Inovação e impactos sociais: a Provi agora é uma Empresa B™

Vem descobrir o que são empresas B e quais impactos sociais elas estão causando no mundo todo.

A Provi nasceu para revolucionar a educação através de crédito descomplicado. Sabemos que o acesso à educação de qualidade no Brasil ainda é um privilégio para poucas pessoas, e mesmo quem tem muita vontade de investir no próprio crescimento profissional pode encontrar diversas barreiras no caminho – e a falta de recursos financeiros é um dos grandes problemas.

Acreditando que histórico de crédito não pode ser uma barreira para quem quer estudar foi que desenvolvemos todas as nossas soluções financeiras que conectam nossas instituições de ensino parceiras aos profissionais com maior potencial no mercado, fomentando uma economia mais inclusiva e sustentável sem deixar de construir um negócio lucrativo.

Foram todos esses fatores que nos levaram a entrar para o Sistema B.

O que significa ser uma Empresa B?

As Empresas B são empresas que usam a força do mercado para dar soluções concretas aos problemas sociais e ambientais. São empresas que definem um propósito que busca gerar impactos sociais positivos – no caso da Provi, o acesso à educação de qualidade.

Para ser uma Empresa B, passamos por uma avaliação detalhada e rigorosa, que considerou os impactos positivos da Provi em diferentes áreas, além de termos declarado um compromisso de aumentar nosso impacto positivo, por isso, daqui a três anos vamos passar por um novo processo de certificação.

Saiba mais sobre o Sistema B.

Sendo uma Empresa B, a Provi se junta a um grupo que ultrapassa 3.500 Empresas B Certificadas em mais de 60 países ao redor do mundo com o objetivo em comum de redefinir a ideia de sucesso nos negócios. Para dar alguns exemplos de empresas que fazem parte dessa iniciativa, podemos citar Natura, Ben and Jerry’s e Danone.

Então a Provi já causou os impactos sociais que queria?

Com mais de 100 milhões de reais destinados a promover acesso educacional no Brasil é possível falar que já estamos fazendo a diferença, mas isso é só o começo.

Ser uma Empresa B não é uma posição, mas sim uma direção. Sabemos que não somos uma empresa perfeita e, tendo consciência disso, assumimos um compromisso de melhoria contínua, sempre com nosso propósito de revolucionar a educação por meio de crédito descomplicado no centro de todo o nosso modelo de negócio.

A Provi, assim como todas as Empresas B, tem enormes desafios e oportunidades de melhorar. O importante é entender os desafios, declarar nosso compromisso, aplicar as melhores práticas e medir os impactos sociais ao longo do tempo.

Assim, sabemos que os esforços que fazemos no dia a dia são consistentes com nosso propósito e garantimos que estamos levando em frente um modelo sustentável que pode fazer a diferença para a sociedade.

Quais serão os próximos passos da Provi como Empresa B?

Como já foi falado, além de passar por um rigoroso processo seletivo, as Empresas B devem passar por um novo processo de verificação a cada 3 anos para manter sua certificação no Sistema B.

Enquanto esse tempo não passa, o plano é seguir fazendo o que trouxe a Provi até um marco tão importante como esse: continuar trabalhando duro para conectar os profissionais com maior potencial no mercado aos melhores cursos profissionalizantes disponíveis nas mais diversas áreas do conhecimento.

Revolucionar a educação no Brasil por meio de crédito descomplicado não é nada fácil, mas é exatamente isso que torna cada conquista tão relevante. A equipe da Provi é formada por criadores apaixonados, e foi nossa vontade de fazer sempre mais que permitiu começar o modelo de Income Share Agreement (ISA) para o Brasil, disponibilizar mais de 100 milhões de reais para estudantes e obter a certificação de Empresa B.

E que venham cada vez mais conquistas pela frente.

Veja mais sobre o autor

Taynar Costa

Tenho paixão por criar experiências de impacto e com valor.