Retrospectiva 2020: o que rolou na Provi

Um ano intenso em vários sentidos, 2020 também foi palco de muitas conquistas para a Provi. Veja como foi o nosso ano em busca de revolucionar a educação no Brasil!

Se existe uma coisa que não dá para negar é que 2020 foi um ano intenso – e aqui na Provi isso não foi diferente. A grande crise na saúde mundial e o distanciamento social forçado fizeram com que até mesmo a nossa percepção de tempo ficasse distorcida, e muita gente ainda tem dificuldade de acreditar que 2020 já está no fim.

Apesar dessa situação extremamente atípica ter afetado milhões de pessoas e empresas ao redor do mundo, aqui na Provi temos orgulho de termos sido capazes de adaptar todo o nosso trabalho para continuar revolucionando a educação no Brasil e fechar mais um ano de resultados impressionantes.

Revolucionando a educação no Brasil

Se em 2019 a Provi comemorou um fim de ano com 750 estudantes, 2020 veio para mostrar que somos capazes de muito mais do que isso. Estamos encerrando o ano com mais de 40.000 estudantes financiados por todo o Brasil! São mais de 140 milhões de reais destinados a financiar a educação de pessoas que querem transformar suas carreiras e mudar de vida.

Sabemos que a educação é fundamental para construir um futuro sólido na vida de qualquer pessoa, e o financiamento educacional da Provi é a nossa forma de oferecer essa oportunidade para quem tem muito potencial e acaba sofrendo para ultrapassar as barreiras de acesso à educação que temos no país. Foi por meio de produtos como o Crédito Educacional, o MaaS e o ProviPay que dezenas de milhares de pessoas puderam acessar educação de qualidade nas mais diversas áreas do conhecimento e, assim, alavancar suas carreiras profissionais.

Vale lembrar que também oferecemos o maior programa privado de suporte ao estudo de graduação: a Mesada UP. Em parceria com a Sanar UP, a Provi criou um programa de mesada para estudantes de medicina que não precisa de comprovação de renda e é feito totalmente online, sem burocracia. Assim os estudantes de medicina podem focar nos estudos durante o internato sem se preocupar com as contas do fim do mês.

Nossos parceiros preparam os melhores profissionais do mercado

Educar tanta gente assim não teria sido possível sem a excepcional qualidade de ensino oferecida por todos os parceiros da Provi. Hoje, já contamos com mais de 600 parceiros cadastrados  que trabalham intensamente para preparar os melhores profissionais do mercado.

São centenas de escolas, infoprodutores e outras instituições de ensino oferecendo cursos que vão de áreas como programação, marketing digital e design até gastronomia, estética e medicina. Cada parceria é fundamental para continuarmos desenvolvendo os melhores profissionais do mercado, e é por isso que nossa equipe está sempre trabalhando para criar soluções inovadoras que ajudem nossos parceiros a conquistarem ainda mais estudantes sem dor de cabeça.

Com soluções que oferecem de pagamento via cartão de crédito a financiamento de cursos e parcelamento em boleto, a Provi continua em busca de oferecer as melhores taxas do mercado para que nossos parceiros possam focar no seu objetivo final: educar profissionais de excelência.

O ISA: Income Share Agreement

Parte do trabalho da Provi que merece um destaque especial é o ISA, Income Share Agreement, uma estrutura de acesso à educação na qual o estudante paga apenas uma porcentagem fixa de sua renda depois que ela ultrapassa um teto combinado anteriormente. Todos os meses o estudante declara quanto ele ou ela está ganhando, e assim o processo de pagamento pode acontecer normalmente.

Isso significa que as pessoas podem começar um curso profissional sem tirar um centavo do bolso para isso, e só quando já tiverem conquistado uma fonte de renda é que vão começar a fazer o pagamento por esse serviço.

A Provi é pioneira no formato de ISA aqui no Brasil, e com essa solução nós já conseguimos beneficiar perto de 1000 pessoas ao redor do país, transformando essas vidas com a ajuda de parceiros como Labenu, Resilia, Growdev, Kenzie Academy, Cubos Academy, Le Wagon, Instituto Infnet, Tera, Digital House, Ironhack e Responde Aí, que abraçaram o desafio com a gente – afinal, unindo forças conseguimos causar ainda mais impacto na nossa sociedade.

Providers: a equipe que faz tudo acontecer

Em 2020 nosso time teve um crescimento de 400%: saltamos de 20 para 80 profissionais. Profissionais que, com muito trabalho duro, foram a chave para todos os bons resultados que a Provi vem conseguindo alcançar ao longo da sua história.

Mesmo sem a possibilidade de trabalhar com toda a equipe junta em nosso escritório e passando por essa novidade de onboardings remotos, cada uma dessas 80 pessoas mostrou que nosso troféu de conhecimento nunca esteve tão certo: são pessoas fodas como essas que tornam possível tanto impacto positivo na nossa sociedade.


Agora, um ano intenso se encerra para que mais um comece. Vendo tanta coisa boa que aconteceu até aqui, a equipe da Provi está ainda mais empolgada para fazer com que 2021 seja um ano ainda melhor – e você também pode fazer parte disso.

Seja você um potencial parceiro buscando alavancar os negócios, um profissional querendo transformar a carreira ou até uma pessoa interessada em fazer parte da nossa equipe, continue acompanhando a Provi para saber como vamos continuar, mais um ano, revolucionando a educação por meio de crédito descomplicado.

Veja mais sobre o autor

Taynar Costa

Tenho paixão por criar experiências de impacto e com valor.