Provi: conheça a fintech que está revolucionando o acesso à educação

Conheça a fintech que está ajudando profissionais a transformar carreiras e escolas a alavancarem os negócios, com foco no acesso à educação. Veja como a Provi está transformando a educação no Brasil.

Revolucionar a educação por meio de crédito descomplicado.

Foi para atingir esse objetivo que a Provi surgiu, em 2018, quando o escritório da empresa se resumia a uma mesa de Starbucks.

Não é novidade para ninguém que o Brasil luta há bastante tempo com os problemas da educação e do desemprego. A combinação desses fatores faz com que cada um deles se torne cada vez mais grave, já que profissionais não qualificados acabam perdendo oportunidades de emprego por não atenderem aos requisitos das vagas e assim não conseguem uma fonte de renda que possibilite investimentos na educação e crescimento profissional.

Enxergando esse impasse e entendendo como o problema poderia ser resolvido se os profissionais recebessem a ajuda certa na hora certa, os sócios Fernando Franco, Mario Perino e Luciano Krebs juntaram suas experiências no mercado financeiro e de tecnologia para transformar o acesso à crédito educacional no país.

Conheça os fundadores da Provi: Luciano Krebs, Mario Perino e Fernando Franco.

A solução é simples: oferecer crédito pessoal para quem tem potencial. A Provi não é daquelas instituições financeiras que analisam todo o seu histórico ou passado financeiro para decidir se oferece algum crédito. A ideia é financiar pessoas em momentos estratégicos e dar oportunidade para que elas desenvolvam todo o seu potencial e aí sim conquistem uma situação financeira mais confortável.

Como funciona o crédito da Provi

É pensando em futuro, e não em passado, que a empresa consegue uma taxa de aprovação de crédito de mais de 75% – algo impensável para a maioria das financeiras até hoje.

Para conseguir um nível tão alto de aprovações, é essencial que a análise de crédito vá além de dados tradicionais como o histórico do CPF. A Provi conta com o auxílio de machine learning para combinar diversos dados tradicionais e não tradicionais para traçar um perfil de cada pessoa, e então oferecer a opção de pagamento mais saudável para cada caso único.

Vale lembrar: todo o crédito oferecido pela fintech é focado em educação. Assim, a Provi sabe que todo o dinheiro oferecido será utilizado com um propósito que tem o potencial de transformar a vida daquela pessoa e transformar sua carreira – o que traz ainda mais confiança para olhar no futuro ao invés de se prender ao histórico de quem quer mudar de vida.

Provi financiou mais de R$ 100 milhões em educação
Provi financiou mais de R$ 100 milhões em educação

São mais de 600 parceiros que vem ajudando a construir essa história de sucesso e o selo que nos torna uma empresa B.

Promovendo acesso à educação junto às escolas

É claro que existe ainda outra parte muito importante em toda essa história, que são as instituições de ensino.

Escolas e produtores de conteúdo se esforçam todos os dias para preparar material de alta qualidade que possa dar o conhecimento necessário para quem quer crescer profissionalmente e atingir todo o seu potencial. Com uma responsabilidade tão grande na mão, uma ajuda na hora de conquistar novas matrículas para manter o negócio rodando sem se preocupar com a gestão financeira é sempre bem vinda.

Para essas organizações, o que a Provi oferece é a possibilidade de atender ainda mais estudantes com menor exposição a inadimplência, com produtos como o Crédito Educacional e o MaaS (Mensalidade as a Service).

  • Crédito Educacional: neste modalidade, o curso pode ser financiado em até 24 vezes sem juros no boleto. A Provi paga a escola pelo valor total do curso e assume completamente o risco de inadimplência;
  • Mensalidade as a Service: também no formato de financiamento por boleto, a diferença do MaaS é que a escola recebe pelo curso conforme as parcelas pagas pelo estudante. Dessa forma, a escola e a Provi passam a compartilhar o risco do financiamento, o que acaba se traduzindo em taxas menores para a escola que contrata esse serviço de financiamento com a Provi.

