colocada no evento, é uma aplicação que conecta pessoas trans e profissionais recomendados pela comunidade trans para atendimento médico humanizado.

2° lugar: Transmissão Tech

A Transmissão Tech, vice-campeã do ProviHack pra Todos, é uma plataforma que permite a conexão de pessoas trans com mentores profissionais, possibilitando conexões para alavancar carreiras na tecnologia.

1° lugar: Empuxo

A equipe campeã do ProviHack pra Todos foi a Empuxo, uma plataforma que conecta líderes diversos à pessoas que estão no mercado de trabalho mas não são representadas pelos seus líderes.

E agora?

Não foram só as três equipes campeãs que saíram ganhando desse ProviHack pra Todos: a feira de contratações rendeu alguns processos de recrutamento que ainda estão em andamento.

Além das empresas parceiras do evento, diversos participantes já compartilharam com a equipe da Provi que começaram novas jornadas de trabalho em outras organizações e que com certeza a participação no ProviHack pra Todos foi importante para essa conquista.

Enquanto esses profissionais começam a dar os primeiros passos em suas carreiras na área de tecnologia, a equipe da Provi já está se preparando para organizar a próxima edição desse evento que ainda vai transformar muitas vidas por aí. Não deixe de acompanhar nossas novidades porque 2022 promete!

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.