Construindo o futuro: a Provi e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Veja como a Provi está contribuindo para um futuro melhor atuando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

Com tantas empresas e profissionais constantemente falando sobre a alta competitividade que vivemos no mercado nacional e internacional hoje em dia, parece que buscar o desenvolvimento a todo custo é essencial para garantir nosso sucesso. Mas não é exatamente assim que as coisas funcionam.

Imagine um profissional que sente que precisa se desenvolver sempre mais para ter sucesso em sua carreira. Além das oito horas que ele passa no trabalho diariamente, costuma também reservar duas ou três horas por dia para estudar e se especializar.

Certo dia isso começa a parecer pouco, então que tal umas duas horas extras no trabalho para se destacar da equipe e colocar um pouco mais de estudo aos fins de semana? E se o domingo é sempre tão parado, por que não aproveitar para adiantar o trabalho de segunda-feira e acelerar um pouco as coisas? Sete ou oito horas de sono parece ser tempo demais… será que cinco não seria suficiente?

Com tanto tempo e esforço investido é bem possível que essa pessoa perceba um pico de desenvolvimento pessoal, mas toda essa pressão pode muito bem ser o gatilho para uma síndrome de burnout. É irreal pensar em sustentar uma rotina assim a longo prazo, por isso é importante entender nossos limites, como o tempo disponível para trabalho, e administrar esse recurso para ser usado de forma sustentável ao longo do tempo.

Podemos aplicar o mesmo raciocínio a empresas e países, embora em escala muito maior. Como enriquecer a população sem aumentar a desigualdade social? Como desenvolver a indústria sem prejudicar o meio ambiente? Como investir em inovação sem deixar o investimento em educação diminuir?

Foi para ajudar organizações de todo o mundo a resolver essas questões que surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

De forma geral, os ODS atuam como um apelo para que países e organizações ao redor do mundo tomem ações efetivas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A meta é atingir os ODS até o ano de 2030. São eles:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Como a Provi impacta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sendo uma fintech focada em crédito educacional para promover o acesso da população brasileira à educação de qualidade, a Provi atua diretamente em quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: (3) Saúde e bem-estar, (4) Educação de qualidade, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, e (10) Redução das desigualdades.

Saúde e bem-estar

Esse é o objetivo que procura assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. Mais especificamente, alguns dos objetivos englobados são: atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos. 

No Brasil existem 2,1 médicos a cada 1000 habitantes, sendo que a recomendação global é de 3 a cada 1000. Ao financiar cursos de medicina e áreas relacionadas e oferecer programas como o Mesada UP para ajudar a manter estudantes dessas áreas na faculdade com dedicação exclusiva aos estudos, a Provi contribui para a formação de mais profissionais especializados, aumentando a oferta de saúde no país.

Educação de qualidade

O objetivo 4 é o de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Até 2030, a meta é aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

Na Provi, fazemos com que o histórico de crédito não seja uma barreira para quem quer estudar. Nosso processo de análise de crédito não olha apenas para o passado, mas também para o potencial de cada estudante, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação, cursos profissionalizantes e melhores condições financeiras para iniciar ou manter os estudos.

Trabalho decente e crescimento econômico

Aqui, o objetivo é promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. Até 2030, o foco está em reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação, além de promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

Sem dúvidas a educação é uma ótima forma de alavancar o potencial profissional e financeiro das pessoas, mas o acesso à educação de qualidade ainda é difícil no Brasil. Por isso, as soluções de crédito educacional da Provi, tanto para estudantes quanto para instituições de ensino, contribuem para o aumento da empregabilidade dos profissionais no país.

Além disso, nossa equipe de Empregabilidade trabalha diretamente com os estudantes financiados pela Provi, auxiliando em seu desenvolvimento e inserção no mercado de trabalho.

Redução das desigualdades

O décimo ODS é o de reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, com a meta de, até 2030, progressivamente alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional.

Na Provi, mais de 70% dos créditos aprovados e concedidos são para pessoas das classes C, D e E, público que integra a parcela dos 40% mais pobres do país. Assim, permitindo que essas pessoas tenham acesso à educação para aumentar sua qualificação profissional e empregabilidade, contribuímos para o aumento da sua renda e a redução da desigualdade financeira na sociedade.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são fundamentais para que o mundo todo tenha como prioridade resolver problemas que tendem a ficar cada vez maiores se forem ignorados ao longo do tempo.

Aqui na Provi, sempre soubemos como a educação e o acesso ao crédito podem ser grandes agentes de transformação, e é por isso que buscamos cada vez mais parceiros para ajudar na criação de um futuro melhor para todas e todos.

Se você quer saber como a Provi pode ajudar você a atrair mais estudantes e contribuir para um futuro com cada vez mais profissionais de qualidade e uma sociedade mais sustentável, entre em contato com a nossa equipe.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Provi