Novo site da Provi: o que mudou e porquê

A Provi está com um site novinho em folha, e neste artigo vamos te contar como se deu essa mudança.

Mudanças são sempre bem-vindas, ainda mais quando acontecem por uma boa causa, não é? Em pouco mais de dois anos de atuação a Provi cresceu muito, se reinventou e segue evoluindo constantemente para desenvolver mais e mais soluções que criem possibilidades para pessoas que querem ensinar e aprender.

Sabemos que para continuar a evoluir é necessário rever o estado das coisas, e que parte deste trabalho consiste em abraçar os erros e acertos para propor novos caminhos. Foi neste processo em que notamos ser fundamental repaginar o nosso site para mostrar ao mundo, de forma clara e acessível, quem somos e o que fazemos.

Foram meses de pesquisas e ajustes até chegarmos neste momento – e que momento! O novo site já está disponível, e agora iremos te contar quais são os principais destaques desse projeto.

A Provi é uma fintech de crédito educacional que empodera escolas com soluções financeiras para descomplicar o pagamento dos cursos, viabilizando o acesso à formação profissional aos mais diversos públicos. É aí que surge o primeiro afazer: precisávamos comunicar, de forma simples e coesa, tudo aquilo que realizamos.

O projeto do site deveria englobar todas as nossas frentes de atuação e nossos resultados, de um jeito objetivo e funcional, para possibilitar a compreensão de todos os nossos perfis de clientes: instituições de ensino, produtores de conteúdo, agências e alunos. 

Afinal de contas, o site de uma empresa serve para que pessoas a encontrem e conheçam, portanto, deve se adequar a necessidades distintas; além de também impactar as demandas de várias áreas, de Pessoas & Cultura a Customer Experience.

A segunda etapa foi rever a nossa identidade visual sem perder a essência: já tínhamos uma identidade estabelecida, mas era preciso repaginar a arquitetura, cores e grafismos para tornar tudo mais acessível e próximo da nossa realidade.

Desenhando os próximos passos

Depois de todo o processo de pesquisa com as áreas e o mapeamento de referências de mercado, nosso time de Design começou a elaborar as propostas para o projeto.

Experiência e jornada

A criação do novo site envolveu um processo de UX completo: desde as aplicações de tom e voz até o ajuste do visual, para que ao final tudo estivesse alinhado ao que queremos comunicar, e propondo uma experiência mais fluida.

A partir disso, chegamos na seguinte diretriz: era necessário simplificar. Tiramos o excesso de páginas, descomplicamos a arquitetura de informação, redefinimos a identidade visual e adequamos o nosso jeito de falar. Tudo para trilhar um caminho que fosse claro e de igual para igual. 

Aplicação das cores

Seguindo o mesmo raciocínio de propor uma experiência mais simples, concluímos, então, que era necessário estender tal simplicidade para o nosso sistema de cores. Mantemos o azul como cor principal, mas a paleta de cores até então utilizada tinha muitas sobreposições, fator que além de não ser tão harmônico, prejudicava a acessibilidade

Por isso, a partir de um estudo de cores completo, optamos por tons mais leves e vivos, reformulando também botões e componentes-chave de produtos digitais, para que os elementos se conversassem entre todas as nossas plataformas.

Fotografias e ilustrações

Ainda no campo do design, decidimos padronizar as iconografias e criar ilustrações próprias que seguissem a mesma linguagem para uniformizar o padrão, fazendo com que todos os componentes dialogassem. 

E para trazer mais representatividade e tornar a comunicação mais aproximativa, escolhemos fotos que refletissem a realidade e a personalidade brasileira. Foi fundamental pensar no significado e sentido do uso de todos os elementos.

Foco no parceiro

Nesse meio tempo em que o site estava mudando de cara, a Provi também mudou de foco em um todo. Definimos que nossa abordagem se voltaria para quem ensina; sendo assim, a estrutura de exibição das nossas soluções ficou centrada na experiência dos parceiros e potenciais interessados em utilizar nossos serviços. 

Ao acessar o site, encontre com facilidade nossos principais resultados, o que fazemos e quais são nossos produtos.

Resultados presentes no site

Mudamos muito por fora, mas os ajustes não pararam aí: muita coisa progrediu e nos possibilitou a criação de novas soluções e estratégias, que em breve você também as conhecerá.

As mudanças propostas já se refletem no posicionamento da Provi em todos os canais, e os principais resultados de todo esse processo estão no melhor atendimento do parceiro, uma comunicação mais clara sobre a nossa história, com foco no nosso produto. 

Está bem mais fácil entender quem é a Provi, assim como tirar dúvidas e se identificar com a nossa proposta, para assim embarcar conosco nesta jornada de criar oportunidades para ampliar o acesso educacional no Brasil.

Agradecemos e parabenizamos a todas as pessoas envolvidas no projeto: líderes, desenvolvedores, designers, product owners e tantas outras pessoas talentosíssimas e dedicadas a nossa proposta.


E então, o que você achou das novidades? Não deixe de ir conferir e depois nos conte o que você achou das mudanças!

Ah, e se você tiver alguma sugestão ou se quiser falar com a gente sobre negócios, mande um email para [email protected].

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Provi