Nos dois modelos, a fintech fica responsável pela gestão de cobrança e emissão de boletos, além de contar com equipes dedicadas para dar suporte para alunos e escolas. Ou seja, a Provi deixa a instituição livre para se preocupar em proporcionar um ensino de qualidade ao invés de ficar batendo planilha de finanças.

Com a ajuda da Provi as escolas passam a contar com antecipação dos fluxos de pagamento, repasses financeiros diretos e opções de pagamento mais atrativas para os estudantes interessados, além de integrações via API, dashboard com transparência total dos dados, gerador de checkouts para potencializar a área comercial e apoio na realização de ações conjuntas de marketing – é uma parceria total para o sucesso.

E ainda tem mais novidade: a plataforma ProviPay.

Plataforma completa de checkout, ProviPay.

O objetivo dessa ferramenta é ajudar os parceiros a aumentarem as vendas vendendo no cartão de crédito, financiamento por boleto e boleto à vista, tudo integrado na mesma plataforma.

O ProviPay conta com um dashboard para acompanhamento dos alunos e gestão financeira, inteligência para recuperação de carrinho, emissão de nota fiscal e muito mais – ou seja, uma solução completa para venda de cursos.

E como isso tudo chega até os alunos?

Benefícios para quem quer estudar

O principal benefício que a Provi entrega aos seus financiados é a possibilidade de transformar o futuro profissional.

Desde pessoas procurando uma capacitação para poder entrar pela primeira vez no mercado de trabalho até profissionais que querem o conhecimento necessário para mudar o ramo de atuação e correr atrás do seu sonho profissional – o objetivo é acelerar o crescimento dessas pessoas.

Como a ideia é descomplicar, a plataforma de financiamento da Provi é 100% digital e sem enrolação. Quem quer solicitar precisa só escolher a instituição de ensino ou o conteúdo mais adequado, preencher seus dados e enviar os documentos pela internet, aguardar a análise ou a possível necessidade de um avalista e pronto!

A resposta sobre a aprovação do crédito sai no mesmo dia, depois é só assinar o contrato digital e partir para os estudos.

A fintech também conta com um outro produto voltado para empoderar estudantes: a Mesada, o maior programa privado para suporte durante a graduação. Nessa solução, os estudantes recebem um valor durante um período de tempo para se manterem e, a partir da formatura quando conseguem um trabalho, pagam de volta o financiamento.

Um exemplo desse produto é o Sanar Up, voltado para estudantes de Medicina.

Income Share Agreement: a revolução não para por aí

Além de todo esse trabalho, a Provi ainda trouxe o ISA para o Brasil, que significa Income Share Agreement. Basicamente é uma estrutura de acesso à educação na qual o estudante faz o curso, mas só o paga depois que estiver empregado.

Como funciona o Income Share Agreement na Provi.

Isso significa que uma pessoa pode fazer um curso completo que vai ajudar a transformar sua carreira sem precisar pagar nada durante o estudo, só se preocupando com isso quando já tiver conquistado uma fonte de renda no futuro – uma conquista viabilizada muitas vezes pelo próprio curso.

Já são quase 1.000 alunos beneficiados com essa estrutura.

Como fechar o ciclo de transformar vidas?

Promover acesso à educação é importante, mas para fechar o ciclo, também é importante garantir o acesso ao trabalho.

Por isso, a Provi conta com uma equipe dedicada a aumentar a empregabilidade de quem financia os estudos com a empresa e uma comunidade voltada para compartilhar dicas, treinamentos, contatos, indicações e todo o suporte necessário para conseguir agarrar aquela oportunidade tão desejada de trabalho.

A PIN (Provi-In-Network) é uma comunidade exclusiva para os alunos que optaram financiar seus estudos com a Provi, composta por mais de 3.000 profissionais e estudantes das áreas de tecnologia, produto, inovação, marketing, e-commerce, finanças, negócios e outros segmentos das profissões mais atuais.


Esse é só um resumo de tudo o que a Provi faz e tem feito para transformar a maneira com que crédito educacional é oferecido no Brasil, mas já deu para entender que a ideia é ajudar escolas a alavancar seus resultados e profissionais a atingirem todo o seu potencial.

Quer fazer parte dessa jornada e promover mais acesso à educação na sua instituição?

Nova call to action

Veja mais sobre o autor

Provi